Saiba tudo sobre primeiros socorros no trânsito

| Autor: Jeniffer Elaina

As possibilidades de nos depararmos com um acidente de trânsito com graves vítimas, ou mesmo nos envolvermos em um são imensas. Aprenda nesse artigo quais são os primeiros socorros no trânsito.

Faz parte da obrigação de todo bom motorista conhecer os primeiros socorros no trânsito em casos de acidentes. No entanto, se você não conhece ou não sabe ao certo, não se surpreenda, você não é o único.

Esse é um assunto que sempre gera dúvida nas pessoas, especialmente porque em cada lugar que procuramos por esclarecimentos normalmente encontramos informações diferentes. Acompanhe esse artigo e conheça quais são os socorros no trânsito mais importantes, caso você se envolva ou presencie um acidente.

Primeiros socorros no trânsito

O que são os primeiros socorros no trânsito?

Essa atitude se trata de uma sequência de ações que devem ser tomadas a fim de estabilizar a vítima, evitando maiores problemas, e acionar o socorro. Esses passos, além de aumentar as possibilidades de socorro rápido, são capazes de salvar vidas.

Por que saber os primeiros socorros no trânsito é importante?

Muito mais que apenas uma obrigação, conhecer os primeiros socorros no trânsito é uma questão de cidadania. Afinal, nunca sabemos quando iremos nos deparar com uma situação onde alguém precise de ajuda.

Além de saber como lidar com as vítimas é importante que você saiba como agir nessas situações, quem deve acionar e como manter a área até que o socorro chegue. Por isso, preparamos esse artigo.

Mantenha-se calmo

O mais importante a ser feito no caso de um acidente, é conseguir manter a calma. Se você estiver tranquilo poderá realizar todos os passos necessários de uma maneira efetiva e rápida.

Peça socorro

A primeira coisa que deve ser feita quando alguém se depara com um acidente é acionar o socorro. Contate o corpo de bombeiros e passe as informações do acidente como:

  • Onde ele ocorreu;
  • Estado das vítimas;
  • Se existe risco de explosão;
  • E o que mais for perguntado.

Primeiros socorros no trânsito

Avalie a condição física das vítimas

Certifique-se de como as vítimas estão, veja se estão respirando corretamente, conscientes e imobilize o pescoço para que lesões permanentes na coluna aconteçam. Caso a vítima esteja inconsciente, procure acordá-la, tocando no corpo dela o mínimo possível. Lembrando que o melhor local para verificar a pulsação é sempre no pescoço, e caso a vítima esteja com dificuldades em respirar por causa do cinto de segurança, solte o cinto, evitando movimentar o corpo do ferido.

Veja se existe vazamento

Verifique se existe vazamento de combustível ou qualquer outra substância inflamável, que possa provocar incêndios ou explosões. Caso ele exista, isole a área de pessoas curiosas e aguarde os bombeiros a uma distância segura.

Preserve a área do acidente

Se você encontrar um acidente, tenha o cuidado de preservar a área o máximo possível. Evitando que aglomerações e conversas estressantes para as vítimas aconteçam. É importante manter o local integro, assim como estar atento a possíveis vazamentos de combustível, capazes de gerar incêndios ou explosões.

Sinalize a área do e mantenha a passagem liberada

Você acionou o resgate? Então mantenha a passagem livre para que a ambulância chegue com facilidade até o local exato do acidente. Além de manter a passagem liberada é interessante que você sinalize a área do acidente, a uma distância segura com triângulos, galhos ou mesmo objetos luminosos, caso esteja de noite. Assim facilitará ainda mais para que o socorro chegue ao local.

Envolvidos no acidente

Tinham pessoas, além de você, no local quando aconteceu o acidente? Peça ajuda para poder sinalizar o local do ocorrido e manter os curiosos controlados. Se você também estiver envolvido no acidente, pegue nota de dados importantes como os veículos envolvidos, endereço do acidente e pontos de referência.

Em último caso

Caso a vítima esteja com muita dificuldade de respirar, ou tenha perdido os movimentos responsáveis pela respiração, e apenas em último caso, é indicado que você realize uma respiração artificial na vítima.

Ainda apenas como última solução, você pode remover a vítima, imobilizada, até seu carro e encaminhar-se para o hospital mais próximo.

Último passo

As vítimas foram socorridas e as coisas estão mais calmas. Esse é o momento em que você deve se encaminhar até a delegacia da região e realizar um B.O. (boletim de ocorrência).

Negar socorro é crime

Lembre-se que, negar socorro ou se omitir diante de um acidente de trânsito é considerado pelo Código Penal Brasileiro crime. As punições legais para quem se nega a prestar ajuda em um acidente de trânsito podem variar de 6 meses a 1 ano de reclusão. Dependendo da gravidade das lesões da vítima. E nos casos onde a vítima vem a óbito, essa pena pode ser acrescida de 50% do tempo. Portanto, saber os primeiros socorros no trânsito além de civilidade é também sinal de respeito às leis nacionais.

Além de ser crime, omissão de ajuda também é considerado como uma infração gravíssima pelo do art. 304 do Código de Trânsito Brasileiro, passível de multa e perda 7 pontos na CNH.

Saber os primeiros socorros no trânsito é fundamental, com esse conhecimento além de poder proceder de maneira correta caso você ou outra pessoa sofra um acidente, você também evitará problemas com a lei. Além de ter a chance de salvar uma ou mais vidas. Não se negue a ajudar em caso de acidentes e sempre se lembre de ligar para os bombeiros e solicitar o socorro quanto antes.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *