Este é um questionamento que acontece muito entre os usuários. Por este motivo, falaremos se o plano de saúde cobre redução de mama.
Muitas mulheres ficam com a dúvida sobre a cobertura do plano de saúde na cirurgia de redução de mama. Se você também não tem certeza, fique de olho neste texto, pois explicaremos sobre o assunto.
A resposta para a pergunta é depende. O plano de saúde é obrigado a fazer a cobertura da cirurgia de redução de mama apenas se o procedimento for para o bem-estar da saúde da mulher. Se for apenas por uma opção estética, você terá que fazer o procedimento de outra forma.
Para conseguir que tudo seja feito pelo plano de saúde, será necessário apresentar um laudo médico, que sugira a cirurgia para, por exemplo, melhorar uma dor nas costas já que os seios da mulher são muito grandes.
Mesmo que, se você acessar o Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) e não encontre a cirurgia de redução de mama como obrigatória, ela se encaixa em uma obrigatoriedade por uma necessidade médica.
Como é feita a cirurgia de redução de mama?
A redução de mama vai totalmente ao contrário do que, geralmente, as mulheres procuram, não é mesmo? Afinal, a maioria acaba colocando próteses de silicone para aumentar o tamanho dos seios.
Porém, a maioria das mulheres busca este tipo de procedimento, principalmente, por conta de algum problema de saúde que pode variar desde o tamanho inadequado para o corpo até uma estrutura diferente (uma mama maior do que a outra).
O procedimento não tem idade adequada para ser realizado, mas é importante esperar o desenvolvimento total dos seios, em caso de uma mulher muito jovem. Por isso, não é recomendada para menores de 16 anos. Outro fator é que, se a pessoa estiver acima do peso, vai precisar seguir algumas orientações médicas.
A cirurgia acontece através de incisões nos seios para que o cirurgião consiga fazer a remoção do excesso de pele, gordura e do tecido glandular.
O processo é feito em quatro etapas:
- O paciente recebe primeiro a anestesia (que pode ser uma sedação intravenosa ou anestesia geral);
- A segunda etapa é a hora do corte;
- Após isso, o médico faz a remoção dos tecidos e reposiciona as mamas;
- A última parte é o fechamento dos cortes.
A mulher consegue rapidamente perceber a mudança causada pelo procedimento. Claro, que tem o tempo que devemos esperar para desinchar.
Como é o pré-operatório para a redução de mama?
Agora que você sabe como acontece a cirurgia de redução de mama, vamos contar um pouquinho sobre como é o preparo para o procedimento.
Algumas etapas são importantes para que você consiga realizar a cirurgia:
- Você deverá realizar todos os exames que o médico solicitar;
- Não fume durante 30 dias antes da cirurgia;
- No dia do procedimento, faça um jejum de 8 horas;
- Não esconda nada do médico que irá fazer a cirurgia, pois, se acontecer algo, ele vai saber qual medida tomar;
- Opte por ir com roupas confortáveis e, dê preferência, que tenha alguma abertura na frente e seja fácil de vestir.
Para quem é indicado fazer a redução de mama?
Este tipo de procedimento é ideal para as mulheres que possuem mama com um tamanho excessivo e possuem problemas físicos e emocionais por conta disso.
Sabia que algumas mulheres podem ter até problemas no ombro, pescoço e costas por ter a mama grande? Podendo até, em alguns casos, dificultar a realização de uma atividade física.
Saiba quais são casos que é recomendada a redução de mama:
1 – Problemas com a postura
Dependendo do tamanho da mama, a mulher chega a ter uma envergadura na coluna e, consequentemente, pode ter problemas com a postura.
2 – Dores nas costas
O peso das mamas muito grandes podem deixar a mulher com dores nas costas, trazendo consequências para a sua qualidade de vida.
3 – Estética
Quando falamos da redução de mama por conta da estética acontece porque a mulher não está feliz com o tamanho do seio e, algumas vezes, pode até sentir vergonha de usar um tipo de roupa para não deixar muito à mostra.
Você também precisa fazer a redução de mama? Compartilhe com a gente o motivo.