Cote o seu consórcio online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Saiba como começar o seu consórcio para empresas, veja como ele funciona e avalie quando pode ser vantajoso ou não para sua necessidade.
Você sabia que existem consórcios para empresas? Assim como as pessoas físicas também podem utilizar esse tipo de financiamento, as pessoas jurídicas podem usar essa alternativa.
Ele é muito simples de ser feito, e apresenta diversas vantagens e tipos diferentes.

O que é o consórcio para empresas?
O consórcio para empresas é uma modalidade em que um empreendimento busca uma administradora de consórcios para firmar um contrato.
Esse tipo de consórcio é voltado principalmente para aquisição de veículos para novas frotas, diferentes projetos de engenharia, aquisição de novos maquinários e até mesmo imóveis.
É uma modalidade destinada a auxiliar a empresa a construir o patrimônio e expandir ainda mais o seu negócio.
Como funciona o consórcio para empresas?
Para participar desse consórcio voltado para clientes CNPJ, é necessário que um representante da empresa entre em contato com a administradora de consórcios.
Depois desse contato, o representante entra em um grupo com outras pessoas que buscam adquirir o mesmo bem que você.
É muito parecido com um consórcio comum em que apenas pessoas físicas participam. Já que tem a participação em um grupo e a espera pela contemplação.
Para empresas é mais indicado que se faça esse tipo de modalidade quando se quer fazer a expansão dos seus negócios, mas não existe pressa ou urgência na obtenção dos maquinários.
É uma forma de melhorar e aprimorar a sua empresa com aquisições a longo prazo e que não irão pesar tanto no seu bolso.
Para que possa participar são necessários alguns documentos específicos para pessoa jurídica, como:
- CNPJ;
- Certidão de débitos negativos relacionados à previdência, tributos federais e dívida ativa;
- Cópias do contrato social e eleições de diretoria caso seja necessário;
- Certidão de regularização do FGTS;
- Certidão simplificada da junta.
Vantagens do consórcio para empresas
O consórcio para empresas possui diversas vantagens para a companhia em questão.
A primeira e que mais chama a atenção de quem tem interesse nos consórcios, é a ausência de juros no pagamento das parcelas.
O consórcio exige que o participante pague uma certa quantia mensalmente chamada de parcelas, e apesar de ter prazos grandes podendo ser de mais de um ou dois anos, ele não apresenta juros.
Também apresenta mais flexibilidade para os negociantes, já que com a carta de crédito em seu valor cheio, o consorciado poderá negociar o preço com quem vai comprar e pode usar o valor excedente para arcar com custos de licenciamento.

Outro ponto muito positivo também é a segurança desse tipo de investimento, porque ele é muito seguro e as chances de sofrer um golpe são praticamente nulas.
Isso porque as administradoras de consórcio devem ser licenciadas e regulamentadas pelo Banco do Brasil, você não correrá o risco de perder o dinheiro investido.
O que pode ser adquirido com o consórcio para empresas?
As empresas podem adquirir diversas coisas em um consórcio, assim como qualquer outra pessoa.
O mais comum é a aquisição de carros e diferentes tipos de veículos que podem compor a sua frota, podendo ser utilizado para entregas, locomoção de funcionários e outros.
Existem muitos consórcios destinados também para o setor de agricultura, em que se pode adquirir todo tipo de maquinário agrícola. Além desse tipo, o maquinário industrial também pode ser adquirido.
Se a sua ideia é expandir o seu negócio com outros escritórios e unidades, você pode entrar em um consórcio imobiliário. Ou então caso queira reformar o escritório atual essa mesma modalidade servirá para esse fim.
Com o consórcio de serviços, a sua empresa pode buscar cartas de crédito para confraternizações da equipe, aquelas que são mais elaboradas, como viagens.
Esse tipo de incentivo é feito geralmente quando se batem metas altas ou para recompensar o bom trabalho de alguém.
Através desse consórcio de serviços existe a possibilidade de contratar um arquiteto, ele poderá realizar a planta de uma nova unidade ou reforma.
É claro que ao buscar essas modalidades, deve-se levar em conta que alguns prazos podem ser grandes, então se este é um objetivo seu ele deve ser algo a longo prazo.
Agora que você sabe mais sobre o consórcio para empresas, como funciona, vantagens e muito mais, pode buscar a melhor opção para você e sua companhia.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário