10 melhores planos de saúde de 2022

Os melhores planos de saúde de 2022 se destacam por seus indicadores. Conheça alguns deles.

Com saúde não se brinca. Essa frase é uma velha conhecida e nunca deixa de ser verdadeira.

Para que possa contratar um serviço para cuidar dela, ela precisa ser de qualidade. Então, nada melhor do que saber quais são os melhores planos de saúde de 2022 e ter um pouco mais segurança no momento da escolha.

Se quer ajuda para descobrir quais são as operadoras que se destacam, fizemos um levantamento que lhe pode ser bastante útil.

10 melhores planos de saúde de 2022

Imagem: Getty Images

10 melhores planos de saúde de 2022

A nossa pesquisa utilizou critérios que explicaremos mais abaixo nesse texto. Porém, eles serviram para que conseguíssemos fazer uma lista com as operadoras que mais se destacaram usando informações de órgãos oficiais e de sites renomados.

Veja como ficou a classificação e os principais indicadores que utilizamos.

1. Unimed Uberaba

A primeira na lista dos melhores planos de saúde de 2022 é a Unimed Uberaba. Ela conseguiu a nota mais alta no site Reclame Aqui, 9,1, isso também lhe rendeu a classificação ótimo. Ela também reúne um número pequeno de reclamações, o que é um bom indicativo.

Quando olhamos o Índice Geral de Reclamações da ANS, o cenário muda. Das pesquisas ela é a que reúne um maior número de registros, são 104.

Já no site Consumidor.gov.br, a boa notícia é que não há reclamações feitas contra ela.

Unimed Uberaba

2. Unimed São José dos Campos

Essa é outra empresa que se destacou com uma nota também considerada alta. Ela obteve a nota 8,4, o que é bem acima da média no site Reclame Aqui.

Na pesquisa feita na ANS, ela está dentro da média das operadoras pesquisadas com 48 casos registrados. Já no Consumidores.gov.br, das empresas que pesquisamos que possuíam registros, ela foi a que teve a menor nota, 2,3.

Unimed São José dos Campos

3. Unimed Curitiba

A Unimed Curitiba aparece empatada em relação a nota geral do site Reclame Aqui com a próxima da lista. Mas como usamos o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio com a empresa para desempate, ela levou vantagem.

Obteve 8,3 e respondeu a todos os registros que foram efetuados no site.

No Índice geral de reclamações da ANS, ela reúne 37 registros. No Consumidor.gov.br, conseguiu uma nota de 2,49, quase chegando na média.

Unimed Curitiba

4. Unimed São José do Rio Preto

Como mencionamos, ela empatou com a operadora de plano de saúde acima, mas em relação aos critérios de desempate acabou perdendo. Ela é o último dos melhores planos de saúde de 2022 que conseguiu uma classificação ótimo.

Com nota de 8,3 e 75% dos clientes informando que voltariam a fazer negócio com ela, conquistou o 4º lugar.

Na ANS. reúne 57 reclamações. No Consumidor.gov.r, obteve nota 3,16, a maior de todas as operadoras pesquisadas nesse canal.

Unimed São José do Rio Preto

5. Unimed Belo Horizonte

A Unimed Belo Horizonte é a nossa quinta colocada e a primeira da lista com a classificação bom pelos critérios do site Reclame Aqui. Nesse canal, ela também obteve a nota 7,9.

No índice da ANS, que reúne as reclamações, ela tem 60 casos informados. Já no Consumidores.gov.br, não há registros contra ela, o que analisando apenas esse fator poderia ser bastante positivo.

Unimed Belo Horizonte

6. SAMP Espírito Santo

Esse é o primeiro dos melhores planos de saúde de 2022 que não faz parte da cooperativa Unimed. No Reclame Aqui, ficou com a nota 7,8, bem pouco abaixo da que ocupa uma posição acima.

Em comparação às demais classificadas, é uma das empresas que têm menos registros de reclamações na ANS, com apenas 35. No site Consumidores.gov.br, ela não aparece com nenhuma reclamação.

SAMP Espírito Santo

7. Fundação São Francisco Xavier

Outro dos melhores planos de saúde de 2022 que não faz parte do Grupo Unimed é a Fundação São Francisco Xavier. A operadora mineira ficou com a nota 7,6, apesar de ter um percentual alto de clientes que voltariam a fazer negócio com ela (83,3%).

Na ANS, ela aparece com 67 registros e no Consumidores.gov.br nem chega a ser mencionada.

Fundação São Francisco Xavier

8. Premium Saúde

A Premium Saúde é a próxima empresa do nosso ranking. Ela empata em relação a nota do Reclame Aqui com a próxima citada, mas ganha em relação ao percentual de clientes que voltariam a fazer negócio, são 66,4% contra 46,9%. Obteve a nota 7,4 e classificação bom, permanecendo acima da média.

De todas as operadoras pesquisadas, é a que mais se destaca no índice geral de reclamações da ANS. São apenas 25 registros, o menor que encontramos no levantamento feito.

No Consumidores.gov.br, não havia nenhuma reclamação.

Premium Saúde

9. Unimed Seguros

Voltando às empresas que fazem parte do Grupo Unimed, temos a Unimed Seguros. Ela ocupa a 9ª posição com a nota 7,4 no Reclame Aqui.

No índice da ANS, possui 38 registros e no Consumidores.gov.br ficou com a nota 2,33.

Unimed Seguros

10. Unimed de Santa Bárbara D’Oeste e Americana

Para fechar nosso ranking dos melhores planos de saúde de 2022, temos a Unimed de Santa Bárbara D’Oeste e Americana.

A operadora ficou com a nota 7,3 no Reclame Aqui e conseguiu manter a classificação bom.

O que preocupa é o índice da ANS, pois ela foi a 2ª empresa mais reclamada, com 98 registros. Por outro lado, no Consumidores.gov.br, ela não aparece.

Unimed de Santa Bárbara D’Oeste e Americana

Como a pesquisa foi feita

Para criar o ranking com os melhores planos de saúde de 2022 precisamos fazer uma pesquisa. São centenas de operadoras de saúde e não seria viável consultar todas elas. Por isso, seguimos alguns critérios e fomos utilizando filtros.

1 – O primeiro passo foi pesquisar junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse órgão é responsável por regulamentar e fiscalizar o setor, por isso reúne todas as operadoras.

Periodicamente é feito um levantamento para identificar quais são as empresas que se destacam no Programa de Acreditação de Operadora. Esse avalia quatro pilares diferentes em relação à gestão organizacional e de saúde. Selecionamos as 20 primeiras operadoras que aparecem na lista.

Todas as selecionadas conseguiram classificação nível I, o que significa ter uma nota igual ou superior a 90.

Em relação a operadora Unimed, a classificação é feita de forma regional, pois a empresa reúne diferentes cooperativas.

2 – Com a lista dos 20 melhores planos de saúde de 2022, partimos para um novo filtro para chegar ao top 10.

Optamos por utilizar o site Reclame Aqui com o índice de reclamação dos últimos 12 meses. O período compreendido foi de 01/12/2020 a 30/11/2021.

O site possui diferentes notas e classificações, então primeiro consideramos a nota que a operadora recebe dada pelo próprio Reclame Aqui. Essa é baseada em outros critérios como índice de respostas, clientes que voltariam a fazer negócio, índice de solução e outros.

Quando havia empate na nota da operadora, usávamos como critérios de desempate o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio.

3 – Apesar do ranking já estar formado apenas com o critério acima, decidimos buscar outras fontes para que pudéssemos ter mais dados comparativos. O próximo passo foi olhar o Índice Geral de Reclamação da ANS.

Como as pessoas podem registrar reclamações das operadoras no órgão, essas ficam contabilizadas. Nesse caso, podemos ver quantos registros foram feitos, independentemente de ter ou não uma solução satisfatória.

4 – Olhamos também o site Consumidor.gov.br. Esse é um site governamental que também registra as reclamações dos usuários. Quando ocorre o registro em sistema, as pessoas precisam avaliar as operadoras, e isso gera uma nota que varia de 0 a 5.

Foi exatamente essa nota que usamos para apresentar aqui na pesquisa, porém, nem todas as operadoras possuem reclamações. Nesse caso, muitas delas não foram avaliadas nesse canal.

Portanto, o ranking dos 10 melhores planos de saúde de 2022 foi feito usando as informações da ANS e site do Reclame Aqui. Os demais canais são para complementar a percepção que os clientes possuem sobre essas empresas.

Vale lembrar que esse foi o critério que nós utilizamos, e você pode usar o que achar que é mais conveniente. Se usar outros, a sua classificação pode ser bem diferente.

Conclusão

Quando avaliamos as operadoras segundo os critérios que estabelecemos conseguimos criar esse ranking. Entretanto, se optássemos por usar outro indicador como principal isso seria bastante diferente.

Como o que mais importa para o consumidor é a percepção que ele possui, preferimos usar a opinião de outros clientes que tiveram problemas com as empresas como nosso guia.

De qualquer forma, é possível usar as informações que selecionamos para que tenha ideia de quais são as operadoras que andam se destacando. Assim, ao ter que escolher alguma terá dados para utilizar.

E você concorda com esse ranking? Acha que alguma empresa de destaque poderia aparecer aqui na lista dos melhores planos de saúde de 2022?

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *