Um dos direitos do segurado auto é receber a indenização integral em até 30 dias. Confira outros direitos e deveres do segurado.
Quem contrata um seguro auto quer garantir que o seu carro fique protegido. Mas, para que isso aconteça é preciso conhecer os direitos e deveres do segurado a fim de garantir que a apólice seja cumprida.
Mas, a questão é: Quais são os direitos e deveres de quem contrata esse tipo de produto?
Por se tratar de um contrato bilateral, ambas as partes possuem responsabilidades, isso quer dizer que tanto o segurado como a seguradora devem cumprir com algumas ações.
A SUSEP é o órgão que regulamenta os seguros e cuida para que não haja cláusulas abusivas, estabelecendo o que pode ou não ser feito.
Para ajudar a solucionar todas as suas dúvidas, reunimos as informações que você precisa saber para garantir que seu carro fique protegido e você não tenha problemas.
Veja quais são os direitos e deveres do segurado
Direitos do segurado auto
- Receber a indenização quando ocorrer algum sinistro que esteja coberto pela apólice. As indenizações integrais devem ser pagas em até 30 dias;
- Fazer o reparo do veículo com peças originais e novas. A exceção ocorre quando isso estiver previsto em contrato, como no caso do seguro auto popular;
- A seguradora deve acreditar nas informações prestadas pelo segurado sem que esse seja submetido a comprovar tais dados;
- Escolher a oficina que realizará o reparo do veículo, sendo que ela pode ou não ser credenciada junto a seguradora;
- Ser informado pela seguradora caso haja recusa do seguro em até 15 dias. Caso isso ocorra, o segurado ainda poderá contar com a cobertura por mais 2 dias úteis;
- Receber toda a documentação referente ao seguro auto como a apólice do seguro;
- Realizar o cancelamento do serviço a qualquer momento desde que haja concordância da outra parte e;
- Usar os bônus que possui no momento em que for realizar a renovação do seguro auto para receber descontos.
Obrigações do segurado auto
- Pagar o valor do prêmio de acordo com o que foi estabelecido no momento da contratação, não deixando que as parcelas atrasem;
- Prestar informações verdadeiras sobre o veículo e sua utilização, além de responder o formulário de risco com dados corretos;
- Garantir que o veículo se mantenha em bom estado de conservação;
- Comunicar a seguradora se houver transferência do veículo ou alteração do condutor principal;
- Comunicar a seguradora qualquer situação que possa ocasionar mudança de risco, por exemplo, mudar de endereço;
- Verificar as informações contidas na apólice e se essas atendem as suas necessidades;
- Realizar um Boletim de Ocorrência caso ocorra algum sinistro com o veículo e;
- Antes de realizar algum reparo após o seguro ser acionado, é preciso aguardar a autorização da seguradora.
Agora que já sabe dessas informações, quando for contratar o seu seguro auto poderá ficar mais tranquilo.
Aproveite que está informado e faça a cotação do seu seguro.