Cote o seu consórcio online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira brasileira pública. Ou seja, um banco do próprio país. No entanto, seu patrimônio é próprio e ela possui autonomia administrativa. Está presente em todo território nacional e oferece serviços para a população, indo de contas bancárias básicas a financiamentos e consórcios.
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.
E, é sobre o consórcio Caixa que vamos aprofundar nesse texto. Afinal, essa é uma forma para se atingir um objetivo e, quando uma instituição financeira pública o oferece, o serviço se estende a toda a população brasileira que se encaixe nos critérios estabelecidos.
Entenda mais sobre o que é um consórcio, quais modalidades a Caixa oferece e como funciona cada uma delas.

Os consórcios
De maneira geral, um consórcio é uma associação entre duas ou mais pessoas ou instituições, sejam elas públicas ou privadas, com o objetivo de adquirir algum bem ou levantar um montante em dinheiro.
É necessário, fazer uma contribuição mensal, durante um período pré-determinado, para que todos os envolvidos consigam ser contemplados. Ao fim do prazo, todos que fazem parte têm acesso ao objetivo do consórcio, que pode ser antecipado por sorteios e lances.
Existe, no Brasil, uma modalidade informal de consórcio para quem deseja juntar um valor em dinheiro, mas não tem organização para tal. Desse modo, o objetivo, ao invés de ser um bem, é uma quantia específica e, todo mês, uma parte dessa quantia é paga.
Em ambos os casos, o consórcio se assemelha a uma poupança, mas que precisa ter pagamentos fixos para se atingir o objetivo almejado. Diversas instituições financeiras oferecem consórcios em diferentes modalidades, entre elas está a Caixa.
Veja quais consórcios Caixa existem e suas especificidades.
Consórcios Caixa
De maneira geral, a Caixa oferece duas possibilidades de consórcio: imobiliário e auto. Entenda um pouco mais sobre cada uma.
Consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário é para a aquisição de imóveis. Eles podem ser comerciais ou residenciais, novos ou usados, casa na praia ou no campo, terrenos e casa na planta. O contemplado é que escolhe como utilizar o crédito.
No consórcio Caixa imobiliário, as parcelas podem ser escolhidas pelo cliente, são disponíveis a partir de R$427,00 e com o prazo máximo de 200 meses. Assim, é possível determinar o valor a ser recebido para a compra do imóvel próprio.
Além disso, esse valor também pode ser usado para construir ou reformar, caso o intuito não seja a compra da casa e, é possível ainda utilizá-lo para quitar um financiamento imobiliário em andamento.
Outra vantagem do consórcio Caixa é o não pagamento da taxa de juros, as parcelas têm valor pré-determinado e a taxa administrativa é cobrada junto com o valor do consórcio. Além disso, é possível utilizar até 50% do valor do próprio crédito para pagamento do lance e 10% do valor pode ser usado para pagamento de taxas, registros e seguros.
Consórcio auto
O consórcio Caixa auto tem como objetivo a compra de um automóvel, seja ele 0km ou com até 5 anos de uso. Esse automóvel pode ser carro, caminhão, ônibus, aeronaves e embarcações e o crédito também pode ser usado para quitar o valor do financiamento de veículo já existente.
As parcelas são disponíveis a partir de R$367,03 e com prazo máximo de 80 meses, assim o cliente escolhe a melhor opção com base na parcela ou no valor final, ou seja, aquela que cabe no bolso.

Assim como no consórcio imobiliário não há o pagamento da taxa de juros, as parcelas têm um valor estabelecido no momento da contratação e a taxa administrativa é diluída no valor do consórcio.
No consórcio auto também é possível, em alguns grupos, utilizar até 50% do valor do próprio crédito para pagamento do lance e 10% do valor pode ser usado para pagamento de taxas, registros e seguros.
Principais dúvidas do consórcio Caixa
-
Quem pode fazer o Consórcio Caixa?
Para realizar o consórcio Caixa é preciso apenas ser maior de 18 anos e escolher uma modalidade compatível com a renda.
-
É possível usar o FGTS no Consórcio Caixa?
O consórcio imobiliário permite utilizar o FGTS em duas situações: para complementar o valor do imóvel a ser adquirido, ou seja, quando o imóvel ultrapassa o valor do consórcio; para pagar parte das parcelas do consórcio; e, para amortizar ou quitar o saldo devedor após a compra do imóvel.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
2 Comentários
Boa tarde, meu nome é Isaac e represento a Ademicon Consórcios. Estou buscando parceiros comerciais para desenvolver uma parceria estratégica na venda de cotas de consórcios de imóveis, veículos e serviços. Podemos agendar uma reunião para explorar essa possibilidade?
Olá, Isaac.
Agradecemos o seu interesse em estabelecer uma parceria. Caso surjam novas oportunidades, entraremos em contato.
Atenciosamente,
Equipe Smartia