Como conseguir empréstimo para MEI e aumentar seu negócio

O empréstimo para MEI é uma realidade e em alguns casos pode ser pouco burocrático e oferecer boas taxas.

Para que possa expandir os negócios é preciso contar com recursos financeiros. Entretanto, nem sempre se tem dinheiro em caixa suficiente para isso e recorrer ao empréstimo para MEI pode ser um bom negócio.

O microempreendedor individual pode contar com a opção de empréstimo para seu negócio. Afinal, as empresas costumam ter acesso a crédito. Nesse caso, o processo pode ser bem menos burocrático do que para médias empresas e os juros atraentes.

Como conseguir empréstimo para MEI e aumentar seu negócio
Imagem: Getty Images

Como funciona o empréstimo para MEI?

O MEI não é necessariamente uma empresa, mas um empreendedor com CNPJ. Isso quer dizer que ele não possui holerite, sua renda pode variar de um mês para outro e nem um contrato de trabalho baseado na CLT.

A sua forma de atuação muitas vezes faz com que seu rendimento seja variável. Para que possa conseguir um empréstimo para MEI, muitas vezes é solicitado que seja comprovado que existem recursos para pagar essa dívida.

Isso pode ser feito por meio de declaração de imposto de renda do MEI ou outros meios. Há também casos em que não existe tanta burocracia e os documentos exigidos são mais simples.

É preciso apresentar os documentos do microempreendedor como CPF, RG, comprovante de residência, comprovante do MEI e indicar a finalidade de uso do dinheiro.

Para ter acesso aos recursos é preciso escolher uma instituição financeira que dê essa possibilidade. Além disso, deve-se analisar as taxas cobradas, afinal, sempre se busca a melhor opção.

O melhor é que muitas vezes, o empréstimo para MEI pode ser feito de forma online. Sem que haja necessidade de sair de casa. Será preciso preencher um formulário informando os dados solicitados.

A aprovação pode ser feita na hora e o dinheiro é liberado. Há casos em que é necessário aguardar a análise da aprovação do crédito. O valor sendo aprovado o dinheiro é transferido para a conta informada e fica liberado para uso.

Tipos de empréstimo para MEI

Para aumentar o negócio com o empréstimo para MEI existem diferentes maneiras de tomar dinheiro emprestado. Antes de escolher uma é preciso analisar as condições para pagamento e entender qual cabe no bolso.

Veja algumas das alternativas disponíveis no mercado.

Microcrédito para MEI

O microcrédito é empréstimo feito por bancos e outras instituições financeiras. As exigências para esse tipo de opção costumam ser menos restritivas para facilitar o acesso.

Os valores costumam ser limitados de acordo com o faturamento anual da empresa. Por outro lado, os juros costumam ser bem menores e os riscos de inadimplência seguem essa mesma tendência.

Nesse caso, os limites podem variar de uma instituição para outra, mas os valores costumam ser limitados a R$ 20 mil, para que essa quantia possa ser paga, algumas instituições permitem o pagamento em até 36 vezes.

Já em relação às taxas cobradas, essas variam bastante. Pode partir de algo em torno de 0,5% e chegar a atingir 7%.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma maneira de conseguir recursos desde que haja limite aprovado para isso. A compra é feita à vista e paga parcelada.

O empréstimo para MEI nesse caso deve ser feito com muita atenção. Os juros do cartão costumam ser bastante altos, por isso o planejamento deve ser feito para que as parcelas sejam sempre pagas no vencimento. O atraso pode comprometer todo o caixa e a ampliação do negócio.

Empréstimo com garantia

Essa é uma opção para quem deseja valores mais altos. Nesse caso o empreendedor pode dar como garantia de pagamento um bem que esteja em seu nome como uma moto, carro imóvel ou outro.

O bem dado como garantia fica em nome da instituição até que a dívida seja paga. Como existe essa possibilidade, aumentam as chances do valor ser liberado e os valores concedidos podem ser bem altos.

Cheque especial ou LIS

Esse é um limite que os bancos costumam disponibilizar para seus clientes. Muitas vezes já existem valores pré aprovados para uso.

Essa facilidade pode ser tentadora na hora de conseguir um empréstimo para MEI, mas também exige atenção. Os juros cobrados podem ser bem altos, por isso, deve ser usada apenas como última opção.

Empréstimo é garantia do negócio aumentar?

Antes de pegar um empréstimo é preciso fazer um bom planejamento financeiro, pois isso é que garantirá que o negócio aumente.

Ter recursos financeiros sem saber como usar pode fazer com que o negócio diminua ou até mesmo feche. Então, faça as contas e se organize antes de pegar um empréstimo para MEI e garanta que sua empresa está seguindo o caminho certo.

MEI negativado pode fazer empréstimo?

O empréstimo para MEI dependerá das condições disponibilizadas por cada instituição.

Algumas permitem que o microempreendedor endividado pegue o dinheiro emprestado, já outras não. Além disso, quando existe restrição, as condições de pagamento podem ser menos atrativas com juros maiores.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *