É muito importante ter um seguro de moto, por isso, vamos listar quais são os itens que você deve levar em conta quando cotar seguro moto.
Ter um seguro moto vai muito além de apenas ter uma segurança, caso a moto seja roubada. Contratar um seguro de moto pode ajudar muito no seu dia a dia, principalmente em caso de acidente ou problema com a moto no caminho. Para te ajudar, mostraremos quatro itens para levar em conta ao cotar seguro moto.
Em São Paulo, por exemplo, estado com um grande número de motos, nos sete primeiros meses de 2022, foram mais de 7000 motos roubadas, representando um aumento de 49% quando comparamos ao mesmo período de 2021. Os números foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
Por conta disso, é fundamental analisar a contratação de um seguro moto, que é um dos veículos mais utilizados tanto para locomoção como ferramenta de trabalho. Preste atenção nos itens que iremos falar que você precisa levar em conta ao cotar seguro moto.
O que levar em conta ao cotar seguro moto?
Uma forma de resguardar o seu bem de furtos, roubos, acidentes ou alguma pane mecânica é ter um seguro. Através dele você tem assistência caso tenha um problema e, com isso, até economizar dinheiro.
Ter um seguro moto pode trazer tranquilidade para você tanto financeira quanto até mesmo quando estiver pilotando na rua.
Existem alguns pontos importantes que você deve levar em conta ao cotar seguro moto. Saiba mais:
1 – Análise a cobertura do seguro
Cada seguradora tem a sua especificação do seu produto, por isso, é importante ficar atento ao que é válido na cobertura do seu seguro moto.
Geralmente, as opções básicas têm incluídos a assistência de emergência 24 horas, guincho e cobertura de danos em caso de danos como, por exemplo:
- Acidentes Naturais (enchentes, chuva de granizo, dentre outros);
- Colisão;
- Incêndio;
- Furto ou roubo.
Já os opcionais que podem ser adicionados são:
- Em caso de acidente, cobertura de terceiros;
- Troca de equipamentos como vidros;
- Reembolso com gastos capacete e luvas.
Lembrando que quanto mais itens você colocar como adicional do seu seguro, mais você vai pagar pelo serviço.
2 – Compare os valores oferecidos
Como falamos acima, quanto mais você colocar de adicional no seu contrato o valor vai aumentar, por isso, é importante saber dosar o que realmente é necessário.
Desta forma, você vai conseguir economizar neste momento.
3 – Faça comparações online
Com a evolução da tecnologia é possível fazer comparações entre várias operadoras de seguro moto. Assim, você conseguirá ter uma base de quanto realmente pagará no seu contrato.
Claro que é importante que, durante a cotação, você converse com o corretor de seguro e tente negociar o máximo para pagar o valor do seguro moto que cabe no seu bolso.
4 – Benefícios do contrato
Além de ficar de olho na cobertura que você terá direito, é legal analisar quais benefícios estão inclusos no seu contrato. Como citamos no primeiro item, pode ser a assistência 24 horas ou até um programa de pontos que, conforme você acumula, pode ter descontos no momento de uma renovação do seguro moto.
Como é feita a cobrança de um seguro moto
Alguns detalhes fazem a diferença no momento de avaliação para fazer a precificação do seu seguro moto. Saiba mais:
- Qual é o modelo e ano da moto – consequentemente o valor do veículo;
- perfil do principal condutor;
- Local em que a motocicleta passa a noite;
- Se o condutor tem histórico de sinistro;
- Quantos quilômetros o condutor anda por dia;
- Se a moto fica parada na rua, após sair de casa;
- Análise dos números de roubos e furtos na região que o condutor mora e no local do trabalho, caso irá trabalhar com a moto;
- Como será a utilização da moto, por exemplo, apenas locomoção ou a trabalho.
Por conta desta lista, não é possível estabelecer uma tabela do valor do seguro moto apenas se baseando no modelo e ano do veículo.
Outro ponto é que, por isso, não existe um seguro igual para todo mundo. Tudo vai depender do padrão e perfil de quem estiver contratando o seguro moto. Com certeza uma pessoa que usa a moto para fazer entregas, por exemplo, precisa ter uma cobertura diferente daquela do condutor que utiliza o veículo apenas para ir ao trabalho.
Como contratar um seguro moto
Para fazer a contratação do seu seguro moto é necessário entrar em contato com um corretor de seguros de confiança ou buscar na internet os sites das seguradoras.
Pronto! Agora que você já sabe quais são os itens para levar em conta ao cotar seguro moto, é só começar a pesquisa para contratar o seu e, com isso, deixar a sua moto bem segura.