Cote um seguro de vida online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Saiba quanto tempo demora para receber o seguro de vida e tire suas dúvidas sobre o tema e tipos de indenização.
O seguro de vida é geralmente contratado por pessoas que querem garantir conforto para seus dependentes após a morte delas.
Com ele, os dependentes receberão uma indenização para lidar com as contas depois do falecimento do titular do seguro de vida.
Mas além disso, a cobertura envolve também situações, como doenças graves que podem acabar necessitando mais dinheiro por parte de despesas médicas.
Ou então para quem sofreu algum tipo de invalidez permanente que o impeça de trabalhar, cobrindo também diárias de internação para profissionais liberais que perderam dias de trabalho.
Em quanto tempo receberá a indenização?
E a maior dúvida é: em quanto tempo se receberá a indenização do seguro de vida depois do falecimento do titular?
E a resposta dessa pergunta é muito simples, os seguros geralmente possuem 30 dias para analisar todos os pontos e cumprir o que lhes é acordado seguindo a apólice.
Mas esses 30 dias passam a contar a partir do momento em que são entregues todos os documentos necessários, assim a empresa de seguros pode fazer os trâmites e análises necessários para liberação do dinheiro.
E saiba que existe um prazo para que você possa fazer essa solicitação e ele começa a contar logo após o falecimento do titular.
Esse prazo, segundo os artigos 189 e 206, parágrafo 3°, inciso IX no Código do Consumidor, o dependente terá até três anos a partir da data em que o titular faleceu.
Quais documentos são necessários?
Como mencionado, para fazer a solicitação você vai precisar de alguns documentos para entregar à seguradora para que ela possa fazer a liberação do valor que você receberá.
Lembre-se que será mencionado documentos genéricos, mas ele pode mudar de seguradora para seguradora.
Você vai precisar da certidão de óbito do titular e, se for aplicável, um boletim de ocorrência.
A certidão de nascimento e casamento que foi retirada depois do óbito também é necessária, assim como a certidão de nascimento do beneficiário menor de idade, caso exista.
Se o beneficiário for maior de idade, apresente cópias do RG, CPF e o comprovante de residência para receber a indenização.
Esses documentos são apresentados no caso de sinistro da cobertura mais básica que é a morte.
Mas se você estiver precisando solicitar algumas das coberturas extras como assistência de despesas médicas, diária por incapacidade temporária ou então auxílio de invalidez temporária, serão outros documentos.
Nesse caso você deverá preencher os formulários de sinistro que a sua seguradora provavelmente fornece.
Eles podem estar na própria filial ou então no site para que sejam preenchidos e enviados de forma mais rápida.
E se os pagamentos forem negados?
Pode existir o caso da seguradora negar o pagamento ou então passar do prazo. Se isso acontecer, você tem duas formas de resolver a sua situação.
O primeiro é o mais simples, em que você conversa com a seguradora e descobre o porquê o pagamento não foi feito ou foi negado, para que assim, possam dar andamento no processo de indenização.
Mas também existe a possibilidade de entrar em um processo, já que você tem o direito de receber o seu dinheiro do seguro de vida.
Nesse caso você precisaria de um advogado que entendesse do assunto e pudesse ler a sua apólice sabendo o que está fazendo.
Benefícios de um seguro de vida
A contratação de um seguro de vida é extremamente importante para garantir a proteção financeira que a sua família e dependentes merecem.
Além disso, muitas seguradoras fornecem acesso a um clube de benefícios que gera descontos em muitas lojas e medicamentos.
As coberturas extras também são muito vantajosas visto que elas irão auxiliar em casos de doenças graves ou terminais.
Você pode inclusive contratar um auxílio funeral ou alimentação, garantindo ainda mais segurança para os dependentes, de forma que eles não precisam cuidar do funeral e nem se preocupar com alimentação por algum tempo.
São diversos benefícios em fazer a contratação do seguro de vida para você e sua família.
Agora, se você já tem um seguro, entre em contato e saiba como fazer para solicitar a indenização, caso contrário, comece a sua cotação para ter mais essa proteção em sua vida!
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário