Vai viajar para assistir à Copa? Saiba dirigir no exterior!

| Autor: Jeniffer Elaina

Se você faz parte do seleto grupo de sortudos que poderá viajar em 2018 para assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Acompanhe esse artigo e veja o que é preciso para dirigir no exterior.

Muitas pessoas visitarão Moscou esse ano por causa da Copa do Mundo de Futebol. Se você é um deles, e pretende dirigir em um dos 153 países que fazem parte da Convenção de Viena, assim como a Rússia, você precisa saber exatamente o que fazer para poder dirigir no exterior.

Além de estar com o passaporte em dia é preciso ter um documento chamado PID – Permissão Internacional para Dirigir. Um documento que pode ser solicitado pela internet, tem a mesma validade que CNH e é válido em mais de 150 países. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o assunto.

Vai viajar para assistir à Copa? Saiba dirigir no exterior!

Imagem: Getty

Conheça o documento que lhe permite dirigir no exterior?

Como dito, o documento que permite a você dirigir no exterior é o PID – Permissão Internacional para Dirigir. Ele pode ser solicitado apenas por pessoas que sejam habilitadas no Brasil e estejam com sua CNH em dia, sem estar cumprindo um período de suspensão ou cassação.

Parecido com um passaporte, o PID é traduzido para oito idiomas e é necessário em todos os mais de 150 países que fazem parte da Convenção de Viena, assinada em 1968. Tratado que além da Rússia, inclui países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Portugal.

Além desses países, o documento também fornece autorização para dirigir no exterior, em países que cultivem o Princípio de Reciprocidade com o Brasil.

É possível solicitar o PID de duas maneiras, a primeira e mais cômoda é pela internet, onde acessando a plataforma online do Detran, você deverá clicar em “Serviços Online… Acesse todos aqui”, depois em “Dirigir no Exterior” e por fim em “Solicite a Permissão Internacional para Dirigir (PID)”.

Depois de seguir esses passos basta fazer um cadastro no site do Detran e seguir com passos indicados nele. Se você quiser saber mais detalhes sobre o funcionamento da PID, basta acessar o site do Denatran.

O PID também pode ser solicitado presencialmente, na unidade do Detran onde a CNH do motorista foi emitida, ou em um dos postos de atendimento do Poupatempo. O documento possui um valor de emissão de R$ 259,05 e caso seja solicitado pela internet, o motorista precisará pagar uma taxa adicional de R$ 11 para poder recebê-lo em casa.

Nos países que fazem parte da Convenção de Viena, o PID não é tecnicamente um documento obrigatório, mas, tê-lo pode ser fundamental para evitar possíveis problemas. Especialmente por ele ser traduzido em 8 línguas, o que facilita muito a checagem da documentação por oficiais quando for preciso.

Veja os documentos necessários para solicitar a PID

Depois de realizar o processo de solicitação, seja via internet ou pessoalmente, e pagar a taxa de emissão do documento, é preciso agendar uma visita para entregar os documentos que são solicitados para emissão do PID. Esses são:

  • CNH, o modelo novo com foto – original e cópia;
  • RG, ou outro documento que confirme sua naturalidade – original e cópia;
  • Comprovante doo pagamento da taxa – original e cópia;
  • Passaporte – original e cópia

Lista de países onde PID é aceito

Veja a lista completa de países onde a Permissão Internacional para Dirigir é aceita:

África do Sul Alemanha Albânia
Angola Anguila (Grã-Bretanha) Argentina
Argélia Arquipélago de San Andrés Providência (Colômbia) Austrália
Santa Catalina (Colômbia) Azerbaidjão Áustria
Barein Bahamas Bielo-Rússia
Bermudas Bélgica Bolívia
Bulgária Bósnia-Herzegóvina Cabo Verde
Canadá Congo Ceuta (Espanha)
Melilla (Espanha) Chile Cingapura
Coréia do Sul Cazaquistão Colômbia
Costa do Marfim Cuba Croácia
Costa Rica Dinamarca El Salvador
Eslováquia Equador Eslovênia
Estônia Estados Unidos Espanha
Federação Russa Finlândia Filipinas
França Gana Gabão
Geórgia Grécia Gibraltar (Colônia da Grã-Bretanha)
Groenlândia (Dinamarca) Guatemala Guadalupe (França)
Guiana Guiné-Bissau Guiana Francesa (França)
Holanda Haiti Honduras
Hungria Ilhas da Austrália – Cocos, Cook, Norfolk, Ilha da Grã-Bretanha – Pitcairn, Cayman, Malvinas, Virgens
Ilhas da Coroa Britânica (Canal) Ilhas da Finlândia (Aland) Ilhas da França – Wallis, Futuna
Ilhas da Colômbia – Geórgia, Sandwich do Sul, Irã Ocidental Irã
Indonésia Itália Israel
Kuwait Líbia Letônia
Lituânia Macedônia Luxemburgo
Martinica (França) Mayotte (França) Marrocos
México Mônaco Moldávia
Mongólia Namíbia Montserrat (Grã-Bretanha)
Nicarágua Niue (Nova Zelândia) Níger
Noruega Nova Zelândia Nova Caledônia (França)
Nueva Esparta (Venezuela) Paquistão Panamá
Paraguai Polinésia Francesa (França) Peru
Polônia Portugal Porto Rico
Escócia Irlanda do Norte Inglaterra
País de Gales República Checa República Centro Africana
República Dominicana Reunião (França) República Eslovaca
Romênia Saara Ocidental
Miquelon (França) Santa Helena (Grã-Bretanha) San Marino
São Tomé e Príncipe Senegal Seicheles
Sérvia Suíça Suécia
Svalbard (Noruega) Terras Austrais e Antárticas Francesas (Colônia Francesa) Tadjiquistão
Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica) Toquelau (Nova Zelândia) Timor
Tunísia Caicós (Colônia Britânica) Turcas (Colônia Britânica)
Turcomenistão Uruguai Ucrânia
Uzbequistão Zimbábue Venezuela

Saiba quais são as idades mínimas para dirigir no exterior

Assim como no Brasil a idade mínima para ter uma carteira de motorista é de 18 anos, para dirigir no exterior também existem idades mínimas e algumas regras que merecem atenção. Veja melhor quais são essas informações:

Regras para dirigir na Europa

Na maior parte dos países europeus a idade mínima para conduzir é 25 anos. Mas, motoristas que tenham entre 21 e 24 anos podem alugar versões mais simples de veículos e dirigir. Mediante o pagamento de uma taxa que pode variar entre 10 e 30 euros.

Regras para dirigir no Canadá, Estados Unidos e México

Nesses países a idade mínima para dirigir também é de 25 anos. No entanto, motoristas a partir de 21 anos podem dirigir contanto que paguem uma taxa extra diária conhecida como “Motorista Jovem”, desde que se trate de um carro popular. Para os modelos considerados de luxo, não existem exceções, a idade mínima é de 30 anos.

Regras para dirigir na África do Sul

Na África do Sul as regras variam muito de acordo com a região, e até mesmo com as empresas de locação de automóveis. De modo geral, a condução é permitida a partir dos 21 anos, mas, até que esse motorista complete 25 anos, poderá conduzir apenas veículos mais simples.

Regras para dirigir em alguns países da América do Sul

Por aqui, na América do Sul, entre os países que fazem parte do tratado da Convenção de Viena, as regras são um pouco mais simples. No Paraguai, assim como no Chile, a idade mínima para dirigir é de 22 anos, já no Uruguai ela é de 23 anos.

Vai assistir aos jogos da Copa? Saiba como dirigir na Rússia

Na capital da Rússia, Moscou, é preciso ser muito atento para poder dirigir entre as cidades sedes dos jogos. Apesar de os limites de velocidade serem parecidos aos nossos, no Brasil, e ficarem em torno de 60km/h em perímetro urbano, 90 km/h no perímetro rodoviário e 100 km/h nas estradas. O sentido das vias e ultrapassagens é sempre o esquerdo.

Na Rússia, assim como no Brasil, as regras para quem é pego dirigindo embriagado são as mesmas. Então, evite problemas maiores ou até mesmo acidentes por causa do álcool.

Se você pretende dirigir no exterior sem ter muitos problemas com a sinalização, é interessante que dê uma estudada nas sinalizações locais. Apesar de serem usadas imagens semelhantes a nossa sinalização, as placas são todas escritas em alfabeto cirílico.

Vale a pena contar com um seguro para dirigir no exterior

Contratar um seguro viagem pode ser muito vantajoso, especialmente se você for dirigir no exterior. Além de ficar protegido contra possíveis riscos durante seu passeio, você terá acesso a atendimento médico e jurídico, inclusive em casos como acidentes de trânsito.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *