Hoje a busca por carros econômicos está muito grande, primeiro pelo próprio preço da gasolina, onde pessoas comuns buscam carros para seu dia a dia até pessoas que trabalham por conta fazendo entregas com carro particulares, como por exemplo de ser entregador Shopee, Mercado Livre, entre outras oportunidades.

Enfim, indiferente da oportunidade essa é uma realidade de buscar carro mais econômicos e o Inmetro publicou a lista atualizada de Carros mais econômicos para comprar em 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), trazendo dados de consumo dos veículos comercializados no mercado brasileiro e, portanto, os mais econômicos. 

Um total de 671 modelos ou modelos de 33 marcas foram avaliados nesta seleção.

Os rankings são baseados nos mesmos megajoules por quilômetro (MJ/km) do Inmetro. Isso evita confusão porque, além da diferença causada pelo uso de etanol ou gasolina, um carro pode ser mais econômico na estrada, mas menos na cidade. MJ/km, em última análise, atua como uma média considerando ambos os combustíveis.

A nova lista de PBEVs inclui novos modelos, bem como os já existentes no mercado que tiveram que ser modificados recentemente para atender aos padrões de emissões do Proconve L7.

Para a lista abaixo dos carros mais econômicos para comprar em 2022, a Revista Carro considerou os modelos de combustão com motores flex-fuel, incluindo híbridos, mas dispensando veículos 100% elétricos. Os pedidos são baseados no consumo de energia (MJ/km), traga sempre a versão mais barata caso existam várias versões do mesmo modelo dos carros mais econômicos para comprar em 2022.

5 carros mais econômicos para comprar em 2022
Imagem: Getty Images

1. Peugeot 208 1.0 

O Peugeot 208 lançado em maio, movido pelo motor Fiat Argo 1.0 Firefly, revelou-se uma opção sólida não só em termos de preço e pacote de equipamentos, mas também em termos de desempenho, superando o Fiat hatchback no ranking. Além disso, tornou-se o hatchback compacto mais econômico, posição que até então pertencia ao Chevrolet Onix.

Com Etanol:

  • Cidade
    (km/litro) 10,4 km/litro
  • Estrada
    (km/litro) 11,3 km/litro

Com Gasolina:

  • Cidade
    (km/litro) 14,7 km/litro
  • Estrada
    (km/litro) 16,3 km/litro.

2. Renault Kwid

Fazia muito tempo que não tínhamos o minicarro como o carro mais econômico do Brasil. As mudanças feitas no Renault Kwid durante a reestilização ajudaram muito o baixinho, além do alternador start-stop e ride-on, ele também tinha um novo sensor de fase, uma nova central eletrônica, que poderia carregar a bateria durante a frenagem. É o suficiente para atingir 15,7 km/l em todas as versões do Inmetro.

Com Etanol:

  • Cidade (km/litro) 10,8 km/litro
  • Estrada (km/litro) 11,0 km/litro

Com Gasolina:

  • Cidade (km/litro) 15,3 km/litro
  • Estrada (km/litro) 15,7 km/litro.

3. Chevrolet Onix Plus

Mesmo com o motor recalibrado para atender aos requisitos do Proconve L7, o Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado acabou perdendo eficiência energética de 1,34 MJ/km antes da mudança. Não apenas perder a liderança, mas deixar o pódio por completo, foi o suficiente. 

Mesmo assim, teve melhor desempenho em estradas a gasolina a 17,6 km/l.

Com Etanol:

  • Cidade (km/litro) 9,6 km/litro
  • Estrada (km/litro) 12,5 km/litro

Com Gasolina:

  • Cidade (km/litro) 13,8 km/litro
  • Estrada (km/litro) 17,6 km/litro.

4. Hyundai HB20S 1.0 Turbo

O Hyundai HB20S já tem um bom lugar no ranking, mas agora subiu para o 3º lugar graças às mudanças de motor feitas para se adequar ao Proconve L7.

Com motor 1.0 turbo e câmbio manual de 6 marchas, o sedã compacto pode atingir velocidade máxima de 16,9 km/l.

Com Etanol:

  • Cidade (km/litro) 10,1 km/litro
  • Estrada (km/litro) 11,9 km/litro

Com Gasolina:

  • Cidade (km/litro) 14,3 km/litro
  • Estrada (km/litro) 16,9 km/litro.

5. Volkswagen Polo 170 TSI

A VW ainda não revelou o Polo 2023 redesenhado, a versão nunca antes vista do 170 TSI, mas já está aparecendo no ranking, sugerindo que chegará às prateleiras das lojas em breve. Será a configuração mais básica do hatch, com motor 1.0 turbo de 105 cv e câmbio manual de 5 marchas, a mesma configuração do Up!

Se não fosse o desempenho do 208 1.0, o objetivo era ser o mais econômico do segmento, e quase conseguiu – mas pelo menos foi o melhor no 1.0 turbo.

Com Etanol:

  • Cidade (km/litro) 9,6 km/litro
  • Estrada (km/litro) 12,6 km/litro

Com Gasolina:

  • Cidade (km/litro) 13,8 km/litro
  • Estrada (km/litro) 16,5 km/litro.

Enfim, esperamos aqui em 4 Mãos ter entregado algumas dicas para você tomar a melhor decisão.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *