12 dúvidas frequentes sobre seguro auto que você deve saber

| Autor: Jeniffer Elaina

Vai contratar um seguro de carro? Confira 12 dúvidas frequentes sobre seguro que você deve saber antes de contratar o seu e tome a melhor decisão no momento da contratação.

Quando se adquire um bem tão valioso como um veículo garantir a proteção dele é fundamental.

Mas não se engane apenas achando que ser cuidadoso será o suficiente para manter seu veículo seguro.

Estamos expostos a risco frequentemente e, contar apenas com a sorte e a sua cautela não é o suficiente para garantir a proteção do seu caro.

Se a ideia é realmente se privar de problemas e prejuízos, o mais indicado é contar com um seguro auto.

No entanto, esse é um serviço que possui muitos detalhes e, invariavelmente gera muitas dúvidas na hora de ser contratado.

Por isso, preparamos um artigo com 12 dúvidas sobre seguro de carros que você precisa conhecer melhor antes de contratar esse serviço.

12 dúvidas frequentes sobre seguro auto que você deve saber

12 dúvidas sobre seguro de carros

  1. O que é o prêmio do seguro?

O prêmio é o valor pago pela apólice, contrato da prestação de serviço, no momento da contratação.

É esse o valor que caracteriza a compra do seguro auto, dando-lhe direito a usufruir da cobertura adquirida pelo tempo vigente no contrato.

A maioria das seguradoras oferece a possibilidade de parcelar esse valor, fazendo com que ele seja chamado por algumas pessoas de mensalidade.

E, essa é uma das principais obrigações do segurado e o que fará com que o risco seja transferido a seguradora.

  1. O que é a franquia do seguro de carro?

Ao contratar o seguro você terá a sua disposição uma série de coberturas que lhe trarão mais tranquilidade e conforto.

No entanto, a maior parte delas, só pode ser usada mediante o pagamento da franquia.

A franquia é um valor, que deve ser estipulado no momento da contratação do seguro, responsável por arcar com parte dos danos.

Ou seja, se você bater seu carro e precisar de um conserto, terá que acionar o seguro, pagar a franquia e só então a seguradora arcará com o valor referente ao complemento dos danos causados.

As únicas coberturas que não possuem franquia são a assistência 24 horas, sinistros de roubo ou furto, casos em que o veículo é considerado como perda total e o seguro para terceiros.

Em todas as demais situações é preciso arcar com a franquia, assumindo uma parte dos gastos.

  1. Meu carro é um modelo mais antigo, consigo contratar um seguro?

A resposta é sim, mas para isso você terá que pesquisar muito. Algumas seguradoras oferecem seguros para carros antigos com 10 anos ou mais.

Além disso, existe uma modalidade de seguro popularmente conhecida como cobertura simples, ou seguro para carros antigos que oferecem coberturas apenas para roubo e furto e, em algumas empresas, a possibilidade de instalar um rastreador.

  1. Quero contratar um seguro, mas a seguradora recusou a proposta. Isso pode acontecer?

Infelizmente sim. As seguradoras podem recusar sua proposta de seguro por qualquer motivo, entretanto, ela tem o prazo de 15 dias para fazer isso e é invariavelmente obrigada a justificar essa negativa.

Normalmente essa recusa costuma acontecer quando o veículo apresenta um alto risco de roubo ou furto, quando ele já está fora de linha e, encontrar peças originais novas de reposição é muito difícil, ou mesmo quando ele é importado e conseguir peças para promover consertos fica muito caro.

Se isso acontecer com você, não desanime, continue pesquisando que você encontrará uma seguradora disposta a proteger seu veículo.

Mesmo que para isso você acabe pagando um pouco mais.

  1. Fiz um seguro e sofri um sinistro. Qual o prazo para que seja paga a indenização?

As seguradoras começam a contar o prazo para pagamento da indenização após a comunicação e entrega dos documentos.

A partir dessa data há 30 dias para que o valor seja pago.

Vale lembrar que, esse prazo pode ser suspenso há qualquer momento, caso a seguradora ache necessário solicitar mais ou novos documentos, ou se houver alguma dúvida que precise ser esclarecida.

  1. Quando eu for renovar o seguro, posso trocar de seguradora?

Sim. É possível escolher com qual seguradora será feito o seu novo seguro, por isso, no momento de renovar faça uma pesquisa e verifique qual oferece o melhor custo-benefício.

  1. Qualquer carro pode ter um seguro auto?

Isso vai depender da seguradora aceitar o não o risco. Carros muito antigos, de colecionadores ou modificados podem não ser aceitos.

Já os carros comuns de passeio e mais novos têm uma grande chance de serem segurados.

Para ter a certeza se o veículo poderá ou não ser protegido é preciso enviar uma proposta à seguradora e aguardar a aprovação, ou recusa.

  1. Se eu estiver bêbado e bater o carro a seguradora vai me indenizar?

Não. Se estiver bêbado ou sob efeito de drogas a seguradora não pagará nenhuma indenização.

O mesmo vale para o caso de você se envolver em um acidente por estar infringindo alguma lei penal ou de trânsito.

Nesses casos o segurado deixa de cumprir com as suas obrigações com o seguro, descumprido a legislação de trânsito e assumindo os riscos.

  1. Mudei de residência, preciso avisar a seguradora?

Se você morava em um endereço quando contratou seu seguro auto e se mudou durante o período de vigência é preciso que informe essa mudança e o novo endereço ao seu corretor ou diretamente para sua seguradora.

Esse procedimento é conhecido como endosso.

Se você não o fizer e por desventura tiver seu veículo levado no meio da noite em seu novo endereço, por exemplo, perderá o direito a indenização.

  1. Emprestei meu carro para um amigo e ele o bateu, o seguro cobre?

Se seu amigo é uma pessoa que não empresta seu carro com frequência não há com o que se preocupar, você terá sim direito a cobertura contratada.

No entanto, se essa pessoa costuma dirigir seu carro pelo menos uma vez por semana e, ela não estiver inclusa no seu seguro como motorista adicional, pode esquecer.

Neste caso você não terá direito a cobertura dos danos, sejam eles parciais ou totais.

Portanto, se você mora com uma pessoa que possa dirigir seu veículo, mesmo que apenas uma vez na semana, tente incluir essa pessoa na sua apólice.

  1. O manobrista bateu meu carro, o que devo fazer? O seguro cobre?

Se você estava em um restaurante ou qualquer outro estabelecimento e o manobrista acabou batendo seu carro, a primeira coisa a ser feita é procurar o responsável pelo estabelecimento e cobrá-lo para que ele arque com as despesas do conserto.

No entanto, se isso não funcionar, você poderá acionar o seguro e informar o sinistro.

Neste caso você será responsável por arcar com a franquia.

  1. Tenho o nome sujo, posso contratar um seguro mesmo assim?

Sim, segundo a legislação, uma empresa de seguro não pode se negar a oferecer uma cobertura para uma pessoa, apenas por ela estar com o nome sujo.

No entanto, nada impede que a seguradora cobre mais caro pela sua apólice por causa dessa situação.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, procure um corretor experiente ou de sua confiança e peça mais informações.

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2 Comentários

  • Saul Batist says:

    Boa noite,

    Se puderem me tirar uma dúvida, fico muito grato. Meu seguro termina em dezembro/18. Quero trocar de corretor. Posso renovar diretamente com o novo corretor ou o seguro precisa ser cancelado com o antigo corretor? Desde já sou muito grato.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Saul,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      O ideal é você informar seu corretor que não irá renovar.

      Para fazer a cotação de seguro, você precisa preencher o formulário em: https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

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