Quando um acidente acontece, quem deve pagar franquia do seguro auto? O proprietário, a seguradora ou outra pessoa? Entenda!

Quem se envolve em um acidente, além de enfrentar possíveis prejuízos a sua saúde, também precisa se preocupar com os danos financeiros, resultantes desse evento.

Essa preocupação é válida, pois só nos primeiros 5 meses de 2022, já foram registradas a ocorrência de 244.487 acidentes de trânsito no país.

Nesses momentos, quem tem um seguro auto, tem menos preocupações, mas ainda fica uma dúvida que pode incomodar: será que o proprietário precisa pagar a franquia do seguro mesmo quando não teve culpa no acidente?

Culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto?
Imagem: Getty Images

O culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto?

Sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto. Essa responsabilidade recai sobre o causador do acidente, tenha ele um seguro ou não.

Caso o motorista que provocou o acidente tenha um seguro auto, ele deverá entrar em contato com a sua seguradora e acionar a sua cobertura.

Infelizmente, segundo aponta a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a maioria dos carros que circulam no país, não tem nenhum tipo de cobertura. Apenas 30% da frota brasileira conta com um seguro veicular.

Isso quer dizer que caso se envolva em um acidente a chance de que o outro veículo esteja segurado é bem baixa. Nesses casos, o que fazer?

Quando for assim, o motorista que foi vítima dessa ocorrência poderá acionar o seu próprio seguro, e indicar os dados do responsável pelo acidente, para que a seguradora possa cobrar deste.

O que fazer caso se envolva em um acidente de trânsito?

Ao se envolver em um acidente, o primeiro passo lógico é conferir o bem estar de todos os envolvidos, e prestar socorro se necessário.

Caso o motorista responsável pelo acidente tenha seguro, ele deverá se responsabilizar por entrar em contato com a seguradora dele, que irá arcar com os prejuízos, pois como vimos, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto. Contudo, isso não significa que ele aceitará essa despesa de bom grado.

Em alguns casos, para não ter que encarar as consequências, muitos até mesmo fogem do local da batida, sem prestar socorro ou deixar seu número de telefone.

Para evitar problemas futuros, alguns cuidados podem ser úteis:

  • Tire fotos: Hoje praticamente todos têm acesso a um celular com câmera, então documente tudo. Fotografe os carros envolvidos, os danos, às placas, enfim, tudo que possa ser útil;
  • Procure testemunhas: Se for possível, peça o telefone de quem testemunhou a colisão, pois caso a situação se agrave tornando-se um litígio, o relato de terceiros será fundamental;
  • Acione a seguradora:  Nesse caso, a seguradora cobrirá parte das despesas e cobrará o valor relativo à franquia do seu segurado (mesmo que ele seja a vítima). Esse valor poderá ser repassado para o responsável pelo acidente;
  • Chame a polícia: Em casos de acidentes de trânsito é necessário informar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência;
  • Sinistro: Siga corretamente o passo a passo indicado pela seguradora para registrar o sinistro. Um erro nesse momento, pode fazer com que o segurado perca o direito de cobrar do outro motorista a taxa de franquia.

Reembolso de franquia

Caso o culpado tenha fugido, ou se negue a pagar, os custos ficarão a cargo do segurado. Para evitar maiores prejuízos, este deve solicitar o reembolso da franquia.

Em uma tentativa amigável, o segurado pode contatar o responsável pelo acidente, e informar o valor que deve ser pago, correspondente à franquia.

Em caso de negativa, o assunto deverá ser encaminhado para a seguradora, e esta tentará efetuar a cobrança, através de um juizado de pequenas causas.

A seguradora pode cobrar outros valores além da franquia?

Sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar a franquia do seguro auto, e caso a seguradora julgue necessário, pode receber ainda a cobrança dos valores que a empresa gastou nesse sinistro.

Essa ação é legal e está amparada no Código Civil, restando à pessoa, como melhor opção, negociar com a seguradora uma forma mais acessível de pagamento.

Conclusão

O segurado, mesmo não sendo o responsável pela colisão, pode acabar tendo que arcar com alguns custos.

Contudo, não há necessidade de se desesperar. O culpado pelo acidente é obrigado a pagar a franquia do seguro auto, mesmo que não o faça a princípio, medidas legais podem ser tomadas pela seguradora e dessa forma, gerar um reembolso ao segurado.

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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

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13 Comentários

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  • marcelo nicolau do carmo says:

    meu carro em sinistro se encontra na funilaria 9 meses sendo que comecei pagar a franquia para liberar carro que se encotra perfeito concerto sendo que ficou para tras pagamentos nao feitos pelo seguro ,terem que fazer uma segunda etapa com perito e avaliar gastos a mais .nao libera carro, pois seguro ainda nao avaliou 2 etapa que eles oficina gastaram a mais …seguro diz que fez tudo certo e pagou todo concerto necessario e oficina alega que gastou com mais pecas ficando p tras estes gastos e agora pede se para perito avaliar e pagar a oficina e liberar carro …. oque faco como proceder juridicamente

  • marcelo nicolau do carmo says:

    meu carro em sinistro ses encontra na funilaria ha 9 meses sendo que comecei pagar a franquia para liberar carro que se encotra perfeito concerto sendo que ficou para tras pagamentos nao feitos pelo seguro ,terem que fazer uma segunda etapa com perito e avaliar gastos a mais .qual meu direito sendo causador bateu na minha traseira eu parado.

    • Equipe Smartia says:

      Marcelo bom dia, nesse caso acho que é importante que você entre em contato com a seguradora e abra um SAC pois a oficina não quer liberar seu carro.

  • Helen says:

    Meu filho acabou batendo num carro,a franquia é de 6.100,00.O carro foi levado na funilaria.O gasto em conserto ficou em 20 mil.Meu filho só vai pagar a franquia ou o restante dos 20 mil

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Helen. Em casos como esse, o valor da franquia é o valor que seu filho deverá pagar para acionar o seguro e ter a cobertura para os reparos do carro. O restante do valor, que ultrapassa a franquia, geralmente é coberto pela seguradora, conforme as condições da apólice.

      Se você quiser verificar outras opções de cobertura, sugerimos acessar o link a seguir: https://smtia.link/auto.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Direne P Araújo says:

    Batero no meu carro quem bateu não pagou a franquia, eu mesmo posso entrar com ele na justiça, ou preciso passar pra seguradora

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Direne. Caso o responsável pelo acidente não tenha pago a franquia, você pode, sim, entrar com uma ação judicial, mas o mais comum é que a seguradora trate dessa questão. Em qualquer situação, é importante verificar as cláusulas da sua apólice e ver como agir.

      Atenciosamente, Equipe Smartia.

  • Kleber Bonfa says:

    Fui o responsável pelo acidente acionei o meu seguro para cobertura do prejuízo do terceiro,porem a outra parte tinha seguro tbm e acionou o dela mesmo o meu sendo aprovado os concertos,sou obrigado a pagar a franquia do terceiro?

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Kleber! Em situações como essa, a responsabilidade pela franquia geralmente depende dos detalhes do acidente e das apólices envolvidas. O ideal é verificar com a sua seguradora sobre as condições específicas de cobertura.
      Atenciosamente, Equipe Smartia.

  • Rute says:

    Eu bati o carro no caminhão,só danificou meu carro o caminhão ficou intacto o conserto ficou por conta do seguro.mas eu não tenho como pagar o valor da minha franquia.como fica a situação? O seguro vai pagar alguma coisa ou não?

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Rute. No caso de um sinistro, o seguro cobre os custos somente após o pagamento da franquia. Se você não consegue pagar a franquia, o reparo pode ficar pendente até que a situação seja regularizada. Sugerimos conversar com a seguradora para verificar opções de parcelamento ou alternativas para resolver o caso.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Wellington says:

    Bati na traseira de um carro, porém, estão incluindo danos na porta passageiro. Como saber se a batida afetou a porta!? Não estou me negando pagar pelo prejuízo causado pelo acidente, mas como saber se a porta já não estava danificada!?

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Wellington. Para verificar se a porta foi danificada no acidente, é recomendado obter um laudo técnico emitido por um perito ou mecânico especializado. Eles podem analisar os danos e determinar se há ligação com a colisão. Caso a porta já estivesse danificada, você não deve ser responsabilizado por essa parte.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia