Previdência privada Bradesco

Uma das maneiras de garantir segurança financeira no futuro, a previdência privada Bradesco surge como uma solução atraente para quem deseja planejar o seu bem estar econômico.

Garantir um futuro estável é o objetivo de muitos. Nesse cenário, existem diversos meios de assegurar esse objetivo, e hoje vamos falar sobre um deles: a previdência privada Bradesco.

Antes de entrar efetivamente no assunto, que tal uma explicação sobre o que realmente é a previdência privada?

Previdência privada Bradesco
Imagem: Getty Images

Previdência privada – O que é?

A previdência privada é um investimento de longo prazo, que fornecerá à pessoa uma renda futura, como uma espécie de aposentadoria desvinculada do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os planos de previdência privada são oferecidos por instituições financeiras, entre elas, os bancos.

Previdência privada Bradesco

O banco fundado em 1943, na cidade de Marília, interior de São Paulo, é hoje uma referência na oferta de seguros e previdência privada.

Os planos de previdência privada oferecidos pelo Bradesco podem ser abertos ou fechados.

Os planos de previdência aberta são destinados a pessoas físicas, já os fechados (também conhecidos como previdência empresarial ou fundo de pensão), são especialmente preparados para grupos, como associações e empresas.

Nos planos abertos, é possível escolher entre as modalidades disponíveis, se o seu plano será  VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) ou PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres).

Os planos na modalidade VGBL são recomendados para quem é isento de declarar imposto de renda (IR) ou que faz a declaração simplificada.

Nessa modalidade, o imposto incide apenas sobre o rendimento do dinheiro, o que é uma vantagem, pois dessa forma, as contribuições depositadas ficam isentas dessa dedução.

Já a modalidade PGBL é ideal para quem faz a declaração de imposto completa. Com esse plano é possível deduzir o investimento do imposto (desde que essa dedução não ultrapasse 12% da renda anual bruta). Dessa forma, parte do dinheiro pago em impostos é restituído ao contribuinte.

Na hora do resgate do investimento, o imposto recai sobre o total investido, considerando os rendimentos.

Os  planos da previdência privada Bradesco estão organizados em 3 categorias:

  • Individual: foco em aposentadoria;
  • Familiar: foco em seguro de vida;
  • Para os filhos: foco nos estudos.

É possível contratar planos diferentes, para suprir todos os objetivos.

Atualmente alguns planos de previdência, destinados a fundos de investimento em renda variável, são eles:

– Moat FIC Ações: para investidores experientes no mercado de ações.

– Diversificação Global Multimercado: focado em renda variável e fixa.

– Bolsa Americana Multimercado:  focado na alocação em ativos internacionais. 

Vantagens

Por não ser vinculada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode ser considerada uma fonte de renda adicional à previdência pública social.

Algumas das vantagens da previdência privada no Bradesco, são:

  • Flexibilidade: o cliente pode escolher a forma de contribuição e pode ajustar o plano de acordo com suas necessidades;
  • Resgate: é possível resgatar os planos a qualquer momento (de acordo com o que estiver definido no contrato);
  • Imposto: na previdência privada Bradesco, pode-se escolher a melhor forma de pagar o imposto de renda – forma progressiva ou regressiva;
  • Portabilidade: o cliente é livre para migrar os recursos para outras instituições, desde que sejam mantidas as mesmas características dos produtos, ou seja, PGBL para PGBL e VGBL para VGBL.

Riscos da previdência privada

Na previdência privada Bradesco, como em qualquer outro plano, alguns riscos estão envolvidos. Alguns deles são:

●    Falecimento precoce

Em caso de morte do contribuinte, o valor arrecadado será destinado aos beneficiários legais. Já em caso de invalidez, o próprio contribuinte poderá receber a quantia.

Caso a morte ocorra durante o pagamento do benefício, a soma arrecadada até o momento poderá integrar a reserva técnica da instituição (caso o contribuinte tenha optado pela Renda Vitalícia). Nesse caso, o valor não será repassado aos dependentes.

Mas se a modalidade escolhida for a de Renda por Período Determinado, neste casos os beneficiários podem receber o valor até o fim do contrato.

●    Falência da seguradora

Ao se levar em conta que os planos de previdência privada são um investimento de longo prazo, o risco de a instituição financeira ir à falência deve ser levado em consideração.

Caso essa hipótese se concretize, o contribuinte pode ser obrigado a esperar uma decisão judicial ou até mesmo ficar no prejuízo.

Taxas cobradas

São cobradas algumas taxas para remunerar os serviços oferecidos pela instituição financeira.

Uma das taxas existentes na previdência privada Bradesco é a de administração, cobrada pela gestão dos fundos de investimento. Elas variam de acordo com o plano escolhido pelo cliente.

Já a taxa de carregamento (percentual cobrado sobre as contribuições com o fim de suprir despesas de corretagem, colocação de plano de previdência e administração), não é cobrada na maioria dos planos de previdência privada Bradesco.

Rendimento

O valor investido em um plano de previdência privada Bradesco rentabiliza durante a fase de contribuição (arrecadação).

Esses fundos, geridos pela BRAM (Bradesco Asset Management) rendem 100% do fundo, e podem ser consultados diariamente.

Resgate

Pode ser solicitado a qualquer momento pelo cliente, desde que o plano esteja fora do período de carência.

Um detalhe importante é que este saque pode estar sujeito a taxas, portanto é importante conversar sobre isso antes de contratar o plano.

Por oferecer planos variados para cada perfil de cliente, o Bradesco é uma instituição que conversa com o gestor do fundo.

A previdência privada Bradesco é hoje um dos maiores fundos de previdência do país, e oferece planos flexíveis e variados. Você conhece esse serviço? Compartilhe sua opinião!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *