O que devo analisar na hora de contratar um plano de saúde empresarial

Para contratar um plano de saúde empresarial é preciso fazer uma análise detalhada e encontrar um serviço que combine com os que os colaboradores desejam.

A assistência médica é um benefício buscado pelos funcionários e uma empresa que a possui tem maiores chances de contratar os melhores profissionais.

Para oferecer esse serviço, antes de contratar um plano de saúde empresarial é preciso analisar diversos pontos. É preciso ter em mente que ele deve atender as necessidades dos colaboradores e ter um custo que se encaixe no orçamento.

Para fazer a escolha certa, confira as dicas a serem seguidas antes de decidir por um serviço de saúde.

O que devo analisar na hora de contratar um plano de saúde empresarial

Imagem: Getty Images

Analise as necessidade dos funcionários para contratar um plano de saúde empresarial

Antes de começar a fazer uma pesquisa de mercado sobre as opções disponíveis, faça um interno.

Entenda porque os colaboradores estão querendo um plano de saúde, em que situações esse será usado, localidade e quanto eles estão dispostos a pagar a por mês. Somente após avaliar esses pontos é que deve começar a procura por um serviço que atenda ou supere as expectativas.

Avalie a cobertura do plano

Se conseguir entender para que o plano de saúde será usado, terá uma ideia de qual cobertura contratar.

Se ele será usado apenas para consultas e exames, então um que tenha cobertura ambulatorial será o suficiente. Entretanto, o mais comum é que as pessoas queiram usar o serviço em situações mais abrangentes.

Elas estão preocupadas em ficar doentes e precisar de internação ou em ter filhos e realizar o parto em uma rede particular. Para esses casos é mais interessante optar por uma com segmentação ambulatorial + hospitalar com obstetrícia.

Selecione a melhor área de abrangência

A área de abrangência diz respeito às localidades em que o plano de saúde empresarial atende. Quanto mais restrita ele for, mais barato tende a ser o serviços, mas não é isso que deve ser prioridade na análise.

E a sua empresa fica localizada em uma cidade e os funcionários não viajam a trabalho, pode optar por uma área menor de atendimento. Por exemplo, um plano regional ou estadual suprirá as necessidades.

Por outro lado, se possui filiais espalhadas pelo país ou se os funcionários estão frequentemente em viagens de trabalho, o serviço deve ser mais abrangente. O plano com cobertura nacional é a melhor opção.

Conheça a rede credenciada

É possível que a assistência médica empresarial pareça excelente, com as coberturas e atendimento nos locais que busca. Ao olhar com atenção poderá perceber que a rede credenciada é muito pequena, que quase não existem médicos ou clínicas nas quais seja possível ser atendido.

Esse é um fator que deve ser analisado antes de contratar um plano de saúde empresarial. Os colaboradores querem ter a opção de escolher entre diferentes médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Busque por uma opção que tenha uma ampla rede credenciada e que conte com locais de qualidade.

Um indício que algo pode não estar indo bem é quando existe uma alta rotatividade de rede credenciada. Médicos encerrando a parceria com frequência indica que a operadora pode não prestar um bom serviço.

Entenda as carências e informe aos funcionários

Pode haver necessidade de cumprir a carência em um plano de saúde empresarial que reúne menos de 30 vidas. Nesse caso os funcionários precisam saber sobre ela, o tempo que precisam aguardar para utilizar os serviços e como isso funciona.

Já as empresas com mais de 30 vias são dispensadas do cumprimento das carências. Entretanto, é preciso fazer a adesão aos serviços no tempo certo. Logo a organização contrata o serviço ou assim que a pessoa for admitida. O prazo para ficar isento da carência é de 30 dias a contar dessas duas situações.

Compare as diferentes operadoras

Depois de entender todos os pontos citados é hora de dar o próximo passo para contratar um plano de saúde empresarial.

Faça cotações de diferentes operadoras e verifique a avaliação delas. Compare também o que cada uma tem a oferecer, qual possui o melhor custo-benefício e vantagens.

O segredo é fazer uma análise detalhada e combinar com as necessidades dos colaboradores, dessa forma fará a melhor escolha.

Já está pronto para contratar um plano de saúde empresarial? Fique com essa lista em mãos quando estiver buscando uma opção e fique tranquilo em fazer a escolha certa.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *