Veja aqui como funcionam os testes de segurança para carros e quais são os mais importantes realizados atualmente. Aproveite e saiba se o seu automóvel passou em todos os testes!
Com certeza, você já ouviu falar sobre os testes de segurança que são realizados com os veículos novos antes que eles sejam comercializados. E, as chances de não saber exatamente como eles são feitos ou mesmo, quais são os mais importantes pode ser imensa.
Preparamos esse artigo para que entenda melhor sobre esse assunto, tire suas dúvidas a respeito e possa saber melhor como os testes de segurança são importantes e merecem ser observados com mais atenção.
O que são os testes de segurança para carros? E quem os realiza?
Esses testes visam provar a resistência de determinados aspectos do veículo, bem como a proteção do motorista e possíveis passageiros são colocados. Eles servem para verificar o funcionamento de sistemas de segurança como cintos e airbags, e o grau de estragos que podem ser ocasionados em batidas de diversos ângulos e em várias velocidades.
A empresa responsável por realizar os testes de segurança para carros é a Latin NCap. Uma divisão latino-americana da empresa que realiza avaliações de impacto na Ásia e Europa. Nesses testes, os veículos recebem pontos, que representam o resultado do teste, através de estrelas. Os principais critérios avaliados são a proteção dos ocupantes do veículo, tanto os adultos como as crianças.
Como os testes de segurança funcionam?
Os testes de segurança para carros são realizados em ambiente especial, com bonecos de madeira que simulam pessoas, geralmente dois na frente representando adultos, e dois atrás, que simulam crianças com idades iguais a 18 meses e 3 anos. Entenda melhor como esses testes são feitos e o que é avaliado:
Teste de impacto frontal
O teste é realizado com o veículo sendo lançado contra uma barreira deformável a uma velocidade de 64 km/h. Nesse teste é avaliado, o choque dos bonecos em partes integrantes do veículo como painel e volante. De acordo com órgãos especializados, esse tipo de pancada é a principal responsável por promover ferimentos fatais em acidentes de carro. A força desse impacto é medida através de sensores.
Também é avaliado o funcionamento de equipamentos de segurança como os mencionados anteriormente. Os airbags frontais são itens obrigatórios em todos os veículos produzidos, atualmente, no Brasil, justamente por amenizarem esses choques que ocorrem em colisões frontais.
Teste de impacto lateral
Nesse teste, uma barreira é lançada contra o veículo em uma velocidade de 50 km/h, e são utilizados três bonecos, um no lugar do motorista, e dois no banco de trás, representando crianças em cadeiras apropriadas. No teste de impacto lateral, também é avaliado a proteção a partes importantes do corpo humano. E os airbags laterais são os principais responsáveis por boas pontuações nesse teste.
Sistema de pontuação dos testes de segurança para carros
De acordo com a Latin NCap, existem três sistemas de segurança que são obrigatórios e variam de um país para outro, também são avaliados durante os testes. Quanto melhor for o comportamento de cada um deles, maiores serão as chances do carro receber uma boa pontuação e conseguir cinco estrelas, que são o máximo disponível. Esses três principais sistemas obrigatórios avaliados no Brasil são:
- Estabilidade eletrônica;
- Sinais de aviso referentes a ausência do uso do cinto de segurança e;
- Freios anti travamento ABS.
As notas são atribuídas de 0 a 5, onde os veículos que recebem zero são aqueles que não atingiram sequer o nível mínimo de pontuação, e os que recebem cinco são os melhores avaliados.
Melhores pontuações de 2018
Veja quais foram os carros melhor avaliados nos testes realizados pela Latin NCap em janeiro de 2018:
1 – No primeiro lugar ficou o Volkswagen Virtus + 4 Airbags, um sedan de 1.431 kg, de quatro portas que recebeu cinco estrelas tanto em relação à proteção dos adultos, como das crianças.
Equipamentos de Segurança do Volkswagen Virtus | |||
Item – Airbags | Outros itens | ||
Frontal do motorista | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Frontal para o passageiro | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Laterais para a cabeça do motorista | Sim | Sistema de aviso para o não uso do cinto | Sim |
Laterais para a cabeça do passageiro | Sim | ISOFIX | Sim |
Laterais para o corpo do motorista | Sim | Sistema antibloqueio de frenagem | Sim |
Laterais para o corpo do passageiro | Sim | ESC (UN13 / GTR8) | Sim |
Laterais de cortina | Não | ||
Laterais para o joelho do motorista | Não |
2 – Em segundo lugar nos testes ficou o Fiat Toro + 2 Airbags, um pick up cabine dupla quatro portas de 1.904 kg. O carro recebeu quatro estrelas para ambas as proteções, tanto de adultos, como de crianças.
Equipamentos de Segurança do Fiat Toro | |||
Item – Airbags | Outros itens | ||
Frontal do motorista | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Frontal para o passageiro | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Laterais para a cabeça do motorista | Não | Sistema de aviso para o não uso do cinto | Sim |
Laterais para a cabeça do passageiro | Não | ISOFIX | Sim |
Laterais para o corpo do motorista | Não | Sistema antibloqueio de frenagem | Sim |
Laterais para o corpo do passageiro | Não | ESC (UN13 / GTR8) | Sim |
Laterais de cortina | Não | ||
Laterais para o joelho do motorista | Não |
3 – E na terceira posição ficou o Chevrolet Onix / Prisma + 2 Airbags, um hatchback quatro portas com um peso 1.271 kg. O veículo obteve três estrelas em ambas as categorias de proteção, adultos e crianças.
Equipamentos de Segurança do Chevrolet Onix | |||
Item – Airbags | Outros itens | ||
Frontal do motorista | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Frontal para o passageiro | Sim | Pré-tensores do cinto de seg. motorista | Sim |
Laterais para a cabeça do motorista | Não | Sistema de aviso para o não uso do cinto | Sim |
Laterais para a cabeça do passageiro | Não | ISOFIX | Sim |
Laterais para o corpo do motorista | Não | Sistema antibloqueio de frenagem | Sim |
Laterais para o corpo do passageiro | Não | ESC (UN13 / GTR8) | Sim |
Laterais de cortina | Não | ||
Laterais para o joelho do motorista | Não |
Melhores pontuações por categoria
A seguir você poderá acompanhar quais foram os veículos que obtiveram os melhores pontos em cada uma das categorias a que pertencem:
É importante mencionar que ao comprar um carro você deve considerar diversos fatores, além dos testes de segurança para carros e, por mais seguro que um veículo seja, é importante que esteja protegido com um seguro auto, já que são diversas as situações que ocorrem diariamente.
Imagens e tabelas: Latin NCAP
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