Dirigir é uma atividade que normalmente exige muita atenção, quando as condições externas são adversas é preciso que essa atenção seja redobrada. Se você quer conhecer dicas para dirigir na chuva, acompanhe este artigo.
Se você já precisou dirigir em um dia de chuva forte e sentiu medo em relação a perder o controle do veículo, não se preocupe, isso acontece com todo mundo. Muitas pessoas têm medo de encarar o trânsito com boas condições climáticas, imagina em dias de chuva torrencial.
Situações como menor visibilidade e pista escorregadia, além de assustarem, realmente precisam de mais atenção do motorista. Por isso, criamos este artigo com 12 dicas para dirigir na chuva. Acompanhe e descubra quais são elas.
12 dicas para dirigir na chuva
Além de se atentar a aderência ao asfalto e a visibilidade, é preciso que o motorista tenha muita cautela em relação à velocidade também. Estes três, são os principais causadores de acidentes de carro em dias de chuva. Por isso, conheça as dicas a seguir e aplique-as sempre que possível.
-
A chuva está muito forte? Estacione o carro.
É possível dirigir na chuva em um volume normal e até mesmo forte, mas, em casos de tempestades com volumes de água fora do normal o mais indicado é que você estacione o veículo em um local seguro, e de preferência alto, e espere a chuva amenizar ou mesmo passar.
Condições como essa não possibilitam visibilidade alguma, e as suas chances de promover um acidente são muito maiores. Portanto, pare o carro e espere.
-
O limpador do para-brisa é muito importante
Manter o limpador do para-brisa funcionando corretamente é uma das dicas para dirigir na chuva, mais fundamentais para evitar problemas maiores. Dirigir com chuva sem utilizar o limpador, além de não ser nada indicado é considerado uma infração grave.
De acordo com o artigo 230 (inciso XIX) do Código de trânsito Brasileiro, esta atitude, além de ser considerada grave é passível de multa e apreensão do veículo.
-
Mantenha os vidros desembaçados
É comum os vidros embaçarem em dias de chuva. Isso normalmente acontece porque os vidros do veículo estão fechados, o que faz com que a temperatura interna do veículo fique maior que a externa, devido à baixa temperatura da chuva.
Passar a mão no vidro, além de não o mais indicado, nem sempre funciona. Por isso, é interessante que você tenha uma flanela específica para desembaçar o vidro. Caso seu veículo possua ar-condicionado, as chances de ele contar com uma função chamada desembaçador de vidros é muito alta, nestes casos não existe a necessidade de utilizar a flanela.
Basta acionar a função que um jato de ar frio será lançado na direção dos vidros, fazendo com que a temperatura interna próxima ao para-brisa se iguale a temperatura externa. Acionar o sistema de ventilação ou manter uma fresta das janelas abertas, também funciona.
-
Esteja atento aos pneus
O bom estado de conservação dos pneus é uma das dicas para dirigir na chuva, mais importantes para que não aconteçam maiores problemas e a estabilidade do veículo na pista se mantenha. A importância dos sulcos na borracha dos pneus estarem em boas condições, se deve ao fato de que eles servem para escoar a água e evitar a aquaplanagem.
São essas rachaduras nos pneus que impedem que o veículo deslize sobre o asfalto molhado e promova acidentes graves.
-
Mesmo que esteja de dia, acenda os faróis
Em dias de chuva forte, cerração ou neblina, dirigir com os faróis apagados, é considerado uma infração de nível médio, passível de multa. Em condições climáticas como as citadas, a visibilidade fica muito menor, e o veículo pode acabar não ficando visível para os demais. Por isso, manter os faróis acesos, mesmo durante o dia é tão importante.
-
Mantenha uma velocidade reduzida
Apesar de óbvia, essa é uma das dicas para dirigir na chuva que precisam sempre ser repetidas. Pois, por incrível que pareça, as pessoas tendem a dirigir em dias de chuva na mesma velocidade que dirigem em tempo seco.
Lembre-se, quanto mais rápido você andar com seu carro, menos controle sobre ele você terá. E frear de repente em uma pista molhada é extremamente perigoso. O momento mais fácil de perder o controle do veículo em um dia de chuva é depois de uma frenagem. Por isso, dirigir em uma velocidade menor é tão recomendado. Em dias de chuva o mais prudente é desacelerar o veículo ao invés de frear.
-
Mantenha uma distância segura
Quanto maior for a distância entre você e o veículo a sua frente, maior será seu tempo de reação frente a algum problema. Em dias de chuva essa distância se torna ainda mais importante, visto que o tempo de frenagem dos veículos tendem a ser maiores devido à pista molhada.
-
Evite ultrapassagens
Uma das dicas para dirigir na chuva que também merecem atenção é a de não fazer ultrapassagens. Evite o máximo possível essa atitude. Lembre-se que a visibilidade está muito baixa, logo, as chances de você ver um veículo vindo no sentido contrário ou mesmo na pista ao lado, são muito menores.
Além disso, a aderência e o tempo de resposta do veículo são menores nessas condições. O que faz com que você esteja muito mais vulnerável a acidentes.
-
Mantenha às duas mãos ao volante
É comum o trânsito ficar mais lento em dias de chuva, e exatamente por isso, alguns motoristas acabam tirando uma das mãos do volante. Faça isso apenas com o veículo parado. Manter o controle do veículo sobre a pista molhada é mais difícil que sobre ela seca, portanto, mantenha às duas mãos ao volante enquanto o carro estiver em movimento.
-
Mantenha a RPM alta
As rotações por minuto do motor são promovidas pelo aumento da marcha enquanto estamos dirigindo. Quanto maior elas forem, mais aderência o veículo terá no solo.
Para manter uma alta RPM em uma velocidade mais baixa, a dica é reduzir a marcha. Fazendo isso, você precisará pisar mais no acelerador para se movimentar em uma velocidade adequada às condições da pista, e a tração e estabilidade do veículo serão maiores.
-
Tenha cautela nas curvas
Fazer curvas fechadas em pistas secas já é complicado, em pistas molhadas é preciso ter mais atenção ainda. Nunca faça uma curva em alta velocidade em um dia de chuva. Muito menos freie durante a curva. Essas atitudes podem fazer o veículo capotar.
O ideal é que a velocidade seja reduzida antes que o veículo inicie a curva e o traçado do asfalto seja seguido. Assim você poderá evitar acidentes piores.
-
Evite passar por vias alagadas
Se você se deparar uma via alagada e for possível, pare o carro e espere que a água na via abaixe. Entrar em uma via alagada pode causar sérios danos ao seu motor e demais componentes mecânicos. E dificilmente tais danos serão cobertos pelo seu seguro auto caso seja provado que você expôs o veículo ao risco de ser danificado.
Se não houver outra maneira além de atravessar a área alagada, procure observar antes de passar com o carro. Veja se a profundidade não é muito grande, observe os demais que estão se arriscando, e se a água estiver acima da metade das rodas do seu carro, não se aventure.
Resolveu passar pela área alagada? Faça isso usando a primeira marcha e mantenha uma aceleração constante. E não deixe o veículo ‘morrer’, caso isso aconteça, coloque-o em ponto morto, desça e empurre o carro até um local seguro.
Dirigir em dias chuvosos exige sim mais atenção, mas, não é impossível. Dirigir nessas condições realmente pode assustar ou causar maiores preocupações. Mas, seguindo essas dicas para dirigir na chuva, certamente você não terá maiores problemas. E lembre-se, se seu carro for pego de surpresa por uma enchente e você possuir uma cobertura de seguro para esse problema, tudo certo. Mas, se você danificar seu veículo passando por uma área alagada, não poderá contar com seu seguro auto.