Cote um seguro viagem online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

O seguro viagem é de extrema importância para turistas, principalmente para viagens internacionais. No entanto, saber fazer a cotação de seguro viagem é de extrema importância para que o turista não fique desamparado caso precise do serviço. 

Muitas pessoas não levam em conta a cotação de seguro viagem no momento de realizar o planejamento de uma viagem. Contudo, em um momento de emergência durante uma viagem, ele pode fazer toda a diferença. 

O seguro viagem funciona de maneira similar a um plano de saúde, durante a viagem. Ele poderá ser utilizado nos casos em que o segurado precise de atendimento médico durante a viagem, cobrindo os custos desse atendimento.

Ou seja, ele serve para diminuir os transtornos e ajudar a resolver situações que peguem o viajante desprevenido durante a viagem. 

5 itens que deve saber antes de fazer uma cotação de seguro viagem
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

O que cobre o seguro viagem?

Na hora de fazer uma cotação de seguro viagem, é muito importante saber o que ele cobre. Contudo, isso irá variar bastante de acordo com cada empresa seguradora e com a cobertura escolhida.

Existem coberturas mais básicas que cobrem situações mais rotineiras e coberturas bastante completas que cobrem as mais diversas situações. 

É claro que a cobertura escolhida no momento da cotação de seguro viagem também irá impactar no preço do serviço, isso tudo deve ser levado em conta na hora da escolha do seguro. 

Além das situações médicas descritas acima, o seguro viagem também cobre, normalmente, o extravio de malas, e despesas farmacêuticas. Outras coberturas que podem ser incluídas no seguro viagem são: 

  • Repatriação médica ou funerária, para que a pessoa possa voltar ao país em caso de doença ou falecimento; 
  • Despesas jurídicas;
  • Pagamento adiantado de fiança;
  • Indenização nos casos de morte ou invalidez;
  • Entre outros.

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência viagem?

Apesar de parecerem a mesma coisa a primeira vista, na hora de fazer a cotação de seguro viagem é preciso prestar a atenção se o que está sendo contratado é um seguro viagem ou uma assistência viagem.

Os dois podem diferenciar-se em vários pontos, como o pagamento do atendimento no local da viagem. No caso do seguro, o segurado escolhe o local de atendimento, realiza o pagamento e depois é reembolsado pelo seguro.

Já no caso da assistência viagem, o cliente deve entrar em contato com a empresa antes de buscar o atendimento. Assim, a empresa mandará um médico até ele, ou então, indicará o local em que ele deverá buscar o atendimento. 

Qual o melhor seguro viagem?

Na hora de fazer a cotação de seguro viagem pode surgir a dúvida, qual o melhor seguro viagem, e como escolhê-lo. Para responder essa pergunta, é preciso levar em conta o destino da viagem, e a cobertura desejada pelo turista.

É importante, no momento da cotação do seguro viagem, informar todos os detalhes da viagem para a empresa, para que ela possa montar um seguro que atenda todas as necessidades do viajante. 

Assim, também poderá ser mostrado ao cliente, um hall de coberturas opcionais para que ele fique ainda mais protegido. Além disso, verificar sobre a seguradora no site da SUSEP.

Quando contratar o seguro viagem?

O seguro viagem deve ser contratado em todas as viagens feitas pelo turista, de modo que ele esteja sempre protegido. A cotação do seguro viagem, assim como a contratação, pode ser feito poucos dias antes da viagem, se esse contrato for feito pela internet. 

O ideal é que o seguro seja feito para até dois dias após a viagem, tendo em vista que atrasos e cancelamentos por parte das companhias aéreas são comuns, e caso isso aconteça, o cliente continua protegido. 

homem e mulher olhando mapa
Viaje com tranquilidade e aproveite apenas aventuras positivas com um seguro viagem!

Contudo, se o segurado fizer várias viagens durante o ano, ou mais de duas viagens internacionais por ele. Assim, ele pode fazer a cotação de seguro viagem anual, e ver se para ele vale a pena. 

Nesse tipo de seguro viagem em específico, a duração é de um ano. Nos demais, a duração é apenas aquela que foi contratada.

Como poderei ser atendido pelo seguro viagem?

O ideal é que após a cotação de seguro viagem e sua contratação, você ande sempre com o número de contato da seguradora, para entrar em contato com ela caso aconteça imprevistos. No caso dos seguros, o ideal é entrar em contato com a empresa o quanto antes, mesmo que já tenha recebido o atendimento médico, para saber como proceder. 

Algumas empresas possuem um prazo limite para o cliente entrar em contato, por isso, quanto mais cedo isso for feito, melhor, e mais rápido a situação estará resolvida. 

Agora que você já sabe esses 5 itens importantes antes de fazer a cotação do seguro viagem, compartilhe esse post com seus amigos para que eles também fiquem sabendo!

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *