A tecnologia vem para facilitar a vida das pessoas, concorda? Você sabia que é possível ter CNH digital? Explicaremos o que é e como ter a sua.

Além de facilitar a vida do motorista, a CNH digital ajuda aquelas pessoas que sempre esquecem o documento em casa. Você conhece? Falaremos mais o que é neste texto.

No Brasil, temos mais de 74 milhões de pessoas habilitadas, de acordo com dados do Ministério da Infraestrutura/Denatran. Cerca de 60 milhões também possuem o documento na versão digital, segundo dados do ministério. 

Se você ainda não tem a sua, saiba como ter a CNH digital. Lembrando que a versão impressa não deixa de ser válida, porém, é opcional.

CNH digital: Entenda o que é e tire suas dúvidas!
Imagem: Getty Images

Entenda o que é a CNH digital e tire algumas dúvidas

Esta solução veio para ajudar o motorista, já que sem este documento ele não pode dirigir mesmo que tenha ela em casa. Se o motorista for pego sem a CNH, é considerada uma infração leve e sob pena de multa de R$ 88,38. Neste caso, serão acrescidos à carteira do condutor três pontos. Por isso, é importante ter a CNH digital.

Porém, se você nunca tirou a CNH e mesmo assim dirigir, o dono do carro levará uma multa no valor de R$ 880,41 e, por ser considerada uma infração gravíssima, de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), levará 10 pontos na carteira.

Todas as pessoas habilitadas que têm a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (que tem o QR Code na parte de trás do documento) podem ter acesso à CNH digital.

Se o seu documento não tiver o QR Code, você poderá solicitar a segunda via no Detran da sua cidade que já virá com as informações necessárias para ter o documento em formato digital.

Uma das principais dúvidas entre as pessoas que ainda podem ser resistentes à tecnologia é sobre a segurança deste documento. De acordo com o Denatran, órgão responsável, este formato é seguro devido alguns detalhes:

  • Para ter acesso ao documento, precisa de senha;
  • O QR Code é um código de segurança;
  • O documento possui uma assinatura digital, que é certificada pelo Detran utilizando o padrão da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira);
  • Certificado digital: um documento eletrônico utilizado para fazer a identificação de pessoas e empresas na internet (de forma virtual). A tecnologia é feita através de criptografia de dados dando a garantia da autenticidade e confidencialidade de todas as informações eletrônicas.

Geralmente, a CNH digital não tem custo extra, mas a decisão acontece, de acordo com a decisão do Detran de cada estado.

Como ter a CNH digital. Veja o passo a passo

Gostou da ideia e ainda não tem a sua? Confira o passo a passo para você ter hoje mesmo a sua CNH digital.

Se você está com o documento na mão, é necessário pegar a câmera do smartphone e ler o QR Code que fica localizado na parte de trás da CNH. Ao ler o código, você pode seguir o passo a passo que será dado neste texto:

1 – Baixe o aplicativo

A primeira coisa que você precisa fazer para ter acesso à CNH digital é baixar o aplicativo na loja de apps do seu smartphone (Android ou IOS). O nome do aplicativo é bem fácil. Ele chama: Carteira Digital de Trânsito.

Só tem um detalhe que você precisa ficar de olho é se está baixando o aplicativo certo. O oficial é desenvolvido pela empresa Serpro.

Para não ter problemas, principalmente, com golpes, não coloque seus dados se desconfiar do aplicativo.

2 – Cadastro

O segundo passo a ser dado é preencher o formulário de cadastro com todos os dados obrigatórios para que o app consiga fazer a identificação daquele condutor.

O primeiro dado que deve ser colocado é o CPF. Após abrir uma nova página, será exigido o preenchimento de nome completo, e-mail e a criação de uma senha (coloque uma que você lembre quando precisar do documento). Com todos os dados na tela, clique no botão “cadastrar”.

3 – Aceite os termos e faça a validação no e-mail

Depois de fazer o cadastro, será a vez de aceitar os termos e condições que estarão no aplicativo da CNH digital. Após aceitar, você receberá um e-mail para ativar a conta. Então, vá até a caixa de entrada do e-mail que você cadastrou e clique no link enviado para finalizar a ativação.

4 – Volte ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

O próximo passo é voltar ao aplicativo para dar continuidade aos passos para ter acesso à CNH digital. Será necessário informar o CPF e a senha para abrir o app.

5 – Início do cadastro da CNH

Após fazer o login, vá até ao sinal positivo que fica localizado no canto em cima da tela e clique na opção CNH Digital. Depois, escolha a validação pelo celular para ler o QR Code que fica no documento impresso.

O outro passo é fazer o cadastro da biometria, que será através de uma foto do rosto do condutor para fazer uma avaliação com os dados cadastrados no Detran. Então, avance e aproxime a câmera do celular ao seu rosto (no estilo selfie) e siga os passos da plataforma. 

O último passo será o cadastro de um número de telefone e, por fim, a ferramenta solicitará a criação de uma nova senha, que será usada para ter acesso nas próximas vezes.

Pronto! Agora, você já pode usar a CNH digital.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *