Abasteceu com combustível adulterado? Conheça seus direitos!

O combustível adulterado pode danificar os carro e trazer prejuízos. Aprenda a verificar se a gasolina e o álcool estão regulares e quais são os seus direitos se houver algum problema.

Na hora de abastecer o carro a maioria das pessoas busca pelos menores preços, porém, em alguns casos isso pode significar colocar combustível adulterado.

A adulteração do combustível consiste em adicionar outras substâncias a ele que não são as ideais. Por exemplo, na gasolina se adiciona solvente e no etanol, água.

Essas mudanças são feitas com o objetivo dos vendedores terem mais lucro, porém, quem compra pode ter sérios problemas com o veículo.

Abasteceu com combustível adulterado? Conheça seus direitos!

Saiba o que fazer quando o carro foi abastecido com combustível adulterado

É claro que o abastecimento com o combustível adulterado não costuma ser proposital, por isso, saiba quais são os seus direitos nesse caso.

Ao utilizar algumas medidas é possível saber se o combustível é de boa procedência.

Sempre peça a nota fiscal

Se o carro tiver algum problema por conta da gasolina ou etanol será preciso comprovar a sua procedência para recorrer de seus direitos. É bastante comum os postos deixarem de emitir esse documento, mas, sempre peça o seu, essa é uma garantia da sua compra.

Solicite o teste de proveta

Essa é uma forma de verificar na hora se existe alguma adulteração no combustível. Peça ao responsável pelo posto para que realize o teste e ele não pode negar essa situação.

Dessa forma será possível verificar se a porcentagem de etanol permite na gasolina não está acima do padrão e se p etanol está regular.

Tenha um laudo técnico

Não basta a sua palavra ou a do mecânico para provar que os danos causados forma por conta do combustível.

Solicite a um profissional que faça a vistoria e emita um laudo explicando qual o problema e porque ele foi ocasionado.

Solicite o reembolso

Uma vez que você não recebeu o que comprou, nesse caso o combustível puro é possível solicitar o reembolso dos valores.

Vá até o posto com a nota fiscal e o laudo em mãos e peça o ressarcimento do valor gasto. Se não conseguir dessa forma poderá acionar a justiça.

Faça uma denúncia

É possível fazer denúncias sobre a situação que está passando. Uma das alternativas é procurar pelo PROCON regional que poderá auxiliar na situação e acionar a empresa.

Além disso, faça uma denúncia forma na polícia e registre uma denúncia na ANP – Agência Nacional de Petróleo. Dessa forma o posto terá que resolver o problema e ainda te ressarcir dos danos.

Problemas em abastecer com combustível adulterado

Colocar combustível adulterado apenas uma vez no veículo não costumam trazer grandes problemas, mas, isso não significa que deva ser uma atitude proposital.

A questão é que quanto mais combustível adulterado for colocado no carro, maiores serão os danos que ele sofre e as peças acabam se desgastando e danificando mais rápido.

Há uma série de problemas que ocorrem nesse caso, veja alguns deles.

  • Perda de potência do motor
  • Carro engasgando quando acelera
  • Liquido em excesso saindo do escapamento
  • Aumento na quantidade que sai do escapamento
  • Falha ao dar partida
  • Aumento do consumo de combustível
  • Bicos ejetores sujam com mais facilidade e entopem
  • Barulhos estranhos, principalmente relacionados a batidas de pinos
  • Luz amarela acesa no painel, entre outros

Como evitar abastecer com combustível adulterado

Para evitar que o carro tenha problemas e você precise gastar um bom dinheiro para substituir as peças danificadas ou fazendo manutenções mais do que o necessário é preciso adotar medidas para não colocar combustível adulterado.

Uma das coisas a fazer é desconfiar de preços muito baixos, isso porque se eles estão muito baixos é sinal de alguma coisa errada.

Entretanto, não ache que só porque está pagando mais existe alguma garantia de tudo estar normal. Há postos que agem de má fé e elevam os preços mesmo não vendendo gasolina original.

Verifique o selo do Inmetro ele deve estar na bomba de combustível garantindo que receberá a quantidade de litros que indicada no marcador e que o combustível não é adulterado.

Veja a origem do combustível, ela está indicada na bomba. Principalmente os postos de bandeira branca, aqueles que não possuem um fornecedor exclusivo devem ser analisados com mais cuidado.

Se mesmo adotando todos os cuidados o seu carro for abastecido com combustível adulterado não deixe de procurar os seus direitos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *