O que é um carro por assinatura? Entenda tudo sobre ele!

| Autor: Jeniffer Elaina

Ouviu falar do carro por assinatura e ficou interessado? Descubra como aderir à opção e se ela vale a pena para você!

Streaming por assinatura, TV por assinatura… Cada vez mais, os serviços por assinatura têm participado da vida das pessoas. Tanto que novas opções surgem a cada dia, como a de carro por assinatura.

Já imaginou “contratar” um carro apenas pagando um valor por mês? Essa é a ideia da assinatura de um auto, um serviço que vem se popularizando.

O carro por assinatura trabalha com a ideia de usufruto, em vez de posse. Ou seja, você não precisa possuir um carro, comprá-lo, para usar do veículo. Basta pagar uma taxa mensal por ele, utilizá-lo e devolvê-lo à empresa quando desejar. Sem se preocupar com sua desvalorização no mercado, ou com tentar em vendê-lo.

O que é um carro por assinatura? Entenda tudo sobre ele!

Imagem: Getty Images

Diferença entre a assinatura e aluguel de carro

Esse tipo de serviço se popularizou primeiro nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil nos últimos anos. No território norte-americano, as próprias montadoras têm programas de assinatura, disponibilizando modelos específicos para o “aluguel”. Entre as empresas que oferecem a opção estão a Mercedes-Benz, BMW e a  Porsche.

Já no Brasil, empresas específicas vêm trabalhando com o carro por assinatura. É o caso da Porto Seguro e da Unidas Sempre Zero, que oferecem o serviço pelo país.

Mas afinal, o que é um carro por assinatura? Simples: um veículo zero quilômetro, que o usuário aluga por tempo determinado e depois devolve à empresa que oferece o serviço. O aluguel costuma ser oferecido por um período maior do que seis meses, e ainda inclui assistência 24 horas, seguro e outras opções.

Aliás, essas são as diferenças entre um carro por assinatura e o aluguel comum. No aluguel, o consumidor costuma encontrar apenas um seguro mais básico para o cuidado do veículo. Além disso, o prazo de aluguel pode ser bem mais curto, e os veículos não são, necessariamente, zero quilômetro.

A seguir, listamos tudo o que você precisa saber sobre a assinatura de carro e as suas vantagens. Continue lendo!

O que é o serviço de carro por assinatura?

Como explicado anteriormente, o serviço de assinatura de carro funciona por meio de um pagamento mensal. Esse pagamento dá ao usuário o direito de uso do veículo pelo tempo contratado, e como ele desejar.

Um dos principais diferenciais de um carro por assinatura é que a sua contratação cobre uma série de custos. Isso inclui a manutenção do veículo, emplacamento do auto, assistência 24 horas e mais. Os serviços podem variar conforme a empresa prestadora e o plano contratado.

Outro ponto é que é fácil trocar de carro com a opção de assinatura. O consumidor só precisa entrar em contato com a empresa e solicitar um modelo semelhante.

Então, a prestadora avaliará o pedido e poderá liberar o novo modelo para o uso do motorista. As regras para esse tipo de troca ficam listadas no contrato de adesão do serviço.

Vantagens da assinatura de carro

A seguir, listamos uma série de benefícios da assinatura de carro, apontados por especialistas e consumidores. Acompanhe!

Carro sempre 0km

Carros por assinatura são sempre zero quilômetro. Afinal de contas, a empresa de assinatura vai tirar o veículo direto da concessionária para você. A opção é interessante para que você sempre tenha um carro novo na garagem.

Sem análise de perfil

Se optasse por comprar um carro, você passaria por uma análise financeira rigorosa. Seja pelo banco, seja pela concessionária. No entanto, os custos da assinatura de carro são menores. Por isso, é mais simples realizar a contratação do serviço, mesmo se você estiver com o nome sujo no mercado.

Economia de custos

Normalmente, os custos de um financiamento ou de um consórcio são altos, e duram anos. Com a assinatura de carro, por outro lado, os valores gastos podem ser menores.

Além disso, se não desejar, ou não conseguir mais pagar o plano, o usuário pode simplesmente cancelá-lo, livrando-se da dívida. Já com um financiamento, seria necessário ou quitar os valores, ou vender o carro e pôr fim à dívida.

Também vale dizer que a assinatura de um carro inclui os custos para a manutenção do veículo, seguro, IPVA, emplacamento e mais. Se o veículo fosse adquirido por outro modo, esses custos seriam extras às parcelas de pagamento.

Segundo especialistas, a assinatura pode diminuir em até 20% os gastos do consumidor com o automóvel.

Em todo o caso, vale dizer que, em caso de sinistro com o carro, o usuário precisa pagar a franquia do seguro.

A franquia tem um valor fixo, e fica determinada em contrato. É por meio dela que o usuário e seguradora dividem os custos de conserto do veículo. A franquia só é cobrada em caso de perda parcial. Na perda total, em que é preciso substituir o carro, ela não deve ser paga pelo consumidor.

Flexibilidade

Na hora de assinar um carro, é possível escolher o tempo de contratação do serviço. Muitas empresas também permitem que a assinatura seja cancelada quando o usuário desejar. Sem contar as que permitem a troca de veículo conforme a necessidade do usuário. Logo, há enorme flexibilidade na opção.

Assinatura personalizada

Normalmente, é possível contratar um carro por assinatura de acordo com as suas preferências. Na hora de personalizar seu plano, você pode indicar, por exemplo, o modelo do veículo, coberturas do seguro e outras comodidades desejadas.

Outro ponto importante é que costuma ser possível contratar e gerenciar o serviço pela internet, no site ou smartphone da empresa responsável.

Sem prejuízo com o carro

A assinatura de um carro tem prazo determinado. Quando desejar finalizar a contratação, o usuário pode fazê-lo, e o veículo simplesmente volta para a prestadora.

Isso significa que o consumidor não precisa se preocupar em vender o veículo. Ele também não terá prejuízo deviso à desvalorização do veículo no mercado, algo que acontece naturalmente. O usuário paga pelo auto durante o tempo utilizado, e depois não precisa mais se preocupar com ele.

Uso para o trabalho

Quer trabalhar com serviços de transporte por aplicativo, mas não tem um carro? A assinatura de um veículo pode ser a solução. Além de obter um instrumento para atuar, você não terá que se preocupar com o seguro, nem com a manutenção do auto.

Nessas situações, é fundamental ter a certeza de que a empresa escolhida permite esse tipo de uso para o carro. O cuidado vai evitar problemas posteriores.

Cuidados para contratar um carro por assinatura

Na hora de contratar um carro por assinatura, é essencial colocar na ponta do lápis todos os seus gastos. Normalmente, os custos com o veículo “alugado” são menores — mas, ainda assim, eles devem ser analisados.

Até porque, os valores só valem realmente a pena quando a empresa oferece também outros serviços, como a manutenção e assistência 24 horas. Do contrário, a assinatura se tornará um aluguel normal de veículo.

Outro ponto importante é ler, com cuidado, o contrato do serviço. É nele que ficarão listados todos os seus direitos e deveres, e as regras para utilizar do carro assinado. Inclusive em relação ao seguro que protegerá o veículo.

Conhecer as informações é importante para que você se resguarde. Não apenas para exigir seus direitos, mas também para evitar situações que poderiam criar problemas com a prestadora de serviço.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a opção de carro por assinatura. Gostou do serviço? Que tipo de veículo você assinaria?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *