Quer saber como funciona um seguro saúde viagem? Veja aqui e saiba quais são as vantagens em contar com o seguro viagem!

Quando o assunto é viagem, até o planejamento já começa a ser prazeroso. Conhecer novos lugares, explorar novas culturas, conhecer novas pessoas. Todos esses fatores podem fazer sua viagem ser inesquecível.

Mas, toda viagem está sujeita a imprevistos, e algumas podem até estragar até as tão sonhadas férias.

Como funciona um seguro saúde viagem
Imagem de Jeyaratnam Caniceus por Pixabay

Ter que resolver problemas em um local desconhecido pode trazer muitas dores de cabeça. Além disso, muitos imprevistos podem gerar custos exorbitantes.

Emergências médicas, doenças, acidentes ou até emergências odontológicas podem tem custos elevados, principalmente em viagens internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma cirurgia de emergência de apêndice pode chegar até 40 mil dólares, dependendo do hospital.

Viajar com um seguro saúde viagem te deixará amparado em casos de emergências médicas, doenças, acidentes e lesões, além de gastos em medicamentos.

Essa proteção deve estar incluída no planejamento de toda viagem internacional e também nacional.

Qual a importância de ter um plano de seguro saúde viagem?

Durante a viagem, se você ou um membro da sua família ficar doente, sofrer algum acidente ou necessitar de medicamentos ou consultas odontológicas de emergência, esteja preparado para desembolsar largas quantias.

Contar com um seguro saúde cobre as despesas médicas decorrentes a acidentes ou doenças, além de emergências odontológicas. 

Em casos mais graves, os planos podem fazer traslado de emergência, do segurado ou de um membro da família para acompanhar o tratamento. Em casos fatais, o seguro também cobre transporte de restos mortais, entre outras despesas relacionadas.

Existem planos em que o segurado faz o atendimento sem pagar nada, em hospitais ou clínicas credenciadas, outros oferecem o reembolso das despesas médicas gastas durante a viagem. 

Se o seu roteiro envolver países da Europa, confira a lista de países pertencentes ao Tratado de Schengen. Esse tratado delimita a exigência de um seguro viagem com cobertura mínima para os turistas que visitam países como Alemanha, França e Bélgica.

Como escolher um plano de seguro saúde viagem?

Devido à vasta cartela de opções de seguros, a hora de escolher seu plano poderá exigir um pouco de pesquisa e comparação.

Existem fatores que merecem atenção, como o valor da cobertura por pessoa. Assim como também existem seguros mais baratos que possuem cobertura menor que 10 mil dólares por pessoa.

A saber, em alguns países esse valor pode implicar em ter de pagar uma diferença ainda muito grande. Nestes casos, a diferença de preço entre este e um plano com cobertura maior será muito mais acessível do que pagar a diferença ao utilizar serviços médicos.

Outro fator a ser analisado é se o plano ou a seguradora tem uma larga rede de profissionais e instituições de saúde credenciados.

Além disso, se certifique se o seu plano irá arcar com as despesas ou se irão te reembolsar o valor gasto. Isso pode influenciar no seu planejamento financeiro para viajar.

Analise também se o plano conta com atendimento emergencial 24h, em português ou em outro idioma que você domine. Assim, os atendentes informarão quais são os médicos e hospitais no local onde você está, com agilidade. 

E mais! Verifique se a seguradora possui registro na SUSEP, para evitar dores de cabeça com uma possível negativa na proteção.

Como funciona um seguro saúde viagem

Qual o custo, em média, de um seguro saúde viagem?

O seguro saúde viagem é oferecido por uma série de empresas, sendo necessário fazer cotação com cada uma delas, pois podem oferecer condições diferentes.

Existem fatores que pode fazer o valor variar, como destino, duração da viagem, valor da cobertura escolhida, a quantidade de pessoas seguradas, entre outras. 

Além disso, existem planos específicos, por exemplo, para gestantes, por necessitarem de acompanhamento e envolverem mais profissionais em caso de emergência médica.

Mas também são oferecidos planos específicos para viagens terrestres, aéreas ou marítimas, planos para viagens à negócios, para mochileiros e estudantes. 

A saber, cada tipo de viagem e viajante poderá influenciar no preço do seguro viagem. Então, recomendamos realizar uma cotação personalizada.

Ainda assim, se quiser ter uma base, o seguro saúde viagem pode custar cerca de R$ 25,00, por dia.

Mas, como já informamos, são muitos os pontos que influenciam nesse valor.

Qual a diferença entre seguro saúde viagem e seguro viagem?

As seguradoras oferecem hoje o seguro viagem, bem como assistência viagem, sendo produtos mais completos. Portanto, o seguro viagem garante uma cobertura mais completa, já que inclui tanto atendimento relacionado à saúde, quanto serviços auxiliares ao viajante. 

A saber, entre eles estão: extravio ou furto de bagagem, perda ou atraso de voo, auxílio jurídico, entre outros. No seguro de viagem, as seguradoras ofertam uma série de coberturas, que distinguem de acordo com o plano escolhido pelo viajante. 

Então, existem planos de seguro viagem básico e mais completos, bem como seguro viagem familiar, individual, em grupo e para empresas.  

Assim sendo, o seguro saúde inclui apenas os problemas relacionados à saúde dos viajantes. Portanto, oferece consultas, internações e até cirurgias, conforme o tipo de contratação. 

Então, alguns viajantes podem comparar o seguro saúde viagem com o plano de saúde. Mas este contempla apenas atendimentos emergenciais, sendo médicas, odontológicas e hospitalares, de acordo com o contrato. 

Como contratar o seguro saúde viagem? 

Para contratar o seguro saúde viagem você precisa realizar uma cotação com a seguradora que oferece essa proteção. 

Se desejar, faça a sua cotação aqui no site da Smartia. Ao preencher o formulário, é só aguardar um corretor entrar em contato para informar os planos disponíveis. 

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *