Fazer um empréstimo para construção é uma das maneiras de conseguir realizar um sonho, que segue as pessoas por toda a sua vida. O empréstimo vem justamente para ajudá-las a realizar esse sonho. Veja melhor o que você precisa saber para fazê-lo.
O empréstimo para construção é uma forma de ajudar as pessoas a realizar seus sonhos e construírem suas próprias casas ou espaços profissionais. Ele serve para dar um incentivo às pessoas a chegarem ainda mais longe.
Contudo, quando o assunto é empréstimo, à primeira vista tudo parece complicado, perigoso e com tendência a endividamento, o que não é necessariamente verdade. Mas para isso, é preciso saber fazê-lo, para que dê tudo certo.
Quando fazer um empréstimo para construção?
O mais importante, na hora de cotar e solicitar um empréstimo para construção é saber se ele cabe dentro do orçamento, para que não hajam endividamentos. Então é preciso saber se o valor a ser solicitado, assim como o valor das parcelas estão dentro da realidade financeira do solicitante.
Além disso, é importante olhar as taxas de juros cobradas pelas empresas que estão fazendo o empréstimo. Isso porque, se as taxas forem muito altas, pode ser que não compense fazer o empréstimo para construção.
Outro ponto que precisa ser analisado é o prazo que a obra tem para ficar pronta. O empréstimo serve justamente para fazer com que a obra fique pronta mais rapidamente, seja porque não é preciso juntar o dinheiro, ou para antecipar processos que teriam que ficar para depois.
Se a obra precisa ficar pronta urgentemente, o empréstimo para construção pode ser a única alternativa. Contudo, mesmo nessa hora, é preciso tomar decisões de cabeça fria, para não se envolver em maus negócios.
Além disso, o ideal é que a pessoa tenha o nome limpo. Existem algumas empresas que emprestam dinheiro para quem não está com o nome regularizado. Porém, as taxas para essas pessoas tendem a ser mais altas.
E ainda, a maioria das empresas pede comprovação de renda, então ter esse documento é importante para solicitar o empréstimo.
Quer saber como funciona o empréstimo para negativado? Confira aqui!
Como funciona o empréstimo para construção?
O modo como o empréstimo para construção vai funcionar dependerá do tipo de empréstimo que ele é, já que nesse caso ele pode funcionar de duas maneiras: como um cartão de crédito, ou cobrindo a mão de obra.
Pode parecer que um não tem nada a ver com outro, mas os dois são empréstimos para construção, mudando apenas em um detalhe.
Empréstimo através de um cartão
No empréstimo que funciona como um cartão de crédito, o cliente pode comprar todos os materiais necessários utilizando o cartão oferecido pelo banco ou financeira. Nesse caso o cliente pode utilizar o saldo do cartão para comprar os materiais e iniciar a obra do zero, ou então, concluir uma que está em andamento.
Empréstimo que cobre a mão de obra
Já quando o cliente opta por um empréstimo para construção que cobre a mão de obra, o cliente recebe o dinheiro em uma conta bancária e pode utilizá-lo, tanto para comprar os materiais necessários, quanto para pagar a mão de obra. Nesse caso, o empréstimo fica bastante parecido com um empréstimo pessoal convencional.
Em ambos os casos, o cliente paga o montante para o banco ou financeira em parcelas. O valor, quantidade de parcelas e prazo de pagamento delas são negociados no momento da solicitação do empréstimo.
Compare as diferentes opções
Há várias empresas, como bancos e financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo, com diferentes condições. Por isso, é tão importante comparar as diferentes opções que existem no mercado de empréstimo para construção.
As opções tradicionais podem ser uma boa pedida, mas vale a pena pesquisar também em outras empresas.
O mais importante é encontrar taxas de juros pequenas e que não aumentem muito o valor a ser pago pelo empréstimo, aliada a condições de pagamento flexíveis que facilitem a vida do cliente. A melhor opção para isso é fazer diferentes cotações em várias empresas.
Além disso, é importante pesquisar a reputação da empresa, se o atendimento ao cliente é bom e como é o relacionamento com a empresa depois de solicitar o serviço.
Para saber essas informações, você pode pesquisar em sites como o Reclame Aqui ou conversar com pessoas que já são clientes da empresa.
Agora que você já sabe como funciona o empréstimo para construções, compartilhe esse texto com seus amigos que também tem interesse nesse tipo de produto, para que possa fazer um bom negócio.