Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

ilustração de um médico

O plano de saúde infantil individual pode ser usado por crianças e bebês a partir do nascimento. Saiba mais!

Quando chega uma criança, os pais querem a proteger de todas as formas. Com um plano de saúde infantil individual é possível cuidar do bem-estar do bebê.

As mães durante toda a gestação precisam fazer o acompanhamento médico. Se ele tiver um plano de saúde pode fazer isso com a operadora. Quando a criança nasce, é comum que ela seja incluída como dependente.

O problema é que o número de beneficiários dos planos de saúde passa um pouco dos 48,7 milhões. Isso significa que muita gente não conta com o serviço. Portanto, colocar o filho como dependente não é uma opção.

Nesse caso é preciso recorrer ao plano de saúde infantil individual.

Como funciona um plano de saúde infantil individual
Imagem: Getty Images

O que é o plano de saúde infantil individual?

O plano de assistência médica é um serviço prestado por uma operadora. Ele deve ser contratado para que seja disponibilizado.

No momento da adesão é possível escolher o serviço que melhor atenda às necessidades. Para que ele fique disponível, deverá ser feito o pagamento da mensalidade.

Como a criança ainda não possui condições de escolher e contratar um plano de saúde infantil individual, cabe aos pais.

Ao aderir o serviço, poderão ser usados todos os serviços disponíveis no plano, inclusive médicos e clínicas credenciados. Dessa forma não será mais preciso depender do sistema público.

Vale ressaltar que a assistência médica para criança é um serviço regulamentado. Ele deve seguir todas as normas e orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar e passa por acompanhamentos e fiscalizações constantes.

Quais as coberturas da assistência médica infantil?

Ao contratar um plano de saúde infantil individual é possível escolher as coberturas. As operadoras costumam ter diferentes planos, cada um abrangendo diferentes situações.

Apesar disso, todos eles atendem a procedimentos básicos. Isso porque a ANS determina que haja uma cobertura mínima. As coberturas podem ser ambulatoriais ou hospitalares.

As coberturas ambulatórias são as mais usadas no cotidiano. As consultas incluem consultas com médicos de diferentes especialidades, inclusive pediatras. Nela estão inclusos os exames de rotina e alguns mais específicos. Além disso, há o atendimento de urgência e emergência.

Os procedimentos ambulatoriais são os mais utilizados, por isso, eles são recomendados.

A cobertura hospitalar é mais específica, como o nome indica é para ser usada em hospitais. Nesse caso inclui internações, cirurgias e todos os cuidados nesse processo.  Os pais mais precavidos acabam contratando ela para situações de emergência.

Os planos permitem contratar apenas um ou esses dois segmentos assistências de uma vez. Cabe aos pais decidirem o que o filho precisará, entretanto, os cuidados mais amplos sempre são recomendados.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

Qual a diferença de um plano individual para um familiar?

Em relação às diferenças dos planos de saúde infantil e familiar podemos resumir. Um plano familiar possui um titular, normalmente os pais e dependentes que podem ser cônjuges e filhos.

Nesse caso, toda a família fica coberta pelo plano e todos terão acesso aos mesmos serviços. A contratação é feita em conjunto.

Já o plano de saúde infantil individual é pensado para ser usado apenas por uma pessoa, nesse caso a criança. A contratação é mais específica, pois se destina a alguém que possui.

Ele não pode ser compartilhado, apenas a pessoa indicada poderá utilizar as coberturas inclusas.

Coberturas, área de abrangência, rede credenciada e demais pontos são semelhantes.

Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

ilustração de um médico

Existe carência no plano de saúde infantil individual?

Essa é uma pergunta muito importante quando se trata dos serviços de saúde. Muita gente contrata o plano de saúde infantil individual sem entender exatamente como ele funciona. Na hora do filho utilizar é que começa a entender um pouco melhor.

A carência existe para todos os planos de saúde pessoas física. No caso do plano individual para a criança essa acaba sendo a modalidade de contratação.

A carência é o tempo que cada procedimento pode ser usado após a contratação. Por exemplo, contratando hoje a assistência médica, os procedimentos de urgência e emergência serão liberados em 24 horas.

As consultas, exames, internações e demais cuidados terão um tempo maior de carência. Na prática, isso significa que é preciso esperar para utilizar as coberturas que são disponibilizadas. Então, não basta ter o plano, tem que esperar para poder usar.

Existe um prazo máximo para que as carências sejam cumpridas, mas as operadoras podem diminuir esse tempo. Sempre verifique no contrato se há essa possibilidade.

No caso da criança já possuir um plano de saúde infantil individual e mudar para outra, é possível aproveitar as carências. A portabilidade isenta o beneficiário de cumprir novamente a carência se isso já tiver sido feito no plano anterior.

Para a portabilidade existem algumas regras como permanecer com o plano de origem por um determinado período e portar para um similar.

Quanto custa um plano de saúde para criança?

Falar de valores é um pouco complicado, isso porque dependerá do que está sendo contratado.

Se o plano tiver uma abrangência regional, ele costuma ser mais em conta que um com nacional. Os procedimentos inclusos também são levados em consideração, quanto mais coberturas disponíveis, mais caro ele custa.

Mas, a rede credenciada não pode ser esquecida. Um plano que atende apenas na própria clínica e nos seus hospitais, tem um custo menor. Já um que possui rede própria e dispõe de rede credenciada com muitos parceiros, terá um valor mais elevado.

Portanto, de uma operadora para outra também é possível perceber que existe variação em relação às cobranças. Até dentro da própria operadora, um plano pode custar bem menos que outros.

Como as variáveis são muitas, a melhor maneira de saber quanto custa um plano de saúde infantil individual é solicitando uma cotação.

Um fato que precisa ser lembrado em relação aos valores é o reajuste por faixa etária. Como a criança se encaixa na faixa de 0 a 18 anos, não terá aumentos por ficar mais velha.

Então, nesse texto foram apresentadas as principais informações sobre o plano de saúde infantil individual. Para conhecer o detalhe de cada serviço e o que as operadoras têm a oferecer, converse com um corretor e peça uma cotação.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ana claudia says:

    Qual o valor de plano para criança de três meses

    • Juliana Souza says:

      Olá Ana Claudia,

      Agradecemos o seu interesse em nosso portal Smartia! Para obter uma cotação de plano de saúde infantil para a criança de três meses, convidamos você a preencher o formulário em https://www.smartia.com.br/saude/. Através desse formulário, você poderá fornecer informações relevantes para que nossas corretoras parceiras possam oferecer opções de plano de saúde adequadas às necessidades da criança.

      Lembramos que a Smartia.com.br não é uma corretora ou seguradora, mas sim um portal especializado em produzir conteúdo sobre seguro de automóvel, plano de saúde, consórcio, seguro residencial e seguro de vida. Nosso objetivo é fornecer informações úteis e direcionar os usuários interessados em cotações de seguros para nossas corretoras parceiras.

      Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência em outras questões relacionadas a seguros, estamos à disposição para ajudá-la.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia