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De modo geral, quem dirige um carro com câmbio automático não costuma demorar muito para se acostumar e, inclusive, tende a não querer nunca mais voltar ao carro de câmbio manual. Entretanto, por ter uma dinâmica diferente, o motorista deve tomar certos cuidados para evitar acidentes, especialmente, por duas diferenças: a ausência do pedal da embreagem e a forma como engatar a marcha à ré.
Em carros com transmissão automática, não é necessário fazer a troca de marchas, pois o sistema de transmissão do veículo relaciona, automaticamente, a velocidade e a rotação do motor com o momento exato de trocar a marcha. Assim, dirigir parece mais simples, mas condutores de primeira viagem com o recurso devem ficar atentos.
Neste tipo de automóvel, há pedal da embreagem, utilizado pelo pé esquerdo em carros de câmbio manual. Apenas o pé direito entra em ação, para os pedais do freio e do acelerador. Por isto, cuidado para não se confundir.
Na hora de ligar o carro, o motorista deve pisar no pedal do freio e mudar o câmbio da posição “P” (Estacionamento) para “D” (Dirigir). Mas isto antes de acionar a ignição; só depois pode soltar o freio de mão. E, para estacionar, nunca esqueça de bloquear as rodas de tração.
Ainda outra dica, ao engatar a marcha à ré (no carro, o comando “R”), o condutor precisa apertar o botão de travamento com o carro totalmente parado, evitando acidentes. A marcha à ré pode ser acionada com um botão que fica no próprio câmbio do carro.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
6 Comentários
Meu carro é C4 pallas automático, quando engato a marcha a ré, o freio do pedal não funciona.
O problema é no câmbio ou no sistema de freio?????
Olá Ana Paula,
Agradecemos o seu comentário e sua dúvida em relação ao seu C4 Pallas automático. Quando o freio do pedal não funciona ao engatar a marcha à ré, é importante realizar uma avaliação técnica por um profissional qualificado para identificar a causa exata do problema.
Pode haver diferentes razões para essa situação, podendo ser relacionada ao sistema de freio ou ao próprio câmbio automático. É fundamental verificar o funcionamento de ambos os sistemas para determinar a origem do defeito.
Recomendamos que você entre em contato com uma oficina mecânica de confiança ou com uma concessionária Citroën, onde profissionais especializados poderão realizar o diagnóstico adequado e oferecer a solução necessária para o seu veículo.
Lembramos que a Equipe Smartia está à disposição para fornecer informações úteis sobre seguros e outros temas relacionados a veículos, mas não temos condições de fazer diagnósticos ou reparos mecânicos. Por isso, é importante buscar a orientação de um profissional capacitado para resolver esse problema.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma Tittanium 2.0 2014 automática, quando vou entrar na garagem tem um aclive e a ré não segura o carro, fica descendo mesmo com a ré em posição, isso está correto, e tenho que segurar o carro até conseguir tirar o pé pra acelerador.
Obrigada
Rose
Oi,
O que acontece se engrenar a marcha à ré e acionar o freio de mão? Vi isso acontecer e percebo que o câmbio fica rígido. Como solucionar sem danificar o câmbio automático?
Obrigado
Bom dia Elson,
Obrigada por sua mensagem.
Pedimos para que entre em contato com o fabricante de seu veículo para que possam ajuda-lo.
Atenciosamente.
Só uma correção neste trecho:
”Na hora de ligar o carro, o motorista deve pisar no pedal do freio e mudar o câmbio da posição “P” (Estacionamento) para “D” (Dirigir). Mas isto antes de acionar a ignição; só depois pode soltar o freio de mão.”
Na verdade, deve-se acionar a ignição primeiro, pra depois fazer a troca de cambio do P para o D, e não o contrário.