O plano de saúde para idosos oferece medicina preventiva e médicos focados em problemas comuns à terceira idade.
As pessoas buscam conforto e tranquilidade enquanto envelhecem e o plano de saúde para idosos proporciona isso.
Ter um serviço de assistência médica se torna uma necessidade conforme os anos avançam. O corpo e a mente já não funcionam como antes e passam a exigir mais cuidados médicos.
Os serviços de saúde particulares proporcionam atendimento de qualidade e em um curto espaço de tempo. Isso faz com que o interesse em plano de saúde para idosos cresça. Se pretende contratar o serviço, entenda como ele funciona.
O que o plano de saúde para idoso oferece?
O plano de saúde para idosos é um serviço contratado com uma operadora de saúde. Pelas regras da ANS ele deve oferecer um rol mínimo de procedimentos.
Entretanto, cada empresa prestadora de serviço pode adicionar outros procedimentos que entendem ser necessários. Normalmente o plano de saúde para terceira idade conta com alguns adicionais que são interessantes para a faixa etária.
O mais comum é que eles contam com uma cobertura ambulatorial e hospitalar por ser mais completa. Dessa forma é possível realizar consultas com clínicos gerais e especialistas que atuam de forma preventiva e com tratamentos.
Os exames clínicos, laboratoriais, de imagem e outros fazem parte do pacote. Eles são complementos no diagnóstico e acompanhamento dos casos.
Nos procedimentos hospitalares estão incluídas as internações e todos os cuidados necessários durante esse período. Além disso, são contempladas cirurgias.
Alguns outros tratamentos são contemplados como quimioterapia, fisioterapia e outros que atuam de forma complementar.
Parto não é oferecido em serviços voltados para o público idoso uma vez que não é mais útil. Entretanto, os que possuem uma assistência média para todas as faixas etárias, podem ter o serviço incluso uma vez ele pode ser usado em outras idades.
Uma cobertura bastante comum no plano de saúde para idoso é a medicina preventiva. Com ela ocorre medidas educativas para que as pessoas sejam orientadas sobre doenças e como se prevenir delas.
Costuma haver um trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento e controle da saúde. São abordadas diferentes doenças e que possuem maior grau de incidência.
Como usar o serviço?
Quem possui o plano de saúde para idosos tem a disposição uma rede credenciada ou própria para atendimento. Nela são feitas as consultas que podem ser de urgência ou agendadas.
Basta fazer a marcação das consultas nos canais disponíveis e comparecer ao local indicado na data. Outra possibilidade é fazer a consulta sem sair de casa com a telemedicina.
Havendo indicação, o médico solicita exames que também são feitos na rede da operadora. Muitos estão com hora marcada para não precisar esperar muito tempo.
A utilização ocorre mediante a apresentação da carteirinha física ou digital e o atendimento fica registrado.
Se o plano for com coparticipação, na mensalidade é cobrada uma taxa pela utilização do serviço. No caso dos planos sem coparticipação não há cobrança adicional.
Como é o reajuste do plano?
Os planos de saúde podem sofrer alguns reajustes. No caso de plano de saúde para idosos, não há reajuste por idade. Como a idade é de 59 anos ou mais e essa é a última faixa etária, a atenção deve ser com o reajuste anual.
Para que ocorra o reajuste, no plano para pessoa física, todos os anos a ANS propõe um limite. As operadoras podem rever os valores até o teto estabelecido pela Agência.
Os serviços empresariais, os valores revistos pelas partes, empresa contratante e operadora. Nesse caso a negociação é livre, sendo preciso verificar com a empresa o que foi estabelecido.
Mas, vale ressaltar que essa mudança ocorre uma vez por ano e impacta a mensalidade e taxas coparticipativas.
Como contratar uma assistência médica para idoso?
A contratação de um plano de saúde para idoso, pode ser feito com pessoa física, sendo essa mais comum nessa faixa etária.
Para isso é preciso optar por um plano especializado nesse tipo de serviço ou uma operadora que tenha serviços genéricos. Um plano que atende a todas as idades, nem sempre oferece os serviços voltados para os idosos.
Deve-se começar pedindo uma cotação para conhecer as opções disponíveis e avaliar as assistências. Busque entender o que cada uma oferece e que combine melhor com as necessidades.
Após a escolha, o corretor envia a lista de documentos e um formulário para ser preenchido. A operadora também pode solicitar uma avaliação médica do futuro beneficiário. Tudo certo é feita a adesão e fica disponibilizado o serviço para utilização.
Um ponto de atenção é em relação às carências. É necessário aguardar um tempo para ter acesso aos serviços após a contratação. No caso de haver doenças preexistentes esse período pode chegar a 24 meses para alguns procedimentos.
Portanto, ter um plano de saúde para idoso é a opção mais viável para quem deseja cuidar da saúde sem gastar muito. Mas, para ter acesso a ele, peça uma cotação e receba propostas condizentes com a sua idade.
Você pode cotar aqui na Smartia Seguros e receber atendimento de um dos corretores parceiros. Então, preparado para ter serviços de excelência em atendimento médico?