Batida de carro: quanto tempo leva para consertar o veículo segurado?

Houve uma batida de carro e você não sabe quanto tempo leva para consertar o veículo segurado? Entenda melhor como funcionam os prazos para conserto de veículo sinistrado, seus direitos e deveres após a ocorrência.

Bater o carro não é uma situação desejada por ninguém, e já costuma demandar certo trabalho. O desgaste com o fato, porém, pode tornar tudo ainda pior. Isso se os reparos necessários no veículo tardarem mais do que o esperado.

Para muitos, ficar sem carro pode ser sinônimo de problemas para se locomover no trânsito de cidades e rodoviasª Além disso, a falta do veículo pode comprometer a rotina familiar e causar transtornos no trabalho, resultando em prejuízo financeiro.

Por isto, é preciso estar atento ao passo a passo no conserto do carro, para que tudo se resolva o quanto antes, evitando mais incômodos.

Batida de carro: quanto tempo leva para consertar o veículo segurado?

Direitos e deveres do consumidor em caso de sinistro

Antes de pensar em quanto tempo a seguradora tem para consertar o veículo, o consumidor deve, primeiro, cumprir as obrigações estabelecidas pela seguradora. Apenas assim ele terá direito ao reparo.

Primeiro, é fundamental que o segurado mantenha as informações sobre o seu seguro atualizadas. Caso mude de endereço residencial, por exemplo, essa informação deve ser repassada à seguradora.

Se, após um sinistro, a seguradora notar divergências entre a apólice a realidade, ela poderá negar a indenização. Seja ela parcial, seja integral.

Também é importante respeitar às regras do contrato. Se o acordo diz que o tráfego do veículo só deve ocorrer em uma região do País, o consumidor deve manter-se dentro destes limites. Do contrário, a cobertura será negada. Leia com atenção todas as normas da apólice, e respeite-as!

Atraso nas mensalidades pode impedir indenização?

É sempre importante, também, manter as mensalidades do seguro em dia. Assim como manter o carro regularizado, quitando obrigações como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Ao atrasar parcelas e impostos, o consumidor continua tendo direito à indenização após um sinistro. Em todo o caso, o prazo para a seguradora consertar veículo poderá ser atrasado.

Assim como acontece quando faltam documentos para a continuidade do processo. Nessas situações, o prazo de máximo estabelecido será suspenso, voltando a ser contado logo que as situações forem regularizadas.

O atraso só pode impedir a indenização se a inadimplência tiver se estendido por meses. Para a perda parcial, seguradora e segurado costumam negociar as mensalidades atrasadas, com juros e multa. Os impostos e regularização ao veículo junto ao Detran geralmente não são considerados.

Já uma indenização integral pode demandar a regularização de todos os valores. Isso significa que o consumidor precisa quitar impostos e mensalidades atrasadas, e só então receberá a compensação por seu prejuízo.

O indivíduo pode fazer o pagamento por conta própria, ou solicitar que a seguradora o faça. Nessa segunda opção, os valores para regularização serão descontados da indenização que seria integre ao usuário.

Qual o prazo para conserto de veículo sinistrado?

Antes de tudo é preciso informar a seguradora sobre o ocorrido. Após essa comunicação, são solicitados alguns documentos, como um Boletim de Ocorrência e informações pessoais do usuário.

Normalmente, o início do reparo é autorizado um ou dois dias depois da documentação do aviso de sinistro ser providenciada.

Atenção: a seguradora costuma disponibilizar uma lista de oficinas credenciadas  para o conserto. É fundamental que você verifique qual a melhor opção para o reparo, pesquisando mais informações sobre cada empresa  e sua credibilidade no mercado.

Geralmente, as empresas credenciadas oferecem descontos e condições especiais de pagamento. Ainda assim, o segurado pode escolher outra oficina que desejar.

É preciso dizer, também, que uma perda parcial requer o pagamento de franquia. A franquia é o valor de responsabilidade do consumidor no caso de um sinistro.

Imagine que seu carro sofra uma colisão, e que seu conserto terá custo de R$ 4 mil. Como a sua franquia é de R$ 1 mil, você deverá pagar R$ 1 mil para a oficina.

As condições para este pagamento podem ser negociadas diretamente com a empresa, de modo que possam ser parceladas pelo consumidor, por exemplo. Apenas após esse acordo a seguradora irá pagar o restante à oficina — neste nosso exemplo, de R$ 3 mil.

Sinistros de pequena, média e grande monta

Quando os reparos necessários são de pequena monta, é possível que o carro esteja pronto em até 15 dias. Casos de média monta levam de 20 a 25 dias, e uma situação de grande monta demora mais, podendo levar cerca de um mês, ou até um pouco mais.

Uma ocorrência de  pequena monta é aquela em que o veículo sofre danos apenas em peças externas e/ou mecânicas e estruturais. Após o conserto, o carro pode voltar a circular normalmente.

Em casos de média monta, serão substituídas peças externas, mecânicas e estruturais. Nestas situações, o veículo só poderá voltar a circular após inspeção de segurança veicular e obtenção do CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Por fim, uma batida de carro que causa danos de grande monta  acontece quando o veículo sofre danos em suas peças externas, mecânicas e estruturais, que o classifiquem como irrecuperável. Essa situação é conhecida por “perda total”.

Na perda total, os custos do conserto são superiores a 75% do valor do carro. Esse tipo de perda também ocorre quando o auto é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia. Assim, o carro é “descartado”, e o consumidor recebe a indenização integral do seguro. Os valores têm como objetivo a compra de um veículo novo.

Ou seja, podemos dizer que o prazo do conserto do veículo para segurado pode variar de acordo com os danos. Logo, é difícil estipular um prazo específico.

No entanto, o intervalo entre o registro do sinistro e o conserto não deve ultrapassar 30 dias, a menos que haja uma justificativa cabível.

Quando o conserto da batida de carro atrasa mais do que o prazo estimado?

Neste caso, é comum chegar ao consumidor o argumento de que faltam certas peças no mercado. De fato, isto pode acontecer, principalmente se o carro for importado, com peças mais difíceis de encontrar. Entretanto, fique atento, pois isto é um problema pontual.

Além disso, deve ser oferecida ao consumidor a possibilidade de empregar peças similares, seminovas ou usadas, em substituição às originais.

Vale salientar que o consumidor precisa estar ciente e de acordo com o uso de uma peça que não seja nova. Afinal, esta é apenas uma alternativa apenas caso seja comprovado o desabastecimento de peças para o veículo segurado.

Quanto tempo a seguradora tem para consertar o veículo de terceiro? O prazo é diferente do intervalo para o segurado?

O prazo para consertar o veículo de terceiros é o mesmo que o do segurado, e não deve ultrapassar 30 dias.

Mesmo se não houver peças para reposição, a seguradora deve buscar outros fornecedores para tentar cumprir com esse prazo. Portanto, não importa quem foi que teve o carro danificado, o reparo deve ser feito em até um mês.

E se a vistoria demorar para ser feita?

Uma coisa que pode ocorrer é a vistoria do veículo demorar para ser feita pela seguradora após a batida de carro.

Isso faz com que o carro fique parado e não seja reparado. A questão é que não existe uma regulamentação que estabeleça um prazo limite para a vistoria.

Porém, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), informa que, quando ocorre um acidente, não é preciso ser feita uma vistoria.

Ela é realizada apenas quando a seguradora vê necessidade. Ainda assim, o prazo do conserto do veículo para segurado começa a vigorar a partir do momento em que os documentos previstos em contrato são entregues e protocolados, considerando o período de 30 dias. Com ou sem vistoria.

O que fazer se o prazo máximo para seguradora consertar veículo for descumprido?

Como você acompanhou no texto, o prazo máximo para a resolução de um sinistro é de um mês. O intervalo é contado a partir do registro do sinistro e entrega dos documentos necessários à empresa. Se a seguradora não cumpre essa determinação, o consumidor pode realizar reclamação na Susep.

Outro modo de ação é buscar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumido) de sua cidade. Caso se sinta lesado, o usuário também pode abrir ação judicial contra a empresa.

Agora você já sabe quanto tempo a seguradora tem para consertar o veículo, e tudo o mais sobre o assunto.  Exija os seus direitos!

Afinal, o seguro foi contratado exatamente para a resolução dos problemas com o carro, e não para mais dores de cabeça.

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34 Comentários

  • Juninho says:

    Bom dia,

    Ontem bati o meu carro atrás de outro veículo aonde desprendeu o para-choque desse carro, gostaria de saber qual seria melhor acionar, o seguro ou pagar por fora?

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Juninho,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Liliane says:

    Boa tarde, me chamo Liliane, meu esposo teve nosso carro batido por uma camionete de porte grande, na colisão quebrou o banco do motorista, por ser uma pessoa conhecida ele acordou em pagar o conserto, mas isso já se passou mais de 20 dias e a mecânica do carro parou do nada, não liga algumas mangueiras na frente se romperam, mas enfim, meu esposo não expõem estes fatos ao infrator, só está aguardando ele chamar pra repôr as peças traseira, não sei qual procedimento tomar, se puder me auxiliar, agradeço.

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Liliane,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
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  • Doralice says:

    Olá,

    Há 67 dias sofri sinistro, meu carro estava com 10 meses de uso, a seguradora enviou para autorizada desde o dia 20/02, a previsão de entrega falha toda semana e a oficina da autorizada afirmou que a seguradora não tem culpa. O que posso fazer?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Doralice,

      Obrigada pela mensagem.
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  • Maycon Santana says:

    Olá, sou terceiro de um senhor que bateu no meu carro.
    Sou taxista particular, uber.
    Meu carro deu perda total, faz 32 dias e o processo não finalizou e ainda não pagaram a tabela Fipe e os meus dias em casa, meu nome está quase no SPC das contas até mesmo das parcelas do carro que deu perda total, eu tenho direito de pedir para a seguradora cubrir as contas?
    Pois estou sem renda nenhuma para pagar as contas e sustentar minha família, até a luz está atrasada e foi cortada.

    Até.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Maycon,

      Obrigada por comentar em nosso site,
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  • Bruno Giurizatto Coelho says:

    Olá,

    Causei um acidente com meu carro, minha seguradora tem quantos dias para reparar?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Bruno,

      Obrigada por comentar em nosso site,
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  • Sandra Menezes says:

    Boa noite,

    Um caminhão bateu no meu veículo, houve a liberação por parte da seguradora do motorista do caminhão, porém foi levado em um mecânico e eles pedem a nota fiscal para reembolso, apenas com a nota do orçamento, consigo o reembolso?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Sandra,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
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      Atenciosamente.

  • Maciel says:

    Boa noite, tive um sinistro, deu como média monta, só que vai sair no documento do veículo, com restrição, isso é correto? A seguradora não tinha que me pagar o veículo total?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Maciel,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em caso de sinistro, entre em contato com a seguradora responsável.

      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário em: https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Rodrigo says:

    Boa tarde, uma carreta causou o sinistro em meu carro, nesse caso, tenho direito a um carro de aluguel, seja pela seguradora, seja pelo proprietário? Pois já fui lesado pelo acidente e ainda tenho de pagar as consequências de ficar a pé?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rodrigo,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em casos de sinistro, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.

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      Atenciosamente

  • Ariana Teixeira says:

    Boa tarde, um caminhão de uma empresa bateu no para-choque do meu carro, estragou a lateral esquerda, farol esquerdo e outras peças, fui na empresa, levei três orçamentos e me pediu a foto do boletim por e-mail, como faço pra saber o andamento, eles tem seguro para terceiros?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Ariana,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.

      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável ou com a empresa para que possam ajuda-la.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Nina Thaisa says:

    Bom dia,
    Um caminhão colidiu no meu carro que estava na garagem.
    Isso ocorreu em novembro de 2017 e até agora julgo de 2018 ainda não foi resolvido
    Sendo que foi liberado só parte do veículo para ser arrumando
    Estou tendo muita dor de cabeça
    E o carro está na oficina desde 23 de julho
    Se passar os 30 dias o que pode ocorrer? Ou o que posso fazer?

    Grata

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Nina,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Hirota Tazima says:

    Boa tarde, uma pessoa invadiu a minha preferencial e bati o para-choque, farol, radiador e capu, acontece que eu uso o carro pra trabalhar e já faz mais de uma semana que aconteceu mas não foram nem fazer a perícia, o que eu posso fazer?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Hirota,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Atenciosamente.

  • Camila says:

    Boa noite,

    Sou proprietário de um Fiat 500 e sofri uma colisão que danificou partes externas, farol e o amortecedor em apenas um lado. Meu carro está há quase 2 meses na oficina licenciada pela minha seguradora e eles alegam que as peças do carro não chegam. O prazo é prorrogado toda sexta feira para a próxima semana. Há justificação cabível para essa demora ou há alguma medida judicial que posso tomar frente a essa demora?

    Desde já, agradeço

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Camila,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em caso de sinistro, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Júlio Almeida de Moura Farias says:

    Bom dia!

    Me envolvi em uma batida que danificou o para-choque e os 2 faróis dianteiros, essa situação se encaixa na definição de pequena monta? Com entrega em média de 15 dias?

    Obrigado.

  • Paulo Henrique Gomes says:

    Boa tarde,

    Li sua matéria e gostaria de uma resposta pra seguinte pergunta:
    As mesmas regras valem pra uma cooperativa? Já tem um mês que meu carro está na oficina e eles alegam a falta de peça pro veículo.

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada pelo contato.
      Sugerimos que procure um profissional especializado para que possa tirar sua dúvida.

      Atenciosamente.

  • Edgar Duarte says:

    Olá, bom dia,

    Eu estou com um problema com meu carro que foi roubado e recuperado 17 dias depois parcialmente danificado, ele foi roubado dia 16/01/2018 e encontrado no dia 02/02/2018, feito as vistorias da seguradora dia 06 ou 07/02/2018 ele já estava na Oficina depois de alguns dias os reparos foram autorizados (sem reparos de mecânica somente reposição de pelas tipo para choques, rodas, bateria, step, central multi mídia, um revestimento interno da porta, manopla do câmbio e funilaria da caixa de ar. já estamos chegando em abril e eu não tenho um retorno tanto da oficina quanto da seguradora sobre a entrega do meu veiculo, o que devo fazer pois sou autônomo e usava o carro para trabalhar?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Edgar,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para sinistros, favor entrar em contato com a seguradora responsável para que possam atende-lo melhor.

      Atenciosamente

  • Naldo says:

    Muito boa a explicação me ajudou muito cara valeu.

    • Elyser Antunes de Sa says:

      Boa tarde,

      Sou proprietário de um Fiat 500 e sofri uma colisão que danificou partes externas, farol e o amortecedor em apenas um lado. Meu carro está há mais de 2 meses na oficina licenciada pela minha seguradora e eles alegam que sempre precisam de uma peça que não foi prevista e tem que aguardar a chegada da peça, que as peças do carro não chegam. O prazo é prorrogado toda sexta feira para a próxima semana. Há justificação cabível para essa demora ou há alguma medida judicial que posso tomar frente a essa demora?

      Desde já, agradeço.

      • Sanaira Silveira says:

        Boa tarde Elyser,

        Obrigada por entrar em contato.
        Em caso de sinistro, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo mediante a sua apólice.

        Atenciosamente.

  • Alex Nunes says:

    Um caminhão da eletropaulo bateu em meu veiculo, porem estou sem o documento do carro pois ainda nao paguei o IpVa (esta em atraso) e nem tenho o antigo pois foi roubado, tenho apenas o recibo de compra e venda do veículo.
    Isso aconteceu a 1 mês e ainda não levei o veiculo por causa do documento. Queria saber se posso apresentar o veiculo com cópia do recibo e quanto tempo tenho pra fazer isso.
    Se alguém puder me responder e ajudar eu agradeço, estou sem saber o q fazer.
    Obg a quem poder me ajudar.

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