Como contratar um plano de saúde MEI e aproveitar as vantagens

O plano de saúde MEI pode ser bastante completo e ter valores acessíveis. Veja como contratar o serviço.

Se é um microempreendedor, não precisa deixar de ter os benefícios de grandes empresas. É possível contar com um plano de saúde MEI e garantir os cuidados que precisa.

Muitas pessoas que atuam com essa modalidade não sabem que por terem um CNPJ podem usufruir de alguns benefícios. Um deles é com a assistência médica que pode ser contratada na modalidade empresarial.

Como contratar um plano de saúde MEI e aproveitar as vantagens
Imagem: Getty Images

O que é o plano de saúde MEI?

Antes de falarmos dos benefícios desse tipo de serviço, vamos explicar o que é o plano de saúde MEI.

Esse é um serviço de assistência médica que permite acesso a consultas, exames, internações e outros procedimentos.

Ele é destinado para microempreendedores individuais que possuem um CNPJ ativo. Para que se possa adquirir o serviço é preciso ter o CNPJ ativo há pelo menos seis meses.

Em relação ao número de vidas que poderão ser incluídas este varia. A maioria das operadoras solicita que sejam incluídas no mínimo duas vidas no plano de saúde MEI.

Existe diferença nas coberturas do plano MEI, empresarial e individual?

Se uma das preocupações em relação ao plano de saúde MEI é com as coberturas, pode ficar tranquilo.

O serviço apesar de ser destinado a pequenas empresas, não tem diferença nas coberturas em relação às demais formas de contratação. Quem possui um plano individual, empresarial ou MEI poderá ter acesso aos mesmos serviços.

A diferença é apenas na forma de contratação, vidas inclusas e valores. Entretanto, é preciso ter atenção em um ponto.

As operadoras de saúde costumam trabalhar com produtos diferentes. Isso quer dizer que existem os que são mais restritos e outros mais abrangentes. Portanto, é preciso optar por um que tenha coberturas semelhantes.

Além disso, existem alguns serviços que podem ser exclusivos. Por exemplo, os planos empresariais podem contar com medicina ocupacional. Apesar disso, esse não seria um serviço relevante para o MEI.

Quais as vantagens do plano de saúde MEI?

Ainda há quem discuta se existe alguma vantagem em optar por um plano de saúde MEI. Se compararmos com um plano empresarial ele pode não ser tão interessante.

No plano empresas os valores costumam ser menores devido ao maior número de funcionários. Além disso, é possível que a empresa subsidie parte dos custos. Entretanto, para isso é preciso ser parte do quadro de funcionários.

O plano individual é comercializado por um menor número de operadoras, sendo mais difícil de ser encontrado no mercado. Ele também costuma ter valores mais altos.

Dessa forma podemos citar como vantagens do plano MEI o fato dele ter um valor mais acessível. As mensalidades são mais baixas que um plano para pessoa física. Isso acaba sendo um grande atrativo.

Por ser um plano para empresa é encontrado com facilidade. Isso permite escolher entre diferentes operadoras de saúde e optar pela que seja mais vantajosa.

Em relação às coberturas elas podem ser bastante amplas e incluir a segmentação assistencial ambulatorial e hospitalar. Isso significa ter um atendimento completo e de qualidade. Muitas vezes é possível escolher entre diferentes opções e ficar com a que mais se adequa às necessidades.

Não podemos esquecer de mencionar que o plano de saúde MEI não exige que sejam incluídas muitas vidas. Mesmo quem trabalha sozinho pode contar com o serviço.

Normalmente as operadoras solicitam que sejam incluídas no mínimo duas pessoas. É possível colocar o microempreendedor como titular e seu cônjuge ou filhos como dependentes.  Dessa forma toda a família pode ficar protegida.

Como contratar um plano de saúde MEI?

Para quem deseja contratar um plano de saúde MEI, primeiro deve conhecer quais são as opções disponíveis. É possível solicitar uma cotação para conhecer quais são elas e se informar dos valores.

Depois de escolher o serviço desejado entre em contato com a operadora de saúde prestadora do serviço. Ela passará as informações de como proceder para aderir ao serviço.

Basicamente será preciso reunir alguns documentos como o CNPJ que comprove o tempo de empresa. A ele deverão ser anexados os documentos dos beneficiários como CPF, RG, comprovante de endereço e outros.

Outro ponto importante é preencher o formulário de declaração de saúde, ele ajudará a definir se existe alguma restrição em relação a disponibilização do plano.

Depois de formalizar a proposta e enviar a documentação, a operadora providencia a liberação dos serviços de saúde. Nesse caso, pode ser necessário cumprir a carência para ter acesso aos serviços. Se atente às regras do contrato para obter essa informação.

Portanto, agora já sabe como funciona e de que maneira adquirir um plano de saúde MEI. Que tal começar a pesquisar as opções para cuidar melhor da sua saúde?

Não deixe de pesquisar na ANS sobre a operadora de plano de saúde escolhida. Assim, você garante mais tranquilidade.

Então, faça uma cotação aqui na Smartia Seguros. Basta preencher o formulário e aguardar o retorno de um corretor parceiro!

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *