Cote o seu consórcio online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

O Consórcio Imobiliário é uma das maneiras de realizar o sonho do imóvel próprio. Veja alguns pontos importantes antes de contratar o seu.

O consórcio imobiliário é uma maneira de realizar o sonho do imóvel próprio, seja ele comercial ou residencial. Com ele, o pagamento é feito antes de adquirir o imóvel, de forma parcelada e gradativa. Assim, ao ser contemplado, o cliente tem a opção de escolher o imóvel de seus sonhos a partir do valor em que o consórcio foi realizado.

De maneira geral, o consórcio imobiliário é ofertado por instituições bancárias e financeiras, que realizam o contrato com os clientes, criando um grupo para a concretização do consórcio. Assim, durante o tempo do pagamento, os beneficiários serão contemplados e, até o fim do período estipulado, todos do grupo realizam o sonho do seu imóvel.

Veja 8 coisas importantes sobre o consórcio imobiliário que você precisa saber antes de contratar um.

8 coisas importantes que deve saber sobre o consórcio imobiliário
Imagem: Getty Images

1. A aquisição não precisa ser de imóveis

O consórcio imobiliário, de maneira geral, permite que ao ser contemplado o beneficiário possa adquirir itens do mesmo segmento do consórcio.

Ou seja, para esse segmento, não é preciso que o valor seja investido apenas em casa, mas as possibilidades se estendem para salas comerciais, galpões, apartamentos, prédios comerciais, terrenos e até mesmo reformas ou construções.

2. A contemplação pode ocorrer de três maneiras

De maneira geral, a contemplação nos consórcios é realizada através de sorteios mensais, que duram pelo tempo estipulado para as parcelas do mesmo. No entanto, existem ainda outras duas maneiras de conseguir o valor do consórcio: os lances ou aguardar o fim do consórcio.

Os sorteios são realizados de maneira mensal, contemplando a cada mês um participante do grupo. Já os lances, que também são mensais, se assemelham aos leilões, ou seja, o valor mais alto é o contemplado.

E, aguardar o fim do consórcio é realizar todo o pagamento antes de ter acesso ao valor contratado, vale ressaltar que esse formato é para quem não é sorteado ao longo dos meses.

3. É importante conhecer a empresa

Um dos pontos principais é conhecer a empresa em que o consórcio será contratado. Caso o contrato seja realizado com empresas pouco conhecidas é importante verificar se ela está registrada no Banco Central, instituição que garante a realização do consórcio.

Além disso, pesquisar sobre reclamações e processos contra a empresa é outra maneira de verificar a autenticidade do consórcio realizado. Instituições financeiras e bancárias já conhecidas sempre são uma escolha com maior garantia.

4. Tenha um controle financeiro

Embora nem sempre seja algo que ganhe relevância ao realizar um consórcio, ter uma noção do planejamento financeiro dos próximos meses, ou seja, enquanto durar o consórcio, é fundamental para se ter a certeza de conseguir arcar com a despesa contratada.

5. Não há cobrança de juros

Diferentemente do financiamento de imóveis, o consórcio imobiliário não tem a incidência de juros sobre as prestações. Da mesma maneira, não há redução progressiva sobre as parcelas a serem pagas. Assim, ao realizar o contrato, o cliente já tem a ciência do valor a ser pago em todas as parcelas.

6. Não é necessário ter valor para a entrada

Se, para financiar um imóvel é preciso realizar um pagamento que representa a entrada do bem adquirido, esse valor não está presente no consórcio imobiliário. As parcelas são todas iguais, desde a primeira até a última, sem ser necessário pagar outros valores no processo, há menos que queira realizar os lances.

7. Existe o pagamento da taxa de administração

Esse valor é pago juntamente com as parcelas, mas ao invés de ser parte do valor contratado para o consórcio, essa quantia é destinada para a instituição que realiza o consórcio imobiliário.

8. Pode usar o FGTS

A maioria dos consórcios imobiliários permitem o uso do FGTS, seja para lances ou para quitar o valor do contrato. No entanto, o uso deve seguir as regras estabelecidas para a utilização do benefício, tais como: destinar-se à moradia do titular da conta, para imóvel residencial urbano e valor de avaliação até R$1.500.000,00.

mulher entregando chaves do carro carro
O consórcio é a chave para conquistar seus objetivos. Faça já sua cotação.

As regras se aplicam a todo território nacional e são estabelecidas pelo Governo Federal.

O consórcio imobiliário é uma das maneiras para a realização dos seus sonhos. Com diferentes empresas oferecendo o serviço é importante pesquisar e encontrar uma confiável, que as parcelas caibam em seu planejamento financeiro e que seja possível realizar seu sonho.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *