Câmbio automático exige mais atenção com pedais e marcha à ré

câmbio automático

De modo geral, quem dirige um carro com câmbio automático não costuma demorar muito para se acostumar e, inclusive, tende a não querer nunca mais voltar ao carro de câmbio manual. Entretanto, por ter uma dinâmica diferente, o motorista deve tomar certos cuidados para evitar acidentes, especialmente, por duas diferenças: a ausência do pedal da embreagem e a forma como engatar a marcha à ré.

Em carros com transmissão automática, não é necessário fazer a troca de marchas, pois o sistema de transmissão do veículo relaciona, automaticamente, a velocidade e a rotação do motor com o momento exato de trocar a marcha. Assim, dirigir parece mais simples, mas condutores de primeira viagem com o recurso devem ficar atentos.

Neste tipo de automóvel, há pedal da embreagem, utilizado pelo pé esquerdo em carros de câmbio manual. Apenas o pé direito entra em ação, para os pedais do freio e do acelerador. Por isto, cuidado para não se confundir.

Na hora de ligar o carro, o motorista deve pisar no pedal do freio e mudar o câmbio da posição “P” (Estacionamento) para “D” (Dirigir). Mas isto antes de acionar a ignição; só depois pode soltar o freio de mão. E, para estacionar, nunca esqueça de bloquear as rodas de tração.

Ainda outra dica, ao engatar a marcha à ré (no carro, o comando “R”), o condutor precisa apertar o botão de travamento com o carro totalmente parado, evitando acidentes. A marcha à ré pode ser acionada com um botão que fica no próprio câmbio do carro.

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6 Comentários

  • ANA PAULA XAVIER DE OLIVEIRA says:

    Meu carro é C4 pallas automático, quando engato a marcha a ré, o freio do pedal não funciona.
    O problema é no câmbio ou no sistema de freio?????

    • Juliana Souza says:

      Olá Ana Paula,

      Agradecemos o seu comentário e sua dúvida em relação ao seu C4 Pallas automático. Quando o freio do pedal não funciona ao engatar a marcha à ré, é importante realizar uma avaliação técnica por um profissional qualificado para identificar a causa exata do problema.

      Pode haver diferentes razões para essa situação, podendo ser relacionada ao sistema de freio ou ao próprio câmbio automático. É fundamental verificar o funcionamento de ambos os sistemas para determinar a origem do defeito.

      Recomendamos que você entre em contato com uma oficina mecânica de confiança ou com uma concessionária Citroën, onde profissionais especializados poderão realizar o diagnóstico adequado e oferecer a solução necessária para o seu veículo.

      Lembramos que a Equipe Smartia está à disposição para fornecer informações úteis sobre seguros e outros temas relacionados a veículos, mas não temos condições de fazer diagnósticos ou reparos mecânicos. Por isso, é importante buscar a orientação de um profissional capacitado para resolver esse problema.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Rosenilda Ezequiel Ferreira says:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma Tittanium 2.0 2014 automática, quando vou entrar na garagem tem um aclive e a ré não segura o carro, fica descendo mesmo com a ré em posição, isso está correto, e tenho que segurar o carro até conseguir tirar o pé pra acelerador.

    Obrigada
    Rose

  • Elson Cintra Cavalcanti says:

    Oi,

    O que acontece se engrenar a marcha à ré e acionar o freio de mão? Vi isso acontecer e percebo que o câmbio fica rígido. Como solucionar sem danificar o câmbio automático?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Elson,

      Obrigada por sua mensagem.
      Pedimos para que entre em contato com o fabricante de seu veículo para que possam ajuda-lo.

      Atenciosamente.

  • Valter says:

    Só uma correção neste trecho:

    ”Na hora de ligar o carro, o motorista deve pisar no pedal do freio e mudar o câmbio da posição “P” (Estacionamento) para “D” (Dirigir). Mas isto antes de acionar a ignição; só depois pode soltar o freio de mão.”

    Na verdade, deve-se acionar a ignição primeiro, pra depois fazer a troca de cambio do P para o D, e não o contrário.

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