Como funciona e como fazer um financiamento para construção

Um financiamento para construção pode ser uma ótima saída para quem quer construir ou reformar. Saiba tudo sobre o assunto no texto.

Basicamente, existem dois tipos de financiamento para construção. Mas eles podem variar conforme o banco escolhido. Então, é importante pesquisar bem até encontrar o crédito ideal ao seu caso.

Muitas vezes, também é possível usar o crédito para a compra de terreno, máquinas e equipamentos e outros.

Mas também é comum que esse tipo de gasto tenha opções de empréstimo específicos para esses fins.

Como funciona e como fazer um financiamento para construção

Imagem: Pikist

Um financiamento para construção do tipo empréstimo disponibiliza valores para que você pague todo o necessário à obra. Como a contratação da mão de obra, compra de materiais de construção, projeto da reforma e mais.

Já o financiamento em formato de cartão de crédito é direcionado para a compra de materiais de construção. Bancos e até lojas de materiais oferecem esse tipo de financiamento.

Saiba mais sobre o assunto no texto e descubra como fazer um financiamento para construção.

O que é um financiamento para construção?

Um financiamento para construção é ideal para quem precisa reformar ou construir. Seja uma casa, apartamento, chácara ou outro tipo de imóvel.

É possível iniciar a construção do zero, terminar uma obra em andamento, ampliar o espaço, reformar um ambiente ou estrutura etc.

Ao obter esse tipo de financiamento, você vai receber o crédito em conta. Então, poderá usar o valor para a construção ou outros fins permitidos pelo banco. Isso porque, alguns financiamentos são mais limitados.

Depois que você tiver acesso ao crédito, vai pagar parcelas ao banco até quitar a dívida. O valor dessas parcelas e prazo de pagamento variam por contrato.

Na hora de obter o financiamento, também é importante verificar o Custo Efetivo Total (CET) do crédito. Ou seja, os juros e outras taxas cobradas. 

Dessa forma, você saberá exatamente o que vai pagar e poderá programar as suas finanças.

Como fazer financiamento para construção?

1. Pesquise sobre a financiadora

São vários os bancos e financeiras no mercado, e muitas oferece financiamento para construção. Então, é essencial pesquisar entre as empresas antes de obter o crédito.

Você vai perceber que os custos e condições de cada financiamento são variados. Com a pesquisa, você conseguirá entender qual se encaixa no seu objetivo e orçamento.

Além de verificar esses aspectos, lembre-se de pesquisar como a empresa é vista no mercado. Ela é bem-vista pelos demais consumidores?

Isso vai te dar mais segurança sobre a operação financeira. Confira a opinião dos usuários nas redes sociais da financeira e em sites como o Reclame Aqui.

2. Avalie as opções de crédito

Como citamos, são vários os tipos de financiamento para construção oferecidos. Tenha a certeza de conferir como cada serviço funciona, e escolha o que melhor se encaixa ao que você deseja.

3. Analise o CET de cada serviço

Os juros de um financiamento não são os únicos custos de um financiamento. Há outras taxas associadas ao crédito, e você precisa conhecê-las por completo.

Dessa forma, será mais simples planejar suas finanças e garantir o financiamento em dia.

4. Solicite uma análise de crédito

Com tudo acima avaliado, você poderá solicitar o crédito à financeira. A empresa vai avaliar os valores desejados, o seu perfil e apresentar uma proposta com prazo de pagamento, juros etc.

Entregue todos os dados necessários

Para a solicitação do crédito, será preciso fornecer à financeira todos os seus dados. Como seu CPF, RG, endereço residencial e mais.

5. Planeje suas finanças

É fundamental planejar o seu orçamento antes de obter um financiamento. Assim, você terá mais segurança de que vai conseguir pagar pelo crédito depois.

Coloque cada um dos seus gastos mensais na ponta do lápis e considere o CET e o prazo de pagamento do financiamento. Com um bom planejamento, você vai evitar que o débito vire uma bola de neve.

6. Assine o contrato

Com o financiamento escolhido e acertado, você vai assinar o contrato do crédito. Lembre-se de ler o documento com cuidado, pois ele terá todas as regras do acordo.

Após assinar o contrato, você terá concordado com essas regras. Será um problema tentar reclamá-las depois.

7. Pague pelo financiamento para construção

Ao assinar o contrato, você terá acesso ao crédito. Ou por meio do cartão de crédito para materiais, ou com os valores disponibilizados em conta.

Depois, será preciso fazer o pagamento das parcelas mensais ao banco, até que o prazo do contrato chegue ao fim.

Pronto! Então, agora você já sabe como funciona e como fazer um financiamento para construção. Não se esqueça de pesquisar bem entre as financeiras, para encontrar a melhor opção aos seus objetivos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *