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Já pensou em contratar um seguro de carro mensal? Esse é exatamente o seguro Smart Auto! Acompanhe o texto e descubra se este tipo de serviço é o que você procura!

O Smart Auto é um seguro de carro criado pela parceria entre a Generali Brasil Seguros e a telefonia Vivo.

A vigência do serviço é mensal, e o consumidor não paga multa se simplesmente desistir do serviço.

A Generali é uma empresa que atua no mercado desde 1831, com atividades em mais de 60 países.

Ao criar uma parceria com a Vivo, a empresa definiu um critério interessante: que quanto melhor o motorista conduzir o veículo, mais barato será o seu seguro.

Como funciona o Smart Auto?
Imagem: Getty

A recompensa aos condutores incentiva um trânsito mais seguro.

Para saber se seu carro é coberto, é preciso entrar em contato com a Vivo e solicitar uma cotação com a empresa.

Com a análise dos especialistas, a seguradora poderá, ou não, aderir ao risco do carro. Ou seja, poderá ou não oferecer proteção.

As recusas da proteção não são muito frequentes. Ainda assim, o Smart Auto não cobre carros blindados. Já carros com kit gás podem sim ser protegidos pelo serviço.

Porém, só o carro é coberto — o valor do equipamento de gás GNV não é ressarcido pela empresa após um sinistro. Continue acompanhando o texto e saiba como contratar a opção.

Smart Auto: como funciona e qual a cobertura?

Como já citamos, o Smart Auto é um seguro mensal. Mas seu principal diferencial não é este, apesar da maioria dos seguros serem anuais.

Na verdade, o seguro chama a atenção pelo modo que dá descontos ao motorista.

O sistema funciona da seguinte forma: o usuário baixa o aplicativo do seguro e mantém o GPS do smartphone ligado. O GPS, então, registra o estilo de direção do condutor.

Ele é capaz de avaliar, por exemplo, o modo de aceleração do carro, as frenagens, a forma como as curvas são realizadas e outros.

São quatro critérios de análise: Pressa, Humor, Ritmo e Cuidado. Considerando estes aspectos, o aplicativo dá uma pontuação de 0 a 100 ao motorista.

Quanto melhor a pontuação marcada, mais prudência o consumidor demonstra, e maior será o desconto aplicado no primeiro orçamento do seguro.

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Para utilizar o aplicativo Smart Auto, o usuário precisa permanecer conectado no Wi-Fi ou pacote de dados de internet.

Só é possível verificar os descontos após 400 km de rodagem com o veículo.

Além disso, o consumidor pode baixar e utilizar o aplicativo gratuitamente por até 90 dias, não sendo obrigado a contratar o seguro.

Neste caso, porém, ele utilizará o app apenas para acompanhar o seu desempenho no trânsito.

O programa está disponível para dispositivos Android, no Google Play e para iPhone, na Apple Store.

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Coberturas do seguro de carro Smart Auto

Vale destacar as coberturas do Smart Auto. Cada cliente escolhe as proteções que deseja incluir em seu seguro.

O número de coberturas contratadas é um dos fatores utilizados para estimar o custo do seguro de carro. É possível escolher proteções contra:

  • Colisão Parcial;
  • Perda Total;
  • Incêndio;
  • Roubo Furto;
  • Auto Vidros;
  • Danos Morais e Materiais;
  • Acidente Pessoal;
  • Emergência 24hs;
  • Carro Reserva;
  • Reboque Guincho;
  • Chaveiro;
  • Assistência Residencial.

Importante dizer que vale a pena contratar o máximo de coberturas possíveis para o carro. Economizar apenas por economizar pode sair caro no futuro.

Afinal, arcar sozinho com prejuízo de um sinistro tem custo bem maior do que pagar pela cobertura embutida em sua mensalidade.

Somado ao número de coberturas, outros pontos são avaliados para a cotação do seguro. Isso inclui, por exemplo, a idade do motorista, o modelo do carro e o local de residência do indivíduo.

Quanto maior o risco de o carro sofrer um sinistro (como pelo condutor ser muito jovem, com pouca experiência no trânsito), mais caro será o seguro.

O veículo ainda pode passar por vistoria, caso a seguradora solicite. Essa vistoria vai avaliar as condições do carro antes de iniciar a sua proteção.

Como fazer o pagamento do seguro Smart Auto?

O pagamento do Smart Auto é feito de modo mensal, sendo que o valor pago no início do mês será responsável pela cobertura do veículo pelo restante deste mês.

Por exemplo: se você quitar a mensalidade no início de maio, seu carro ficará coberto por todo maio.

Mas, para que ele também seja protegido em junho, você deverá quitar a mensalidade do início de junho.

Não significa, de qualquer forma, que o pagamento só pode ser feito no início do mês. A data para a quitação da mensalidade pode ser negociada junto à seguradora, com a cobertura valendo para os 30 dias seguintes ao pagamento.

Os valores podem ser pagos por cartão de crédito ou boleto digital. Se o consumidor não quiser mais contar com a proteção do seguro, bastará não quitar a mensalidade.

O seguro será cancelado automaticamente, sem o pagamento de multa.

Qual o preço do seguro Smart Auto?

Após fazer a cotação da proteção, o usuário da Smart Auto recebe uma série de descontos.

Para começar o indivíduo cliente da telefonia Vivo tem 5% de desconto, fixo até a data em que desejar manter o seguro.

Depois, a seguradora garante, ao menos, 10% de desconto nos primeiros três meses de seguro. Se a pontuação do indivíduo for alta, a economia no seguro será maior.

Passado o primeiro trimestre, o desconto aplicado poderá ser menor ou maior do que o mínimo de 10% anterior.

A pontuação registrada pelo aplicativo Smart Auto começa a gerar desconto após o acúmulo de 66 pontos. Esses pontos são gerados quando o condutor mantém a prudência no trânsito.

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Os descontos vão de 3% em 66 pontos, a 30% a partir de 96 de score.

O app do seguro continua a contar cada um dos trajetos do motorista. Por isso, a sua pontuação pode subir, se ele se mostrar mais prudente, ou descer, se cometer infrações ou dirigir mal.

Como resultado, também haverá variação no desconto de um mês para o outro. Afinal, o seguro é mensal. Hoje, você poderá contar com 30% de abatimento na hora de pagar o seguro.

Mas, ao dirigir mal, perderá pontos e ficará com apenas 17% para o mês seguinte, por exemplo.

Além dessa diminuição de custos, o usuário pode optar por utilizar sua classe de bônus no Smart Auto.

As classes de bônus são pontos que o indivíduo acumula a cada renovação do seguro auto, desde que não tenha acionado a seguradora no ano anterior.

Esses pontos são “universais” entre as seguradoras. Ou seja, podem ter sido obtidos enquanto você era protegido pela “seguradora A”, mas poderão ser utilizados no seguro da Vivo e Generali.

Basta informar seu CPF e apresentar as suas classes, e o usuário acumulará todos os descontos citados.

Como acionar o seguro auto Smart?

Quando um sinistro ocorre, o segurado da Smart Auto precisa entrar em contato com a central de atendimento da seguradora. Esse contato pode ser feito por telefone ou online.

A empresa prestará auxílio tanto para perda parcial, quanto para a perda total. Isso, claro, desde que você tenha contratado cobertura para essas situações.

A perda total acontece quando o custo para os reparos do carro são mais altos do que 75% do valor do veículo.

Nessa situação, o indivíduo recebe sua indenização integral, para a compra de um novo automóvel.

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Já a perda parcial ocorre quando os danos ao veículo têm conserto mais barato do que 75% do valor de mercado do carro.

Aqui, o automóvel será levado à oficina para conserto. Para que os reparos sejam efetivados, o consumidor precisa pagar franquia.

Franquia do seguro e prazo do sinistro

Uma franquia de seguro é o custo de responsabilidade do consumidor na hora de pagar os reparos à oficina.

É por meio dela que usuário e seguradora dividem os custos do conserto.

O objetivo da empresa é estimular maior prudência dos motoristas, pois, sabendo que precisará arcar com parte do valor, eles tendem a tomar mais cuidado no trânsito.

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O custo da franquia fica definido na apólice do seguro.

Imagine que o seu Smart Seguro tenha franquia de R$ 1 mil. Seu veículo sofre uma colisão, e os custos para reparo serão de R$ 4.500.

Por isso, você será responsável por pagar R$ 1 mil à oficina, enquanto a seguradora vai arcar com os R$ 3.500 restantes.

É importante lembrar que o usuário também recebe a indenização total do seguro em caso de roubo ou furto em que o carro não é recuperado.

É preciso que ele tenha contratado cobertura para essas situações.

Assim que o sinistro é registrado, a empresa tem até 30 dias para quitar a indenização correta. Esse prazo pode ser interrompido caso seja preciso completar qualquer documento à seguradora.

Ele voltará a ser contado de onde parou, após a entrega dos dados solicitados.

E então, gostou da opção do seguro Smart Auto? Esse é o serviço mais atraente para o seu carro e bolso? Antes de contratar o seu seguro, lembre-se de cotar a proteção com diversas empresas!

Com este cuidado, você terá a certeza de que está contratando todas as proteções de que precisa, e pelo preço mais vantajoso.

Aqui no site da Smartia, você pode realizar a cotação do seu seguro, em diversas empresas de uma vez só. Acesse!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

*Smartia.com.br não se responsabiliza pelos valores aqui mencionados, visto que o preço do seguro pode variar conforme o perfil de cada motorista.

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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

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