Investir em segurança da informação é muito importante, mas existem outras formas de deixar os clientes mais seguros. Veja quais são e como elas ajudam a aumentar suas vendas!
Brand trust é um aspecto bastante valorizado quando o consumidor decide por um produto em detrimento do outro. Quantas vezes vemos exemplos de pessoas que, mais do que comparar as características de um produto, um celular por exemplo, acabam optando pelo aparelho da marca em que mais confiam?
Essa confiança baseia-se em toda a jornada que o cliente tem com a marca, da identificação que cria com ela e da percepção de valor. Ou seja, entender que esta empresa é honesta, que se importa realmente com os clientes e com o mundo.
Um consumidor que se sente mais seguro em relação a uma marca, seguramente se sente mais certo de que realizou a compra certa e passa a construir uma fidelização com a empresa. Assim, comprando mais e incentivando outras pessoas a fazê-lo.
A transparência, honestidade, humanização e identificação são pilares para construir essa relação. Mas como demonstrá-los da maneira correta? A seguir, veja algumas dicas de como conquistar, reter e vender mais ao seu público, deixando seus clientes mais seguros.
Como fazer seu cliente se sentir mais seguro e aumentar suas vendas
Investir em segurança da informação é muito importante para as empresas, mas também há outros pontos que merecem atenção. Se o intuito é se destacar dos concorrentes, está na hora de mostrar o quanto a sua marca se preocupa com os clientes.
Quando se tem um e-commerce, por exemplo, é essencial proteger o site contra invasões, bem como armazenar as informações do cliente de forma segura. Além disso, proteger os dados da sua empresa.
Porém, outras ações são muito importantes. Confira outras formas de deixar os clientes mais seguros e aumentar suas vendas!
1. Branding
Investir tempo, energia e recursos em gerenciamento de marca pode ser trabalhoso no início, mas seu impacto positivo ecoa por muito tempo. Mais que isso, com o tempo, um branding coeso facilita a tomada de decisões, baliza ações e discursos e cria uma identidade de credibilidade para a marca.
Este processo visa transformar a marca em uma referência positiva para criar reconhecimento, lembrança e admiração por parte do público. Dedique-se a conhecer seu público, proporcione situações que façam com que ele enxergue a si mesmo na sua marca.
Conecte-se à mente e ao coração do consumidor através de posicionamentos e valores que transmitem sua preocupação genuína com as pessoas e com o mundo. Mostre que sua marca deseja fazer a diferença e que entende as preocupações e desejos do seu consumidor.
Assim, o branding agrega valor à sua marca, consolidando sua imagem e criando autoridade.
2. Storytelling
Lançar mão da técnica de storytelling é praticamente uma complementação do branding ou uma maneira de reforçar a conexão com o cliente. Histórias envolvem, emocionam, marcam e falam de pessoas para pessoas.
Elas são a base para a identificação do público com a marca e para a humanização dela. O público se interessa por CPFs e não por CNPJs. Muito mais atrativo do que repetir características dos seus produtos, é falar sobre histórias de pessoas.
Nesse sentido, uma ferramenta eficiente é publicar depoimentos de clientes, por exemplo, conteúdo que seja relevante e que desperte o interesse. Para aplicar o storytelling, a melhor plataforma é um website próprio.
Existem plataformas que oferecem domínio grátis, permitindo criar uma página do zero sem gastos. Ou seja, uma oportunidade que não dá para perder.
3. Clareza
Uma questão muito importante para transmitir segurança ao consumidor é a transparência. Deixe claro o que você pode oferecer e as condições envolvidas no processo.
Uma entrega que frustra as expectativas pode ser muito negativa. Não prometa o que não pode cumprir. Um cliente será muito mais compreensivo se você disser que está com problemas em um sistema e que tomará dez minutos para resolvê-lo, do que se você inventar uma desculpa, repassar a ligação para um colega e todo o procedimento tiver que ser realizado novamente pelo cliente.
Honestidade demonstra consideração e respeito com o cliente. A transparência é item essencial para que seu consumidor se sinta seguro.
4. Certificações e selos
Ter uma certificação ou selo concedido por uma empresa ou auditoria conta muitos pontos, é a concretização de qualidade reconhecida por uma instituição independente e idônea. Se este processo não é viável em pequenas empresas ou profissionais autônomos, há outras possibilidades que também conferem esse aspecto à marca.
Uma empresa de transportes, por exemplo, pode demonstrar seu apreço e cuidado com o passageiro através da contratação de um seguro auto com cobertura para terceiros. Ao divulgar essa informação no site, redes sociais ou até mesmo nos veículos, a marca gera um sentimento de confiança que seguramente refletirá positivamente na escolha e compra.
Então, agora você sabe como pode investir em diferentes estratégias para deixar seus clientes mais seguros. Ao colocá-las em prática, você perceberá aumento nas vendas. Afinal, cliente que se sente seguro com a compra ou aquisição dos serviços se torna um cliente fidelizado.