Vai contratar um seguro de moto e não sabe por onde começar? Listamos os itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto.
Cada vez mais é importante pensar em um seguro de moto, principalmente, as pessoas que vivem nas grandes cidades, não é mesmo? Você tem uma motocicleta que ainda não possui este tipo de serviço, então, fique ligado nos itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto.
Além de proteger contra roubo, o seguro de moto pode ajudar muito em caso de acidente, por isso, quem tem este tipo de veículo deve muito considerar a contratação ou até mesmo em falha mecânica com o auxílio de um guincho, por exemplo.
De acordo com os dados da Abraciclo, a quantidade de motociclistas no Brasil cresceu mais de 50% em 10 anos, passando o número de mais de 35 milhões.
Pensando nisso, vamos listar os itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto.
Conheça os itens que você deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto
Existem alguns pontos que são muito importantes de serem avaliados antes da contratação de um seguro de moto. Conheça os itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto:
1 – Realize pesquisas em várias seguradoras
Para ter ideia de valor e até mesmo saber a diferença de valor de uma seguradora ou outra, o ideal é a primeira coisa ser feita é uma pesquisa na internet como forma de cotação de seguro de moto.
Outro ponto é ter a certeza de que a empresa está autorizada a vender seguro de moto e, para ter esta certeza, é necessário ir ao site da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e verificar o nome da seguradora. Desta forma, você evitará problemas no futuro.
2 – Analise a cobertura
Saber exatamente qual será a cobertura do seguro é muito importante para não passar perrengue no momento que mais precisar do seguro moto.
Tenha a certeza quais são as principais coberturas que você precisa que estejam incluídas no seguro da sua moto. Assim, a cotação do seguro moto será mais exata com as suas necessidades.
Existem diversos tipos de seguro moto, entre os mais contratados estão:
- Cobertura por lesões corporais: é uma cobertura normal que protege o titular de qualquer custo de danos a outro veículo ou lesão a uma pessoa durante um acidente que você tenha sido culpado;
- Colisão de motocicleta: neste caso, qualquer dano causado na sua moto em um acidente, o seguro cobre os custos com o conserto ou, se for necessário, fazer a substituição;
- Cobertura abrangente: em caso de danos causados por vandalismo, furto, incêndio, na sua moto, o veículo será consertado ou substituído.
3 – Pense na sua rotina
Ainda para entender qual é o tipo de seguro ideal para você é necessário realizar uma avaliação de como é a sua rotina e quanto você utiliza o veículo no dia a dia. Se você anda com a moto com muita frequência, o ideal é a cobertura compreensiva.
Já para as pessoas que não usam muito o veículo, a cobertura não- compreensiva, que garante a cobertura de até 75% do valor da moto na tabela Fipe. É uma opção mais barata, porém, pode ter uma diminuição de cobertura de sinistros.
4 – Fique de olho no valor da franquia
Avaliar o valor da franquia é bem importante no momento da cotação de seguro moto e um item que muitas pessoas não se atentam. Mas, se você precisar acionar o seguro em caso de acidente, por exemplo, pode ser que tenha que pagar esta taxa para que a sua moto seja consertada.
Então, observe bem o valor que será cobrado pela seguradora. Claro, que quanto menor o valor da franquia, menos você pagará pelo valor do seguro moto.
5 – Leia o contrato com atenção
Fique de olho em todas as cláusulas que estão no contrato do seguro moto e, se ficar com alguma dúvida, não deixe de perguntar para o corretor de seguros responsável pela venda do seguro moto.
É melhor ter a certeza de que tudo o que você necessita faz parte do seguro moto que está sendo contratado.
Você tem um seguro moto? Se a resposta é não, fique atento nestes itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro moto. Boa sorte!