Cote o seu plano de saúde online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Muitas mulheres têm a grande dúvida se o plano de saúde cobre DIU, descubra a resposta!
Mulheres que buscam formas diferentes de contraceptivos ficam com uma dúvida se o plano de saúde cobre DIU.
E hoje vamos responder essa pergunta para você, mas primeiro entenda:

O que é o DIU?
O DIU, ou dispositivo intrauterino, é um tipo de contraceptivo, uma alternativa aos anticoncepcionais.
Ele tem a forma de um T ou de um Y, e é feito de cobre, na verdade, pode ser de cobre ou hormônios. Cada um com funções específicas e diferentes.
Ele é colocado por um ginecologista, então questione qualquer outro tipo de especialista que se propuser a colocar o dispositivo.
O procedimento de colocação é extremamente rápido e muitas vezes indolor, mas pode ser feita a aplicação de anestesia caso necessário.
Depois que é inserido pela vagina, ele irá começar a agir de forma contraceptiva, impedindo a gravidez.
É um procedimento muito procurado por sua grande eficácia, sendo um dos mais funcionais no mercado. Sendo até melhor que as pílulas e os injetáveis.
O plano de saúde cobre DIU?
A resposta para essa pergunta é: Sim! De acordo com a legislação e o próprio Rol de procedimentos da ANS, o DIU é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde desde 2018.
Então, fique tranquila se o seu plano é colocar o DIU o plano cobre tanto a colocação quanto a troca dele depois da validade.
Para saber como é feita a solicitação e quais documentos você vai precisar, entre em contato com o seu plano de saúde.
Antes de tomar essa decisão procure a recomendação de um médico para que ele possa auxiliar na escolha do melhor DIU para você.
Tire algumas dúvidas sobre a colocação do DIU
Sabendo que ele pode ser colocado pelo plano de saúde, agora é hora de responder às principais dúvidas sobre esse dispositivo contraceptivo.
Quando não pode ser colocado?
Como tudo, o DIU também apresenta algumas contra indicações, são poucas, mas elas existem.
Mulheres que estão grávidas ou com suspeita de gravidez, não podem colocar, por exemplo. Quem tem câncer de endométrio e doenças inflamatórias pélvicas também não deve fazer a colocação.

Quais são as vantagens?
A primeira vantagem a ser destacada do DIU é a sua eficácia, que é de 98 a 99% nos casos, além de poder durar até 10 anos, mas isso não significa que não se deve consultar o médico com frequência.
Ele também não interfere na vida sexual e caso seja retirado, a fertilidade voltará ao normal como se nada tivesse acontecido.
E uma grande preocupação das mulheres é que ele afete a sua libido, o que não costuma acontecer, assim como também não afeta o humor.
E as desvantagens?
E não dá para não falar das desvantagens também, a primeira delas é que não oferece nenhum tipo de proteção contra as DST’s. Então a proteção também deve ser usada.
Inclusive, é possível que apresente infecção urinária até 20 depois da colocação do DIU.
Outra desvantagem, que na verdade é um risco, é a expulsão do DIU pelo próprio corpo, ela pode ocorrer durante os 3 primeiros meses.
Quais são os cuidados pós colocação?
Mesmo sendo um procedimento rápido, a colocação do DIU continua sendo um procedimento invasivo, portanto, são necessários alguns cuidados.
O primeiro e mais importante é que não se deve ter relações sexuais durante as primeiras 24 horas depois que o DIU foi colocado.
E o acompanhamento é muito importante, então de 6 em 6 meses visite o seu ginecologista para que ele possa avaliar. Outro cuidado médico é o ultrassom que deve ser feito entre a semana 4 e 12 após colocação.
Quanto tempo dura o DIU?
A duração é o tempo máximo que o DIU continuará fazendo efeito, ele pode durar de três a dez anos, por isso deve ser feito o acompanhamento com médico para que se avalie a situação.
Agora que você entende mais sobre o DIU e sabe que é um serviço coberto pelo seu plano de saúde, busque saber como é a solicitação no seu plano.
O plano de saúde cobre DIU e você pode começar a utilizar esse método contraceptivo caso o ginecologista recomende!
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário