Quais são as regras para dependente do plano de saúde?

Conheça mais sobre as regras de dependente do plano de saúde e tire suas dúvidas no momento de fazer a contratação do seu convênio médico com dependentes.

Se você tem uma família ou dependentes, há a possibilidade de adicionar essas pessoas como dependentes do plano de saúde, garantindo mais segurança para todos os entes queridos.

Os dependentes podem ser o seu cônjuge ou companheiro, filhos, parentes de primeiro e até terceiro grau, desde que sejam consanguíneos.

Mas você precisará ver com a operadora de plano de saúde quem pode ser colocado como dependente.

E, mesmo colocando-os no plano, você e eles precisarão seguir regras para que o uso consciente seja feito.

Veja algumas regras para quando você precisar contratar um plano com dependentes.

Quais são as regras para dependente do plano de saúde?
Imagem: Getty Images

Como incluir dependentes no plano de saúde?

Para incluir os seus dependentes no plano de saúde, é necessário apresentar documentos para a empresa que comprovem os vínculos familiares.

Eles podem ser certidões de nascimento ou qualquer documento com número de RG e CPF.

Para cônjuges, é necessária a apresentação da certidão de casamento ou algo que comprove a união instável.

Para filhos, basta os documentos de CPF e nascimento.

No caso de serem adotivos, precisará de um documento comprobatório da adoção.

Como funciona a carência?

A carência de um plano de saúde é o tempo que se tem que esperar para ter acesso a todas as coberturas disponibilizadas pelo plano. E muitas pessoas têm dúvida se essa carência serve para os dependentes.

E a resposta é sim: a carência é a mesma para o titular e para os dependentes.

Se o titular precisar esperar o prazo todo de carência acabar, assim é com o dependente, e caso ele seja isento, é o mesmo caso.

Até quando o filho pode ficar como dependente?

Os filhos são dependentes também, porém, possuem uma certa idade limite para que eles sejam mantidos no plano de saúde.

A maioria dos planos mantém a idade limite de até 21 anos para os filhos, mas existem alguns que garantem o benefício de estender esse tipo de prazo, garantindo que toda a família possa ficar protegida.

O direito de participar do plano de saúde é da criança desde quando ela nasce, mas dependendo da empresa, pode ter um limite de 21 anos.

Os dependentes são um custo adicional?

Se o seu plano de saúde foi oferecido pela empresa na qual você trabalha, tudo vai depender de como funciona o sistema dela.

É possível que seja necessário arcar apenas com os custos dos dependentes, ou então a empresa cobrirá esse custo para você.

Tratando-se de um benefício para o colaborador, é uma forma de melhorar a qualidade de vida dele e garantir proteção para toda a família do seu funcionário.

Mas se o seu plano de saúde foi contratado na modalidade pessoa física, você precisará arcar com os custos do seu plano e dos seus dependentes.

Vale a pena?

Tendo que arcar com os custos da inclusão de um dependente no plano de saúde, a pergunta que fica é se vale a pena ter um plano com dependentes ou se o custo-benefício é melhor contratando um individual para cada pessoa.

E é claro que ter dependentes é incrivelmente mais barato do que fazer a contratação de um plano de saúde individual. Além disso, como dependente ele tem acesso a todos os serviços que o titular também tem, assim como consultas, exames, clubes de benefícios e outros.

Ter um dependente em um plano de saúde não é algo ruim, na verdade, é muito vantajoso, já que é uma função das empresas que permite cuidar mais da sua família gastando menos dinheiro.

É um investimento que sempre valerá a pena, sendo de grande ajuda em tragédias, momentos de tensão e tristeza. Além disso, é uma forma de manter todos saudáveis através da medicina preventiva.

Agora que você conhece todas as regras para dependentes no plano de saúde, pode começar a pensar na operadora que irá contratar e dar início ao seu uso.

Faça bom proveito da sua contratação e não deixe de participar dos programas oferecidos pelo plano de saúde. É seu direito desfrutar do que o seu plano de saúde tem a oferecer, assim como o dependente também.

Se ficou com alguma dúvida, pode deixar seu comentário ou entrar em contato conosco!

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *