Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Principalmente, quando o aumento de número de negócios fechados online, as pessoas ficaram mais suscetíveis a ter problemas na hora de comprar um carro. Por isso, listaremos alguns golpes na hora de comprar um carro para você se prevenir.

Nos dias de hoje, os famosos classificados mudaram de lugar e muitas pessoas utilizam a internet para fazer um anúncio. Com isso, vamos listar alguns golpes que podem acontecer na hora de comprar um carro e mostrar como se prevenir.

A pandemia fez com que muitas pessoas optassem a comprar um carro pela internet e outras apenas pesquisaram. De acordo um relatório do Google, quase 20% das pessoas teriam adquirido um veículo online se tivesse opção.

Se você gostou de algum automóvel, então, fique de olho nos golpes na hora de comprar um carro e como se prevenir.

4 golpes na hora de comprar um carro e como se prevenir
Imagem: Getty Images

Conheça os golpes na hora de comprar um carro

Claro, que não é apenas na internet que são aplicados golpes na hora de comprar um carro, mas, lá, existe uma proporção maior, já que os golpistas podem se “esconder”. Então, eles são maioria. De acordo um relatório produzido pela OLX e iCarros, chegaram à conclusão que mais de 5 mil golpes foram aplicados, totalizando R$ 906 milhões, só em 2022.

Por isso, fique de olho nas dicas que daremos sobre os golpes e como se prevenir.

1 – Pagamento adiantado

Em nenhum tipo de negócio, você deve fazer o pagamento antes de ter contato pessoalmente com o carro ou com o vendedor para não ter problemas e este é um golpe muito comum na hora de comprar um carro.

Neste caso, quando o comprador mostra interesse pelo veículo, ele pede um valor de “sinal” para poder guardar o carro porque tem outra pessoa interessada, por exemplo.

Algumas vezes, o golpista chega a emitir boletos falsos para enganar as pessoas. Por isso, não realize nenhum pagamento sem assinar, no mínimo, o contrato de compra e venda.

2 – Tenha certeza da realidade do anúncio

Parece até mesmo que estamos loucos, mas uma das coisas que você precisa ter a certeza é de que o carro existe. Afinal, se ele não existe, não tem o que você comprar, concorda?

Geralmente, os golpistas até usam carros reais, porém, eles não estão à venda. E uma das formas de atrair compradores é anunciar o produto por valores bem menores e, claro, abaixo da tabela Fipe. Quem não resiste a uma promoção, não é mesmo?

Por isso, se você achar que o automóvel está muito barato, desconfie. Para não cair neste golpe, o ideal é marcar com o vendedor um encontro para que você possa avaliar as condições do carro.

3 – Veja a quilometragem do carro

Uma coisa muito comum é a alteração da quilometragem do carro para trazer mais valor a ele e, claro, que este item é apenas para as pessoas que irão comprar um veículo usado ou seminovo.

Como quanto mais rodado, menos valor o carro tem, alguns vendedores tendem a mexer no relógio de quilômetros com a intenção de valorizar o produto. Porém, existem scanners que já detectam se aconteceu alguma alteração quando o assunto é o número de quilômetros rodados.

Mas, pode ser um pouco complexo fazer esta análise, mas existem alguns pontos que você consegue observar para não cair neste golpe na hora de comprar um carro:

  • Dê uma olhada quais são as previsões de revisão no Manual do Proprietário. Se for menor que está no painel, pode ter certeza de que aconteceu uma adulteração;
  • Outra forma de avaliar é prestar a atenção na etiqueta da troca de óleo, dentre outras.

4 – Entenda o histórico do veículo

Outro cuidado bem importante é entender com o vendedor qual é o histórico do carro, principalmente, em relação a batidas e manutenção de motor. Além disso, fique de olho se o veículo passou por algum recall da montadora.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Quanto mais documento o vendedor conseguir te mostrar, mais vai te ajudar a ter confiança de que não é um golpe.

Além disso, tenha a certeza de que não é um veículo de leilão, já que, geralmente, carros comprados nestas condições tendem a ter um histórico de sinistro ou acidente.

Você já caiu em algum golpe na hora de comprar um carro? Compartilhe com a gente nos comentários.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *