Conheça hábitos que lhe transformarão em um motorista melhor

| Autor: Jeniffer Elaina

Quanto mais confiante um motorista é, maiores são as suas chances de cometer gafes ao volante. Conheça neste artigo alguns dos hábitos mais simples que lhe transformarão em um motorista melhor.

O ser humano é competitivo por natureza e, quer sempre ser o primeiro quando o assunto é ‘o melhor em algo’. Obviamente, isso também inclui os talentos na direção. Ação que, inevitavelmente se torna automática com o tempo.

Essa automatização comum aos motoristas, faz com que a maioria deles acabem se tornando desatentos em relação a detalhes, pequenos hábitos simples que diferenciam um bom motorista de um ruim.

Se você deseja está interessado em se tornar um motorista melhor, com mudanças simples de hábitos automáticos que adquirimos ao longo do tempo. Acompanhe esse artigo e veja como fazer isso.

Conheça hábitos simples que lhe transformarão em um motorista melhor

12 hábitos simples que definem um bom motorista

  1. Elimine o excesso de confiança

Algumas pessoas acreditam ser exímios motoristas, e todo esse excesso de confiança acaba as deixando cegas para erros que poderiam ser facilmente evitados. Segundo uma pesquisa publicada por uma organização do Reino Unido, a RAC Foundation, cerca de 75% dos acidentes de trânsito, são provocados por esse tipo de falha humana. Ou seja, quanto menos você se achar, melhor você dirigirá.

  1. Conheça seu veículo

Conhecer bem seu carro é fundamental para evitar problemas mecânicos ou elétricos que possam acabar causando transtornos, ou acidentes. Para ter esse conhecimento é mais simples do que se imagina. Basta verificar com uma frequência correta os níveis de óleo e água, a calibragem dos pneus e outros detalhes que precisam ser analisados com frequência.

  1. Antecipe suas rotas

O brasileiro tem o péssimo hábito de deixar as coisas e para o último minuto, isso inclui sair de casa com o carro. Para que você evite possíveis problemas com congestionamentos ou imprevistos, é interessante que você antecipe sua rotina. Procure sair uns minutos mais cedo de casa, assim além de pegar um trajeto mais livre, você poderá dirigir com mais segurança e tranquilidade.

Essa dica é válida também para aqueles dias em que você precisará ir a um endereço desconhecido, nestes casos, além de sair um pouco mais cedo, estude as rotas possíveis com antecedência. Isso lhe poupará muito tempo, e diminuirá as chances de você se perder e acabar se atrasando.

  1. Respeite as leis de trânsito

O maior índice de infração de trânsito no país é aquele relacionado ao limite de velocidade. Fique sempre atento às sinalizações de velocidade máxima e não corra com o veículo. Pois, quanto maior é a velocidade do carro, mais fácil será perder o controle dele.

  1. Sente-se corretamente para dirigir

Esse é um detalhe de deixamos de nos importar assim que somos aprovados no exame final da carteira de habilitação. No entanto, sustentar uma postura errada ao volante, além de lhe trazer problemas físicos futuros, em alguns casos lhe impedirá de ter pleno controle sobre o veículo.

Procure sempre se sentar com a coluna completamente apoiada no banco, a uma distância que seus pulsos fiquem exatamente em cima do volante, ao esticar os braços. Além de evitar problemas na coluna e nas articulações dos ombros e braços, fazendo isso você garante também um maior controle sobre a estabilidade do veículo.

  1. Evite o famoso “Anda. Para. Anda. Para…”

Se você estiver circulando por uma via repleta de semáforos, procure manter uma velocidade mais baixa e constante, evitando o aceleramento e a frenagem repentina. Além de evitar possíveis acidentes com essa atitude você também poupará combustível.

  1. Mantenha sempre uma distância segura

Andar colado na traseira do carro à sua frente, além de perigoso para você e o outro motorista, só demonstra que você é um condutor irresponsável e ruim. Procure sempre manter uma distância segura do carro da frente, tanto em um congestionamento como na circulação em uma via.

  1. Tenha atenção redobrada em situações adversas

Digerir a noite, ou em dias chuvosos exige uma atenção maior do condutor. Nessas ocasiões a visibilidade cai muito, e as chances de sofrer um acidente aumentam. Procure manter uma velocidade menor do que a indicada para via, mas sempre constante. Assim, se você precisar frear evitará o temível efeito conhecido como aquaplanagem.

  1. Não carregue peso desnecessário

Sobrecarregar o veículo, além de deixar a condução do mesmo mais pesada e difícil, faz com que o carro consuma uma maior quantidade de combustível, óleo, fluido de freios, etc. O que acaba causando também maiores gastos com manutenção. Portanto, evite ao máximo o uso de equipamentos pesados ou o transporte constante de muita carga.

  1. Fique de olho nos pontos cegos

Os veículos possuem alguns pontos cegos, ou seja, determinados ângulos de visão do motorista, que em uma ultrapassagem ou troca de faixa, podem deixar outros condutores “invisíveis”, fora do seu campo de visão. Sempre que for mudar de faixa em uma avenida, ou fazer uma ultrapassagem, permitida e segura, atente-se aos pontos cegos.

  1. Apenas dirija

Quando você estiver com o carro em movimento, preocupe-se apenas em dirigir. Evite se distrair com eletrônicos como aparelhos de DVD, de som, celulares, etc. Essa dica também serve para pessoas que costuma comer ou beber enquanto dirigem. Fazer uma atividade paralela com a condução, além de ser perigoso por te distrair, é considerado uma infração de trânsito, passível de multa e perda de pontos na carteira.

  1. Garanta sempre a segurança

Bons motoristas se preocupam com a sua segurança e a de terceiros. E, uma ótima maneira de garantir isso, além de seguir as demais dicas apresentadas aqui, e contar com um seguro auto. Dê preferência para as coberturas que atendem danos a terceiros, assim se você tiver o azar de se envolver em um acidente, mesmo sendo cauteloso, não precisará se preocupar com os reparos e indenizações das outras pessoas envolvidas na colisão.

Como você pode ver, abordamos apenas dicas fáceis voltadas para situações extremamente comuns e constantes. Para que você possa se tornar um motorista melhor, vale a pena investir nesses hábitos simples. Além de garantir a sua segurança e evitar acidentes ou problemas com a lei, você também poderá contar com um menor consumo de combustível.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *