O seguro para portáteis é uma modalidade que vem ganhado espaço no mercado. Entenda como ele funciona antes de contratar o seu.
Com a violência das cidades e altos índices de roubos e furtos, andar com portáteis representa um grande risco. Além disso, esses equipamentos podem quebrar, queimar durante o uso ou carregamento.
Em boa parte das vezes eles possuem um alto valor e para que a pessoa não fique no prejuízo se acontecer algumas dessas situações contratar um seguro para portáteis.
Essa é uma modalidade relativamente nova, o que faz com que muita gente desconheça o seu funcionamento ou nem saiba de sua existência.
Para que possa conhecer mais sobre o seguro para portáteis, gizemos esse texto.
O que é o seguro para portáteis?
Esse é um tipo de seguro que visa cobrir possíveis danos e sinistros em equipamentos eletrônicos que são utilizados no cotidiano.
O segurado faz a adesão ao produto por uma seguradora de sua preferência, escolhendo quais coberturas serão contratadas e fique protegido nessas situações.
Quais tipos de equipamentos podem ser segurados?
Isso depende do que cada seguradora oferece e se ela aceita ou não um determinado item. Os mais comuns são:
Quais são as coberturas mais comuns para o seguro para portáteis?
Cada seguradora pode determinar quais coberturas irá oferecer para os produtos protegidos, porém, algumas delas são comuns a grande maioria das empresas.
É possível que algumas coberturas sejam consideradas básicas e outros opcionais, nesse segundo caso devem ser contratadas a parte.
- Roubo
- Furto
- Incêndio
- Raio
- Impacto de veículo
- Explosões
- Garantia para os acessórios
- Danos elétricos
Como funciona a proteção para portáteis?
A pessoa contrata o seguro e fica segurada de acordo com as cláusulas que estão previstas no termo de adesão.
Se houver o sinistro, ou seja, se acontecer alguma coisa em que está prevista cobertura a pessoa é indenizada pelo valor estabelecido na apólice.
Pode ser que para receber o valor a pessoa precise pagar uma franquia, que nada mais é do que uma participação no valor.
Quanto custa um seguro para portáteis?
Isso depende da empresa que está oferecendo o seguro, item a ser protegido, coberturas contratadas e outras variáveis.
Normalmente, o seguro anual possui um valor que varia entre 7% e 20% do custo do produto, porém, essa não é uma regra.
Como aderir a ele?
A adesão pode ser feita por meio de um corretor, ao solicitar uma cotação em sites especializados receberá propostas e também contatos de um corretor casos ainda não tenha um.
Para que o equipamento fique protegido costuma ser solicitada a nota fiscal e para produtos importados fatura de venda (invoice) e documento fiscal do país de origem.
O que fazer se acontecer um sinistro?
É preciso entrar em contato com a seguradora por meio de um de seus canais de atendimento e informar o ocorrido.
A partir de então receberá as orientações do tipo de documento que deve ser enviada para que receba a indenização. Por ser o boletim de ocorrência em caso de roubo, laudo ou orçamento da assistência que justifique incêndio, explosão ou dano elétrico entre outros.
Como é feita a indenização?
Após o recebimento da documentação pela seguradora será dado andamento ao processo de indenização e esse pode ocorrer de diferentes maneiras.
- Reposição do bem por um igual ou semelhante
- Reembolso do valor em moeda correte
- Reparo do bem
A forma indenizatória ocorrerá conforme está previsto na apólice.
Por que ter um seguro para esse tipo de equipamento?
Normalmente os portáteis em um valor alto e a pessoa não quer ficar no prejuízo se alguma coisa acontecer.
Já bastam as informações que podem ser perdidas e com o seguro é possível minimizar as perdas, principalmente no campo financeiro.
O seguro para portáteis pode ajudar a minimizar os prejuízos financeiros e agora sabendo do seu funcionamento fica mais fácil escolher um. Faça uma cotação e veja qual proposta é mais interessante.