Open Insurance

Com a evolução das tecnologias, os sistemas estão buscando tornar o mercado mais seguro. E o Open Insurance é uma das iniciativas da estratégia de inovação aberta. Conheça!

Open Insurance é uma das novas práticas da transformação digital que vem promovendo diversas mudanças em diferentes campos da vida.

Esse conceito de inovação é pensado para que pessoas e empresas possam colaborar. A ideia é trazer pessoas de fora para que possam resolver problemas específicos de dentro.

Open insurance

Imagem: Getty Images

O que é Open Insurance?

Muitas pessoas ainda não conhecem o conceito de Open Insurance, principalmente por ser algo mais recente. É uma solução inspirada pelo Open Banking e muitas outras soluções parecidas que vem surgindo.

Esse conceito em específico é voltado para o mercado de seguros e suas empresas, em especial para aquelas que estão interessadas em criar aplicativos e produtos dentro de uma plataforma integrada.

A ideia é que todos os sistemas fiquem integrados de forma tecnológica e otimizada. As seguradoras vão centralizar informações para agilizar processos e transformar as operações em algo mais simples para as duas formas.

Além de facilitar a negociação entre as pessoas, irá funcionar como uma ponte entre todas as empresas de seguros, já que o Open Insurance vem como uma parte do Open Finance.

Mas como vai funcionar?

O Open Insurance vai funcionar através das chamadas APIs (Application Programming Interfaces), elas são ferramentas tecnológicas que vão permitir a comunicação instantânea e integrada entre as empresas.

E quando uma empresa passa a fazer parte do Open Insurance, elas terão que fazer com que os APIs estejam de acordo com o que foi criado pelo Open Finance.

Nessas APIs poderemos encontrar informações, dados e as empresas terão acesso aos dados compartilhados dos consumidores. Mas é claro que existem vantagens para o consumidor.

Para nós, clientes, poderemos ter acessos aos produtos de empresas que ainda não é um consumidor. Isso permite que você possa escolher o que realmente atenderá suas necessidades.

Quais os benefícios que encontramos com o Open Insurance?

E não podemos deixar de citar os benefícios que existem ao se falar do sistema de Open Insurance que está sendo implantado. Eles existem tanto para os consumidores quanto para as empresas seguradoras.

O primeiro que podemos notar é o controle muito maior que os consumidores passaram a ter de seus dados. Assim como o compartilhamento vem para facilitar a experiência do usuário com a empresa escolhida por ele.

Através do Open Insurance, muitas pessoas poderão ter acesso ao Open Finance já que ele possui uma integração direta com ele.

Para o consumidor de classe mais baixa, existe uma série de inclusões e um acesso muito mais facilitado. Assim como aumenta o volume de produtos a disposição das pessoas.

Para as empresas, irão surgir novos consumidores, mais soluções tecnológicas para finanças e que ajudem o dia a dia das seguradoras. A possibilidade de fazer uma portabilidade de relacionamento entre as empresas também é um benefício grande para elas.

Fases de implantação

Por ser algo relativamente novo, ainda está em processo de implantação e adaptação, seja para clientes ou para as seguradoras. Mas já podemos dizer com certeza que existem 3 fases a serem seguidas nesse processo.

Fase 1

Ela teve início em dezembro de 2021 e espera estar concluída em julho de 2022. É chamada de Open Data, onde as empresas irão compartilhar os dados de seus canais de atendimento e de seus produtos.

Ou seja, a seguradora irá passar informações de preços, condições de negociação e todos os outros relacionados aos planos e coberturas.

Fase 2

A segunda fase começa em setembro de 2022 e vai até junho de 2023, nela quem terá que fazer os movimentos são os clientes. Aqui é quando o consumidor vai compartilhar seus dados com as seguradoras.

O cliente vai autorizar o compartilhamento de informações e dados, sendo assim, uma seguradora pode solicitar dados do contratante para outra seguradora.

Fase 3

Já a fase 3 ocorre a partir de dezembro de 2022 e é quando as empresas poderão começar a oferecer seus produtos e experiências diferentes segundo o novo sistema de seguros abertos.

O Open Insurance vem para trazer benefícios para os consumidores e para as empresas, facilitando a vida e as transações durante as contratações.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *