Financiamento de casa: como funciona e como solicitar?

Um financiamento de casa é o modo mais comum de adquirir um imóvel hoje. Saiba como funciona o financiamento residencial e como contratar um para você.

Quando opta por um financiamento de casa, o usuário escolhe um banco. Esse banco faz o pagamento do imóvel à vista, ao dono ou construtora responsável pelo imóvel.

Então, o comprador, você fará o pagamento do imóvel ao banco, por meio de parcelas. Para que o banco tenha algum lucro, juros são aplicados ao valor original da casa.

Os juros podem ser de dois tipos, dependendo do seu contrato. Há os juros pré-fixados, definidas no início do financiamento, e os juros pós-fixados, que variam conforme os índices da inflação.

Em todo o caso, é comum que esses financiamentos durem anos e anos. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, há financiamentos de 30 anos!

Com os valores tão diluídos assim para o pagamento pelo usuário, o orçamento não costuma apertar. Logo, você poderá pagar seu imóvel aos poucos, realizando o sonho da casa própria.

Apesar de falarmos de financiamento de casa, vale dizer que esse não é o único imóvel que pode ser parcelado.

Apartamentos, sítios, espaços comerciais e vários outros também podem ser quitados com a ajuda de um banco. Você só vai precisar encontrar uma financeira que aceite realizar o negócio.

Abaixo, nós contamos como obter um financiamento e mais sobre o assunto. Continue lendo!

Financiamento de casa: como funciona e como solicitar?

Imagem: Getty Images.

Tipos de financiamento de casa

Existem três tipos de financiamento de casa e, para escolher o melhor, você vai precisar avaliar alguns fatores.

Começando pelo capital que você possui disponível. Outro aspecto importante será a taxa de juros e tempo de contrato de cada um.

Muito provavelmente, você vai querer fazer negócio com uma financeira que cobre juros mais baixos e dê maior prazo para pagamento. Assim, terá seu orçamento mais livre ao longo dos anos.

Dito isso, é hora de apresentar os tipos de financiamento de imóveis disponíveis. Veja a seguir.

Financiamento pelo FGTS

Para fazer um financiamento por meio do FGTS, é preciso respeitar algumas limitações no preço do imóvel. O valor máximo da casa varia todos os anos, então é importante que você faça essa consulta hoje.

O financiamento também só está disponível para indivíduos que têm renda máxima específica. A sua taxa de juros costuma ser a mais baixa do mercado.

Um financiamento deste tipo faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Com ele, o trabalhador pode resgatar o dinheiro do seu FGTS e dar como entrada no imóvel. Então, o valor do débito que ficará em aberto vai diminuir.

Financiamento pelo SBPE

Enquanto isso, o financiamento pelo SBPE é mais “livre”, não tendo limite de renda para contratação. O SBPE é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

A taxa de juros deste tipo de financiamento para casa pode variar conforme o valor do imóvel. Mas, caso o imóvel financiado esteja dentro dos limites do SFH (citado no tópico anterior), os juros desses financiamento não podem ser superiores a 12%.

Financiamento com a construtora

As construtoras de imóveis também realizam financiamentos. Sua principal vantagem é que não há limites para financiar os valores, e existe uma maior flexibilidade na negociação de juros.

Por outro lado, podem haver desvantagens como juros mais altos. Sem contar que, se a construtora falir, o imóvel que você comprou pode ser hipotecado para pagar dívidas da empresa com o banco.

Para evitar problemas desse tipo, é preciso fazer o financiamento com uma empresa confiável. Você também deverá exigir uma certidão que exima seu imóvel de qualquer obrigação financeira da empresa.

Vale mencionar que é importante contratar um seguro de casa assim que fizer seu financiamento para já deixar o imóvel protegido.

Saiba como fazer um financiamento de casa

É relativamente simples fazer um financiamento de imóvel. Veja o passo a passo abaixo:

  • Pesquise os imóveis com um corretor imobiliário e escolha o que você deseja comprar;
  • Procure uma instituição financeira conhecida por fazer financiamentos de casa. Você pode pedir auxílio ao corretor para isso. Mas, basicamente, os principais bancos realizam o serviço: a Caixa, BB, Santander, Bradesco etc.
  • Avalie as condições que o banco oferecer para o financiamento, como prazo de pagamento, juros e sanções;
  • Converse bastante com o gerente do banco (ou da construtora) para compreender o negócio totalmente;
  • Concordando com a oferta, entregue todos os documentos solicitados pela financeira;
  • Assine o contrato e adquira seu imóvel!

Claro que essas são as etapas básicas para fazer um financiamento de casa. Todo o processo será explicado pela financeira de modo detalhado, assim que você iniciar o processo de cotação e parcelamento do imóvel.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *