Graças às redes sociais, o marketing digital voltado para o ramo de seguros vem se tornando uma grande tendência. 

Uma das ferramentas mais utilizadas para atingir os clientes certos na hora certa é o inbound marketing para seguros, que permite uma comunicação mais direta e efetiva com os consumidores do serviço.   

É uma técnica usada para promover vários tipos de negócios, e com corretoras e seguradoras não seria diferente.

No texto a seguir você vai encontrar informações como:

  • O que é inbound marketing;
  • Principais estratégias de marketing de seguros;
  • Benefícios do marketing de seguros;
  • Dicas de aplicação.

Ao final da leitura, você vai saber exatamente porque o Marketing Digital é tão recomendado para a divulgação de corretoras e seguradoras.

Entenda a importância de aplicar o marketing no mercado de seguros
Imagem: freepik/tirachardz

O que é inbound marketing

Imagine pesquisar “condições de pagamento seguradoras” no Google e encontrar conteúdo que complemente as ofertas costumeiras.  

No blog da empresa especializada, o ideal é que você encontre artigos explicando as opções de seguros disponíveis, as formas de pagamento e muito mais. Resultados contendo informações específicas, para além da mera propaganda, são os exemplos mais tradicionais de inbound marketing.

A intenção por trás deles é atrair clientes por meio da mensagem que a empresa passa e um conteúdo relevante desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Por meio da produção de material de destaque, a marca crescerá aos olhos dos consumidores.  

A partir daí, estabelece-se uma relação mais próxima e produtiva entre o cliente e a empresa, que deve continuar sendo nutrida com estratégias complementares, como anunciar no Google Ads.  

Afinal, com isso, ao invés da pouca interação das técnicas de marketing tradicional, o dinamismo e a troca de informações instantâneas é estimulado.

Principais estratégias de marketing de seguros

A internet é um dos principais meios de comunicação da atualidade, se não for o principal.

Portanto, não é de se espantar que a grande maioria das empresas a estejam usando para fazer negócios.

Nos tópicos a seguir trazemos as plataformas mais importantes para se destacar na web, desde ferramentas de redes sociais, como o Instagram Ads, até táticas de comunicação interna.

1. Site

Um site profissional deve ser o ponto de partida para uma estratégia de marketing bem-sucedida.

É por meio dele que os clientes em potencial e as pessoas que procuram mais informações sobre a empresa vão ter o primeiro contato com a seguradora ou corretora.

As ações comunicativas devem ser focadas no cliente. Por isso, tudo deve ser planejado para que fique esclarecido qual é o seu objetivo comercial e o valor do seguro que você presta.

Nesse sentido, é fundamental investir na construção de um site informativo e funcional para que seus clientes conheçam a corretora no ambiente digital.

Não é à toa que não ter um site oficial, hoje em dia, é visto como um sinal sério de falta de credibilidade.

2. Mídias sociais

Ao longo dos anos, as mídias sociais têm se mostrado uma ferramenta muito eficaz para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços. No caso dos corretores de seguros, não é diferente.

Com uma boa presença nas redes sociais, você pode alcançar consumidores em potencial por meio de postagens orgânicas ou pagas, direcionando-os para o site da corretora.

Além disso, redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são ótimos canais para atendimento em tempo real. Graças à área de comentários e à caixa de entrada.

Vários sites desse tipo contam com ferramentas específicas para elaborar anúncios personalizados. É o caso do Twitter Ads, Instagram Ads e como funciona o Facebook Ads, ferramentas poderosas para alcançar mais usuários.

3. Blog

O blog é um canal fundamental para mostrar todo o conhecimento e a proficiência do corretor na área.

Essa plataforma serve, principalmente, para manter os clientes bem informados sobre as principais novidades do momento. Mas não só isso.

Ter um blog é essencial para o SEO (Search Engine Optimization) do seu site. A publicação de artigos com palavras-chaves relevantes e interessantes aumenta o número de acessos.

4. Google Meu Negócio 

A boa classificação nos mecanismos de pesquisa da web é essencial para se destacar da concorrência e promover os serviços do seu corretor e, para isso, o Google Meu Negócio pode ajudar. 

Por meio dessa plataforma, seus potenciais clientes e perfis já convertidos poderão acessar informações importantes sobre a empresa, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Horário de funcionamento.

Essas visitas fornecem dados valiosos do perfil de cada visitante, e as informações podem ser usadas para aprimorar estratégias de marketing e comunicação.

5. E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma maneira eficaz de divulgar sua corretora de forma segmentada.

Para otimizar seus disparos e aumentar métricas como taxas de abertura e de cliques, você deve investir em uma ferramenta de automação de e-mail.

O envio de conteúdo específico por e-mail contribui para deixar o cliente mais próximo da empresa, já que ele vai ser lembrado dela com frequência.

Só tenha cuidado para não encher a caixa de entrada com spam. Isso causa uma má impressão difícil de ser superada.

6. Planejamento de inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia baseada em atrair e nutrir leads com base na jornada de compra.

Como já explicamos, a veiculação de conteúdo relevante é o que motiva os leads a se tornarem clientes efetivos.

Para uma estratégia de inbound marketing eficaz, é muito importante que você identifique a persona que representa o principal comportamento do seu público-alvo.

Assim, você vai poder criar conteúdo personalizado para ela, o que aumenta ainda mais as chances de conversão.

As estratégias listadas até aqui – um bom blog, uso ativo das redes sociais, uma ferramenta de automação de e-mails – fazem parte da base para uma boa aplicação dessa estratégia. 

7. Endomarketing

No fim das contas, marketing é saber se comunicar com os clientes. Para fazer isso, todos na sua corretora têm de estar na mesma sintonia. Logo, é fundamental investir em ações de marketing dentro da empresa, ou seja, em ações de endomarketing.

Os membros da equipe vão estar sempre atualizados a respeito do que acontece na corretora: novos produtos disponíveis, promoções e ações.

Trata-se de um acervo de informações valiosas para otimizar o atendimento ao cliente para todos os profissionais que fazem parte da instituição.

Benefícios do marketing de seguros

As estratégias listadas acima não vão trazer resultados instantaneamente. É preciso planejamento e paciência para começar a usufruir de seus benefícios.

Acima de tudo, é importante entender a relevância e o que ela pode trazer não só para os clientes, mas também para a equipe da corretora de seguros. Confira os principais a seguir: 

Reter clientes

Conquistar novos clientes é muito mais trabalhoso e caro do que reter clientes antigos. Então, é muito importante manter relacionamentos com quem já está devidamente fidelizado.

Cultivar essa relação e continuar demonstrando os benefícios dela é o que vai garantir que o consumidor não busque outra empresa do mesmo ramo.   

Garantir a estabilidade do negócio  

A venda de seguros para o mesmo cliente não é algo que acontece todos os meses.

Por exemplo, quando você contrata um plano de saúde corporativo, ele tende a durar muitos anos. Já o seguro automotivo só é renovado uma vez por ano.   

Quando você trabalha com marketing de relacionamento, há uma maior garantia de que as renovações e assinaturas de novos produtos sejam feitas com sua seguradora, o que facilita a operação e deixa o negócio mais estável, contudo, é preciso considerar essa periodicidade e ter diferentes produtos e ações para atrair e reter os usuários.   

Saber quem são seus clientes e o que eles precisam  

Como o marketing digital aproxima os corretores dos consumidores, fica mais fácil descobrir os hábitos, preferências e necessidades de cada um deles.

Essas informações podem ser usadas para fazer ofertas de seguros personalizados, por exemplo.

Isso transmite credibilidade, pois prova que o cliente é ouvido e valorizado. Quando as pessoas têm certeza de que os serviços atendem às suas necessidades, eles tendem a ser contratados com muito mais facilidade.   

Valorizar a marca

Se os corretores interagirem regularmente com os clientes, seja através de e-mail, redes sociais, chat e muito mais, estes serão lembrados mais facilmente da marca e até da necessidade de rever novas contratações, por conta da proximidade constante.

Isso ajuda a fortalecer a marca, em primeiro lugar porque ela está disponível em diferentes canais e é acessível; em segundo, porque as pessoas vão lembrar da marca quando alguém pedir recomendações. A propaganda boca a boca fortalece a marca e lhe dá credibilidade. 

O marketing também é fundamental para melhorar a comunicação empresarial, melhorar o atendimento por meio de feedbacks, facilitar o estabelecimento de parcerias profissionais e muito mais.  

Assim, o investimento em marketing não serve apenas para se aproximar dos clientes, mas para dinamizar a operação e garantir a sustentabilidade de todo o negócio.

Conclusão

O marketing sempre foi parte integrante da atuação corporativa. O que mudou é que, com o surgimento e desenvolvimento da internet, as estratégias foram se personalizando cada vez mais.

Aproveite as dicas e informações para fazer um bom plano de comunicação para a sua corretora!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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