Cote um seguro residencial online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
,A diferença entre seguro residencial e assistência residencial está no tipo de serviço que é ofertado. Entenda como isso funciona.
Contratar uma proteção para o imóvel pode ser sinônimo de tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, pode causar dúvidas devido às nomenclaturas utilizadas.
Existe diferença entre seguro residencial e assistência residencial e poucas pessoas sabem disso, a maioria acredita que as duas oferecem proteção para a casa e funcionam do mesmo modo.
Podemos até dizer que ambas são formas de proteger o imóvel, porém, oferecem coberturas bastante diferentes e que são usadas em momentos distintos.
Como diferenciar um do outro?
O seguro residencial
O seguro residencial oferece proteção para todo o imóvel, seja sua estrutura, interior e até mesmo bens que estejam dentro dele.
É um serviço mais abrangente e que visa proteger o patrimônio em situações inesperadas e que podem ocasionar grandes danos.
Quando contrata esse produto é possível optar apenas por coberturas básicas ou incluir outras adicionais que serão adicionadas conforme a necessidade de cada segurado.
Dentre elas está:
- Danos elétricos;
- Acidentes pessoais;
- Roubo e furto;
- Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo;
- Queda de aeronaves e impacto de veículos;
- Vidro;
- Cobertura de perda ou pagamento de aluguel a terceiros;
- Responsabilidade civil familiar.
Cada seguradora pode ofertar alguns outros produtos diferenciados, por isso, quando for pesquisar deve questionar o corretor quais são todas as opções disponíveis.
A assistência residencial
A assistência residencial, podemos dizer que é um grupo de serviços que visa atender algumas emergências que podem acontecer na casa.
Muitos dos seguros residenciais possuem um pacote de assistência que é ofertado para os segurados, assim é possível ter acesso a outros serviços além das coberturas.
Há algumas seguradoras que vendem apenas os serviços residenciais de forma separada, assim, mesmo quem não tenha um seguro pode contar com ele.
Outra possibilidade é ter acesso à assistência residencial por meio de outros seguros, por exemplo, ao contratar um seguro auto se consegue alguns serviços de assistência residencial.
A assistência fica disponível 24 horas por dia e os serviços são realizados por profissionais especializados. Eles podem ser gratuitos ou terem uma taxa de participação, mas tudo dependerá do que a seguradora oferece.
Dentre os serviços é comum haver:
- Serviços hidráulicos;
- Serviços elétricos;
- Vidro;
- Conserto de eletrodomésticos;
- Chaveiro;
- Desentupimento;
- Segurança e vigilância;
- Limpeza;
- Faxina;
- Indicação de profissionais e outros.
Para utilizar qualquer um deles é preciso entrar em contato com a seguradora, que informará quais são os procedimentos.
Como contratar o seguro residencial e assistência residencial?
A contratação de ambos é feita de forma bastante parecida.
Para ter um seguro residencial é necessário fazer uma cotação, que pode ser realizada online ou diretamente com o seu corretor.
Na proposta terá acesso às coberturas disponíveis e serviços de assistência residencial inclusos.
Se eles atenderem a necessidade basta fazer a adesão.
Caso deseje apenas uma assistência residencial, siga o mesmo procedimento. Entretanto, a sua casa não estará totalmente protegida, o que pode não ser tão interessante.
Sabendo das diferenças entre seguro residencial e assistência residencial fica muito mais fácil proteger o seu lar e ter acesso a tudo o que precisa para o deixar bem-cuidado e ter tranquilidade.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário