Cote o seu plano de saúde online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Esta já foi uma questão de muita polêmica, por isso, vamos falar se o plano de saúde cobre cirurgia de catarata.
Uma dúvida que acontece muito entre as pessoas que possuem plano de saúde é se o plano de saúde cobre a cirurgia de catarata. Se você também não sabe esta resposta, fique atento neste texto porque falaremos mais sobre este assunto.
A catarata é um dos principais motivos da causa da cegueira no mundo e, por isso, a cirurgia é a melhor opção para a retirada do cristalino, conhecida como a lente natural.
De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 17% das pessoas atingidas pela doença têm entre 55 e 65 anos.
Se você está precisando deste tipo de procedimento, falaremos sobre a cobertura do plano de saúde nesta cirurgia.
Plano de saúde cobre cirurgia de catarata?
A resposta é sim. Segundo a lei 9.656/98, que faz a regulamentação das regras dos planos de saúde, garante a cobertura em todas as doenças listadas no ofício. Importante para que a cirurgia aconteça você deverá ter a indicação do oftalmologista.
Importante pontuar que, este rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional da Saúde), tem validade para usuários que contrataram o plano a partir de 1999.
Só tem um detalhe, você precisa de atentar na cobertura do seu plano de saúde, pois se você precisar de atendimento hospitalar, a sua apólice precisa cobrir.
Porém, se o seu plano for antes desta data, o Código de Defesa do Consumidor dará a garantia de cobertura da cirurgia de catarata pelo plano de saúde.
Caso a operadora de saúde recuse a cobertura do procedimento, esta ação deve ser considerada abusiva. Mas é válido enviar para o plano de saúde todos os documentos necessários (relatório médico e o encaminhamento do profissional para a cirurgia).
Se mesmo como envio, a decisão for contrária a cobertura, você poderá acionar a ANS para solicitar ajuda junto à empresa.
Saiba o que é catarata
Esta doença acontece quando existe uma lesão ocular, deixando o cristalino opaco e, consequentemente, a visão fica embaçada. A comparação é feita como se estivesse uma névoa nos olhos.
A catarata, aparentemente, parece ser uma doença com evolução lenta, porém, pode comprometer bastante a visão. Na maioria dos casos, a pessoa tem primeiro um olho afetado e, depois, acaba sendo diagnosticado com o mesmo problema no outro olho.
Se a catarata não for tratada, a pessoa pode ficar cega.
Uma das principais causas da doença é a idade, mas existem outros fatores que podem ajudar no desenvolvimento da catarata:
- Problemas genéticos;
- Uso de colírios de forma contínua e sem indicação de um especialista;
- Tabagismo;
- Problemas durante a gestação. Neste caso, é quando a mãe adquiri, no início da gestação, rubéola, toxoplasmose ou sífilis;
- Doenças infecciosas nos olhos.
Outro fator que tende ao avanço da catarata é a diabetes, por isso, é importante se cuidar e seguir as orientações médicas.
Os principais sintomas, além da visão embaçada, é a sensibilidade à luz e visão dupla.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A única forma de se curar da catarata é passar pela cirurgia, que é um procedimento simples e realizado com anestesia local.
Durante a cirurgia, o médico realiza a troca do cristalino que está com problema por uma lente artificial para a recuperação da visão.
O que precisa ser feito na preparação para uma cirurgia de catarata?
Mesmo que a cirurgia de catarata seja um procedimento simples, são necessários alguns cuidados para não ter problema durante a operação. O pré-operatório deve ser:
- Você deve separar, se possível, dois dias de folga antes do procedimento e outro para a recuperação;
- 24 horas antes da cirurgia não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas;
- Fazer um jejum de oito horas;
- Ir vestido com roupas limpas e confortáveis.
Se der tudo certo, não é necessário que o paciente fique internado, então, poderá voltar para casa e seguir todas as orientações médicas.
Quando chegar em casa, você deverá evitar pegar peso para evitar que aumente a pressão ocular. Com o passar do tempo, algumas sensações da cirurgia irão desaparecer.
Nenhum comentário