Condutor adicional muda o preço do seguro?

| Autor: Jeniffer Elaina

Você está pensando em contratar um seguro auto, mas costuma compartilhar seu carro com mais pessoas. Então, acompanhe este artigo e entenda melhor como funciona o seguro para mais de um motorista e, veja se condutor adicional muda o preço do seguro.

É muito comum encontrar famílias com mais de um motorista habilitado e apenas um veículo.

Afinal, comprar e manter um único carro é bem complicado, por isso, constantemente vemos pessoas que compartilham o mesmo veículo, seja com o parceiro, com os filhos ou mesmo com os irmãos.

Em algumas casas inclusive é possível ver todos os moradores usando o mesmo carro.

Nesses casos, além de contratar um bom e completo seguro auto, é importante incluir na cobertura todas as pessoas que dirigem os veículos.

Neste artigo explicaremos melhor como funciona a cobertura para motoristas adicionais, qual a sua importância, se o seguro cobre terceiro não habilitado e se incluir um condutor adicional muda o preço do seguro.

Acompanhe e entenda melhor o que é condutor adicional e como funciona o seguro nesse caso.

Condutor adicional muda o preço do seguro?

Imagem: Getty

O significa condutor adicional no seguro auto?

A cobertura de condutor adicional do seguro auto é uma das mais importantes para pessoas que compartilham seus carros.

Ela garante seguridade do veículo, mesmo quando não é condutor principal que está dirigindo.

Ou seja, quando você contrata um seguro auto para seu veículo, você pode ser mencionado na apólice como proprietário do carro, segurado e condutor principal, ou apenas como uma dessas pessoas.

Isso significa que, esses três campos podem ser ocupados por pessoas diferentes.

Essa liberdade no momento da contratação do seguro de carro, também se aplica a veículos que possuem mais de um motorista.

No caso de uma família que compartilha um veículo, é possível adicionar na apólice todas as pessoas que conduzem o veículo.

Essas pessoas serão mencionadas na apólice do seguro automotivo como condutor adicional e junto as suas informações pessoais como nome completo e número dos documentos deverá constar alguns dados relacionados ao seu perfil como sexo, idade e tempo de habilitação e, a frequência com que ela usa o veículo.

Lembre-se de que as seguradoras devem seguir as regras da SUSEP e, na dúvida, entre em contato com o órgão.

A cobertura para condutor adicional é importante porque, caso ela não exista e outro motorista que não o segurado, sofra um sinistro com o veículo, o seguro não poderá ser acionado.

Ou seja, todos os danos deverão ser reparados pelo motorista ou segurado de maneira particular. Então a seguradora de veículos não se responsabilizará.

Como fazer para ter um condutor adicional no seguro?

A primeira coisa a ser feita é definir quem será o condutor do seguro, ou seja, o motorista responsável pela apólice, aquele que dirigirá o veículo ao menos 70% do tempo, o que equivale a 5 dias na semana.

Um veículo segurado pode ser conduzido por até 3 pessoas, no entanto, todas devem preencher os pré-requisitos necessários para serem inseridos no seguro como condutor adicional. Mas, será que o seguro cobre motorista não habilitado? Veja os requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser habilitado para dirigir.

Qualquer pessoa que dirija o veículo mesmo que apenas uma vez na semana, deve ser mencionado no contrato do seguro como condutor adicional.

Assim você não correrá riscos de ter que arcar com os custos sozinho no caso do condutor diferente do segurado, caso aconteça algum acidente ou sinistro com o carro enquanto outra pessoa o dirige.

Informações necessárias para incluir um conduto adicional no seguro auto

Como mencionado, as seguradoras solicitam algumas informações relacionadas ao perfil dos condutores adicionais.

Essas informações são importantes e devem ser passadas de maneira correta.

Elas são usadas para que a seguradora de veículos calcule o risco em contar com mais um motorista e, por isso, influencia diretamente no valor final da apólice.

É possível que elas variem de uma seguradora para outra, mas no geral, as informações solicitadas para o perfil do condutor adicional são:

  • Nome completo;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Endereço;
  • Tempo de habilitação;
  • Frequência de uso do veículo;
  • Locais onde costuma ir com o carro;
  • Se costuma deixar o carro na rua ou em estacionamentos fechados.

Com base nessas e mais algumas informações as seguradoras são capazes de calcular o risco que o veículo corre de se ser envolvido em um sinistro enquanto estiver com o condutor adicional.

preço do seguro

Imagem: Getty

Existe a possibilidade de um condutor adicional ser recusado?

Sim, é possível que a seguradora recuse um ou mais condutores adicionais.

Isso pode acontecer caso a empresa entenda que incluir esse motorista na apólice aumentará muito os riscos de acidente com o veículo, o que causaria um maior gasto para a empresa.

Se você estiver negociando a contratação de um seguro auto e a seguradora recusar um ou mais dos seus condutores adicionais, o indicado é que você procure outra empresa de seguros e realize novas cotações.

Aumenta o valor do seguro acrescentar um condutor adicional?

Acrescentar um condutor adicional no seguro de carro pode sim aumentar o valor da apólice e/ou franquia.

E dependendo do perfil desse motorista, o valor pode ficar bem alto.

O valor do seguro automotivo acaba subindo porque o preço final dessa prestação de serviço, varia de acordo com os riscos que o carro será exposto.

Mesmo sabendo que o valor poderá do serviço poderá subir.

Por exemplo, ao acrescentar um adulto com mais de 25 anos, provavelmente será um custo menor do que adicionar o filho que tenha 18 anos, já que jovens geralmente oferecem riscos maiores.

Essa diferença é devido ao tempo de experiência de pessoas mais velhas ao volante, pois elas apresentam menor probabilidade de acidente, segundo as pesquisas de risco das seguradoras.

Por isso é importante preencher atentamente o perfil para contratação do seguro, pois muitas seguradoras perguntam se deseja estender cobertura para jovens entre 18 e 25 anos.

Se o principal condutor listado na apólice for mais velho e tiver um jovem que dirija o veículo mesmo que eventualmente, esta pergunta deve ser preenchida com “sim”, caso contrário, a cobertura para condutores eventuais estará garantida apenas para pessoas acima de 26 anos.

Não tente enganar as seguradoras!

Existem ainda algumas seguradoras que perguntam além do principal condutor, todos os possíveis condutores do veículo.

No momento em que for feito o seguro é necessário informar que existe um ou mais condutores adicionais.

É comum encontrar pessoas que tentam burlar essa regra para não pagar mais caro, mas acabam saindo no prejuízo quando acontece um sinistro.

Por isso, preencha atentamente e verdadeiramente o formulário de contrato e sempre verifique o que está escrito na apólice.

O que acontece se eu não informar a seguradora sobre outra pessoa que dirige meu carro? 

Se você não incluir um condutor adicional, ou seja, não informar a seguradora de veículos que outra pessoa também dirige seu carro, correrá o risco da recusa, em caso de sinistros. 

Portanto, seja sempre sincero, como já mencionamos aqui, e informe sobre todos os possíveis motoristas. Ou seja, se filho, cônjuge ou outros que também utilizam o seu veículo. 

Saiba que a seguradora não irá pagar a indenização se você assumir o risco de entregar o carro a outra pessoa, que não consta no seguro. Então, se o motorista eventual utilizar o veículo e sofrer sinistro, a empresa poderá negar a responsabilidade. 

Mesmo que a pessoa dirija o carro 1x na semana, ainda assim é necessário informar para a seguradora sobre o condutor diferente do segurado. A menos que você não queira receber a indenização. 

O seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo, sendo um motorista esporádico?

Primeiro, entenda que motorista esporádico é uma pessoa que não tem o hábito de dirigir o carro, ou seja, quase nunca, ou nunca, assume o volante do seu veículo, diferente do principal condutor. 

Então, dentro dessa regra, o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo. Portanto, considere o fato de que, você saiu com o carro e por algum motivo não pode voltar para a casa dirigindo, outra pessoa assume o volante, motorista esporádico, e acaba sofrendo uma colisão. 

Neste caso, sendo uma exceção, a seguradora cobre o sinistro se outra pessoa estiver dirigindo. Mas, o seguro cobre motorista não habilitado? Saiba que a indenização será recusada se o condutor de veículos não possuir habilitação. 

O seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo e for motorista eventual?

No caso de um motorista eventual, ou seja, aquele que dirige o carro de vez em quando, então ele deverá consta na apólice de seguros. Ou seja, vamos supor que o condutor de veículos dirija o carro 1x por semana, em caso de compromisso fixo. 

Isso mostra que ele é um condutor adicional, ou seja, possui uma rotina com o veículo, já que usa o mesmo de forma repetida. Então, se não constar no contrato do seguro auto e ele sofrer um sinistro, a seguradora poderá recusar a indenização. 

Fique sempre atento as regras da sua seguradora, leia a apólice e tire suas dúvidas com o corretor para evitar surpresas desagradáveis. 

Depois de acompanhar este artigo, certamente você está entendendo um pouco melhor como o funciona a inclusão do condutor adicional no seguro auto e, como esse serviço pode alterar o valor final da contratação dessa proteção.

Para saber qual seria o preço do seu seguro com um condutor adicionar, faça uma cotação online no site da Smartia!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *