Férias no Rio de Janeiro: o que ver e fazer além do roteiro tradicional

Você que vai passar as férias no Rio de Janeiro, selecionamos algumas dicas de passeios que vão além do roteiro tradicional. Anote e inclua essas atrações em seu tour pela cidade!

Rio de Janeiro, uma das cidades mais belas do Brasil, conhecida mundialmente por seus pontos turísticos encantadores e suas grandiosas praias. Todos os anos a cidade recebe em média 2 milhões de turistas estrangeiros e cerca de 5 milhões de visitantes nacionais.

Classificada como um dos maiores destinos mundiais para recepção de eventos culturais, comerciais, e exposições, a cidade é dotada por sua ampla infraestrutura de serviços turísticos. A vida cultural é intensa, há música no ar e a beleza da cidade enche os olhos de qualquer um que passa por ela, deixando de fato um sentimento de saudade que só será sanado na próxima visita.

Para te ajudar a fazer um tour incrível, selecionamos os melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro, que não faz parte do roteiro tradicional. Conheça!

Férias no Rio de Janeiro

Imagem: Pixabay/leogaleno

Como aproveitar as férias no Rio de Janeiro?

Com mais de 90 Km de praias, e com a maior floresta urbana do mundo, o Rio de Janeiro se torna uma cidade única. São poucas as cidades no mundo que oferecem tanta beleza natural como a Cidade Maravilhosa.

Montanhas, mar, florestas preservadas, o esplendor da costa e para completar ainda mais a beleza da cidade, temos a estátua do Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Isso tudo faz do Rio uma cidade incomparável.

Além dos pontos turísticos tradicionais, existe ainda uma diversidade de atividades e lugares para visitar, que muitos ainda desconhecem. Confira!

1. Pista Claudio Coutinho

Pouco conhecida pelos turistas e visitantes, a pista Cláudio Coutinho, nomeada em homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, possui 1,25 km de extensão. Por ela é possível curtir o nascer do sol de forma espetacular. E não somente isso, ela também proporciona um trajeto com vista para o Pão de Açúcar, Praia Vermelha e uma trilha de acesso para o Morro da Urca, onde você pode curtir o dia e comtemplar o pôr do sol.

O local, também abriga diversos barezinhos para todos os gostos, com vista para a praia do Flamengo. É de fato um lugar incrível e vale a pena conhecer. Além disso, está entre as atrações gratuitas para visitar no Rio de Janeiro!

2. Parque Lage

O lugar encanta qualquer um com seus 52 hectares de verde puro. Aos pés do Morro do Corcovado, o local é público e é também a escola de Artes visuais do Parque Lage. Além de proporcionar vistas incríveis para fotografias, você também pode aproveitar ambiente calmo e tranquilo para fazer um piquenique ou ler um livro embaixo de uma bela árvore.

3. Centro Histórico

O Centro Histórico do Rio é um lugar que podemos considerar completo para quem curte visitar prédios históricos. Fazer um passeio a pé por lá é descobrir a rica história brasileira, desde 1502 até aos dias atuais. É lá que se encontra a antiga residência imperial da família real portuguesa e onde a República foi proclamada.

E o melhor é que você pode considerar um tour gratuito a pé para conhecer lugares como: Arcos da Lapa, Paço Imperial, Teatro Municipal, Prefeitura, Palácio Tiradentes, Escadaria Selaron, Confeitaria de Colombo e a famosa Praça 15 de novembro.

4. Trilha da Pedra da Gávea

Com 844m de altura, a Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo. É possível trilhar até ao cume, no entanto, requer condicionamento físico e muita atenção, de preferência, o apoio de um guia experiente.

Considerada a trilha mais difícil da cidade, o percurso tem no mínimo 3 horas de duração, e isso só na subida. Mas, como todo esforço tem uma recompensa, a Pedra da Gávea não vai te deixar na mão. A vista proporcionada pelo cume é panorâmica e se estende da orla da Zona Oeste e Zona Sul, além da floresta da tijuca e das montanhas. É de fato, de tirar o folego.

5. Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas fica nas ladeiras do bairro de Santa Teresa e conta com diversos atrativos como teatros infantis, apresentações de circos, músicas e exposições de artes plásticas. Além de ser ideal para tirar belas fotos, a vista é incrivelmente deslumbrante e se estende do aeroporto Santos Dumont até a Urca. Sem contar que é lugar perfeito para quem quer namorar ou conversar enquanto contempla a paisagem.

6. Real Gabinete Português da Leitura

O edifício foi construído em 1880, mas sua história começou alguns anos antes, quando imigrantes portugueses decidiram fundar uma instituição para promover na cidade a cultura de seu país. A arquitetura neomanuelina é inspirada no século 16, um período marcante para Portugal pelo seu grande desenvolvimento econômico.

Com centenas de estantes e sua estrutura metálica, o edifício é decorado com características únicas, exibe elementos marítimos que representam grandes navegações. Com um belíssimo candelabro e livros a perder de vista, é difícil não se encantar e viajar na história ao adentrar no Real Gabinete Português.

Férias no Rio de Janeiro, são com certeza as férias dos sonhos. As paisagens e os atrativos que a cidade proporciona, são de deixar qualquer um encantado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *