Como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Saiba como funciona o empréstimo com garantia de veículo e por onde começar!

Existem diversas opções de crédito no mercado, e uma delas é a opção de empréstimos com garantia de veículo. Mas, com tantos tipos de empréstimo, é comum ficar em dúvida na hora de selecionar um.

Justamente para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre o empréstimo com garantia de veículo, as vantagens e como funciona. Confira a seguir.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Imagem: Getty Images

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Quando você deseja fazer um empréstimo, existem algumas opções para escolher no mercado. O crédito pessoal pode usar o seu veículo como garantia.

Isso funciona da seguinte forma: o seu veículo é usado como garantia do empréstimo, seja ele um carro, um caminhão ou moto, por exemplo.

O seu veículo servirá como garantia do empréstimo, caso não haja o pagamento da dívida, o seu veículo é tido como garantia. Além disso, uma das vantagens é que os juros são menores quando você oferece o veículo como garantia.

Existem algumas empresas que possuem taxas parecidas sem precisar oferecer a garantia do seu veículo, e com isso, é preciso pesquisar antes.

Uma das vantagens de fazer o empréstimo com garantia de veículo é que, mesmo se você estiver com o nome sujo, ele pode ser tomado. Mas, vale lembrar que é feita uma análise de crédito, correndo o risco de ser liberado ou não.

Quando falamos sobre o valor do empréstimo, é possível conseguir uma porcentagem de 50% a 90% em cima do valor do seu veículo.

Esses percentuais podem variar de acordo com cada banco ou instituição financeira. Além disso, o ano de fabricação do seu veículo também conta muito. Quanto mais novo é o seu veículo, melhor as taxas que poderá ser liberada.

Caso você já seja cliente do banco que deseja fazer o empréstimo com garantia de veículo, as facilidades são maiores, e você poderá inclusive fazer o pagamento das parcelas a partir do débito direto em conta.

Pontos cruciais para pedir o empréstimo com garantia de veículo

Antes mesmo de você finalizar o contrato, existem alguns pontos importantes que você deverá saber para solicitar o empréstimo, principalmente se o veículo atende aos requisitos.

Primeiro, o veículo precisa estar no seu nome e também quitado. Mesmo que você seja casado, e o seu cônjuge tenha um veículo no nome dele, você não pode solicitar o empréstimo.

Além disso, o que você precisa saber é que, enquanto você está pagando o empréstimo, o seu veículo fica alienado, e não poderá ser vendido até que todas as parcelas do empréstimo sejam quitadas.

Mais um lembrete é que, mesmo que você ofereça o veículo como garantia do empréstimo, o banco pode negar o crédito. Isso porque o processo da solicitação é bem burocrático, e o seu veículo passa por uma vistoria antes mesmo de valer como garantia.

Caso o seu carro tenha mais de 10 anos ou não esteja em boas condições, pode ser que o banco negue o crédito do empréstimo a você.

Perguntas frequentes sobre o empréstimo com garantia de veículo

Se a mensalidade não for paga, o que acontece?

Em caso de inadimplência o seu veículo pode ser perdido, visto que está em alienação.

O que eu preciso para solicitar o empréstimo?

O seu veículo precisa estar bem conservado e funcionando perfeitamente. Ele passa por uma vistoria para avaliar o estado e valor do veículo também.

O veículo precisa ser quitado e sem alienação, além de estar no seu nome.

Quais os documentos necessários para solicitar o empréstimo?

Os documentos necessários são: comprovante de residência, identidade, CPF, documento do veículo e comprovante de renda atual.

Onde eu consigo solicitar o empréstimo?

Existem diversas instituições financeiras e bancos que oferecem esse tipo de serviço de empréstimo com garantia de veículo.

Além disso, caso você queira fazer simulações online, basta acessar uma plataforma e simular o empréstimo.

Bom, essas são algumas das informações mais importantes sobre como funciona o empréstimo com garantia de veículo e por onde começar para fazer a solicitação. Pesquise um pouco mais sobre o assunto e veja se o seu veículo atende aos requisitos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *