Algumas situações de risco inesperadas podem causar reações instintivas ao volante, como freadas repentinas e derrapadas com a falta de controle do carro. Por isto, por mais que haja pouco tempo para pensar a reação, é preciso aprender quando e como reduzir a velocidade do carro, com segurança.
Em carros com câmbio mecânico, coloque o pé na embreagem e no freio, para não reduzir uma das forças e facilitar a frenagem. Cuidado para não frear bruscamente, pois as rodas podem ser travadas. Além disso, foque no trajeto que você vai, e não no objeto a ser desviado; é preciso considerar tudo a seu redor e não apenas o obstáculo.
Já em casos de freios ABS, a frenagem é diferente. Eles chegam a ser 20% mais eficazes e, com eles, é possível girar o volante em frenagens bruscas, pois as rodas não travam. Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte. À medida que a velocidade do carro diminuir, tire a força dos pés no pedal do freio gradualmente.
Curvas
Na hora de frear na curva, não jogue o carro para o lado oposto, mas sim, gire com rapidez na direção para o lado que a traseira saiu, fazendo com que a frente do carro compense e o carro volte para o eixo.
Freio de mão
O freio de mão serve para travar as rodas traseiras do carro, evitando que ele se mova. Ele garante que o carro não vai se mover, independente de estar ligado ou não, por isto, sempre que você sair do automóvel deve usá-lo. Algumas pessoas também usam o freio de mão para fazer rampa, garantindo que o carro não vai descer, especialmente em casos como engarrafamento, quando o veículo fica parado por bastante tempo, estragando mais rápido a embreagem.
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