Os serviços da Proteção veicular Proauto visam oferecer algumas coberturas para o veículo. Entenda como funciona o serviço e como os clientes o estão avaliando.
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.
A Proauto foi fundada em 2007 na cidade de Uberlândia (MG) como uma empresa que oferece proteção veicular.
Atualmente, a empresa tem a sua sede na cidade de Belo Horizonte, mas possui escritórios regionais por todo o país.
Em 2019, a proteção veicular Proauto tinha mais de 151 mil veículos protegidos e havia indenizado mais de 1 mil carros por perda total, roubo ou furto.
O que o seguro Proauto oferece?
Uma confusão bastante comum é com o seguro Proauto e proteção veicular Proauto.
Antes de mais nada, a empresa não é uma seguradora, mas, sim uma associação. Isso quer dizer que ela não oferece seguro.
Os produtos ofertados são chamados de proteção veicular, isso porque não seguem as regras de um seguro tradicional.
Quem optar pela Proteção Veicular Proauto contará com diversas coberturas. Entre elas está a colisão, roubo, furto, proteção para terceiros, assistência 24 horas, carro reserva, super martelinho, rastreamento e outros.
É possível personalizar na hora da contratação, montando a combinação das coberturas conforme entender ser necessário.
Por exemplo, é possível escolher roubo, furto, colisão e carro reserva apenas. Se preferir também pode escolher uma cobertura mais completa, nesse caso pode incluir todos os serviços disponíveis.
Além disso, os associados têm acesso ao Clube Multipro. Esse oferece descontos em cinemas, redes de ensino e outros estabelecimentos parceiros. Também conta com cashback ao comprar na rede credenciada.
Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular Proauto?
Possivelmente deve ter percebido que falamos que a Protauto trabalha com proteção veicular. Antes de perguntar se Proauto é bom? Proauto é confiável? É preciso entender a diferença.
As seguradoras são empresas que são vinculadas à SUSEP, isso significa que devem seguir regras específicas do setor. Existe um órgão que regulamenta e fiscaliza os serviços para que atendam aos padrões.
Já a proteção veicular, não é um seguro. É um serviço prestado por uma empresa chamada de associação. As regras nesse caso seguem as do Código Civil, nada específico em relação ao seguro.
O funcionamento também é um pouco diferente. No seguro, quem assume os riscos e responsabilidade de pagamento da indenização é a seguradora. Se alguma coisa vier a acontecer ela é responsável e deve providenciar tudo para que o segurado seja pago.
Na proteção veicular Proauto, a responsabilidade é dividida entre todos do grupo. Isso quer dizer que se acontecer um sinistro, todos serão responsáveis pelo pagamento.
Existe um fundo mútuo para esses casos, mas, se não houver dinheiro suficiente os custos podem ser rateados ou demorar para a indenização sair. No momento da contratação essas informações devem constar no contrato.
E por falar em adesão, ela também tem algumas diferenças. As seguradoras consideram diversos critérios como idade do motorista, local de residência, uso do veículo, etc. Isso faz com que alguns veículos sejam recusados.
A análise da proteção veicular é mais sucinta, costuma considerar apenas o modelo do veículo, o que acaba influenciando nos menores preços uma vez que nem todos os riscos são analisados.
Proauto é bom?
A proteção veicular da Proauto é avaliada pelos seus clientes. Para saber um pouco mais sobre o que eles pensam, verificamos no site Reclame Aqui o que dizem.
Fizemos uma pesquisa em maio de 2021 e consideramos o período dos últimos 6 meses. Pelo site a empresa possui classificação “bom” e nota 7,5.
Das reclamações registradas, todas foram atendidas, sendo que 82,6% foram solucionadas e 56,5% dos clientes voltariam a fazer negócio com ela. Já para o consumidor, a nota média é um pouco mais baixa, de 6,3.
O que podemos concluir é que as pessoas que tiveram problemas com a empresa, na maioria dos casos conseguiram resolver e lhe deram um nota acima da média. Nesse quesito podemos entender que a Proauto é boa.
Proauto é confiável?
Conforme já explicamos, a proteção veicular da Proauto não segue as regras da SUSEP, o que não necessariamente é um problema.
Portanto, antes de contratar o serviço é preciso ler com atenção o contrato para não ser surpreendido quando precisar usar os serviços, pois ele possui regras próprias.
Apesar disso, a empresa parece estar registrada corretamente e possui anos de atuação no mercado. Esses fatos lhe garantem um pouco mais de credibilidade.
A melhor maneira de saber a proteção veicular da Proauto é pesquisar sobre ela e tentar conversar com atuais clientes para ver o que eles têm a dizer.
Antes de contratar o serviço, a dica é sempre verificar se o que a proteção veicular da Proauto oferece lhe atende. Se atender, possivelmente irá considerar que a Proauto é boa.
Nenhum comentário