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Quando uma batida de carro acontece, tudo que você deseja é resolver logo o problema, não é mesmo? Então, é importante saber quanto tempo leva para consertar o carro batido que está segurado. Acompanhe o texto, entenda melhor como funcionam os prazos para conserto de veículo sinistrado, funilaria ou outro tipo de reforma de carros, e seus direitos e deveres após a batida de carro. 

Anda se perguntando quanto tempo leva para consertar o veículo segurado?

Pois saiba que as seguradoras precisam cumprir um prazo para os serviços de funilaria e pintura ou outros, para a maior comodidade do usuário.

Ter o carro batido não é uma situação desejada por ninguém, e já costuma demandar certo trabalho.

O desgaste com o conserto do carro, porém, pode tornar tudo ainda pior.

Isso se a reforma de carros, com serviços necessários no veículo, tardar mais do que o esperado, seja para o serviço de funilaria e pintura automotiva, conserto de radiadores e outros que envolvem o conserto de carro.

Para muitos, ficar sem carro pode ser sinônimo de problemas para se locomover no trânsito de cidades e rodovias.

Além disso, a falta do veículo pode comprometer a rotina familiar e causar transtornos no trabalho, resultando em prejuízo financeiro.

Pensando em tudo isso, é preciso estar atento ao passo a passo no conserto do carro.

Assim, tudo se resolverá o quanto antes, evitando mais incômodos ao consertar o carro.

Para te ajudar, produzimos este conteúdo.

A seguir, contamos tudo o que você precisa sobre o prazo de conserto do veículo, e cuidados importantes. Continue lendo!

Batida de carro: quanto tempo leva para consertar o veículo segurado?

Direitos e deveres do consumidor em caso de sinistro

Antes de pensar em quanto tempo a seguradora tem para consertar o veículo, o consumidor deve, primeiro, cumprir as obrigações estabelecidas pela seguradora de veículos.

Apenas assim ele terá direito ao reparo.

Todas essas regras ficam listadas na apólice do seguro de carros.

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Por isso, é importante ler o documento antes mesmo da contratação da proteção.

Assim, você terá maior segurança sobre o que fazer para solicitar o auxílio da seguradora por conta da batida de carro.

Ao mesmo tempo, é fundamental que o segurado mantenha as informações sobre o seu seguro veicular atualizadas.

Caso mude de endereço residencial, por exemplo, essa informação deve ser repassada à seguradora.

Se, após um sinistro, a seguradora notar divergências entre a apólice e a realidade, ela poderá negar a indenização.

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Seja a indenização parcial, seja integral.

Afinal, a empresa poderá entender a omissão de informações como tentativa de fraude.

Também é importante respeitar as regras do contrato, inclusive, entender exatamente o que é franquia de seguro.

Se o acordo diz que o tráfego do veículo só deve ocorrer em uma região do país, o consumidor deve manter-se dentro destes limites.

Do contrário, a cobertura para o conserto do carro será negada.

O mesmo vale para as regras sobre quem deve dirigir o veículo, o local de estacionamento e mais.

Leia com atenção todas as normas da apólice, que variam entre os seguros de carros, e respeite-as!

Atraso nas mensalidades pode impedir indenização?

É sempre importante manter as mensalidades do seguro veicular em dia.

Assim como manter o carro regularizado, quitando obrigações como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Ao atrasar parcelas e impostos, o consumidor continua tendo direito à indenização após um sinistro.

Mas será preciso regularizar a situação com a seguradora de veículos antes que os valores sejam liberados.

Ou seja, nessas situações, o prazo para a seguradora consertar o carro batido poderá ser atrasado.

O mesmo atraso acontece quando faltam documentos para a continuidade do processo.

Nesses casos, o prazo de máximo estabelecido será suspenso, voltando a ser contado logo que as situações forem regularizadas.

As indenizações liberadas variam conforme o tipo de serviço de funilaria e outros.

São dois tipos: a indenização parcial e a indenização integral.

A indenização parcial do seguro auto é paga quando os danos após um sinistro são inferiores a 75% do valor do carro.

Quando isso acontece, o veículo será consertado na oficina, e a indenização pagará parte dos custos.

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O restante das despesas serão pagas pelo consumidor, por meio da franquia do seguro de carros.

Já a indenização integral é paga quando os danos ao veículo são superiores a 75% do valor do carro.

Ela também é disponibilizada quando o auto é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia.

batida de carro

Parcelas atrasadas na perda parcial

O atraso de pagamento das parcelas do seguro só pode impedir a indenização se a inadimplência tiver se estendido por meses.

Um atraso apenas momentâneo não terá esse problema.

Para a perda parcial, seguradora e segurado costumam negociar as mensalidades atrasadas, com juros e multa.

Em muitos casos, a seguradora aceita descontar o valor devido da indenização, regularizando a situação do usuário e liberando o restante dos valores.

Impostos e a regularização do veículo junto ao Detran não influenciam no pagamento da indenização parcial.

O usuário recebe os valores mesmo que haja essa pendência com o órgão.

Parcelas atrasadas na perda total/integral

Em outra situação, uma indenização integral pode demandar a regularização de todos os valores.

Isso significa que o consumidor precisa quitar impostos (como o IPVA) e mensalidades atrasadas do seguro.

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Só então ele receberá a compensação por seu prejuízo resultante da batida de carro.

A exigência de pagamentos dos valores acontece porque, para pagar a indenização integral, a seguradora transfere o carro para o seu nome.

Funciona como se ela estivesse comprando o veículo do usuário.

Assim, o carro inutilizado pelo sinistro, ou seja, carro batido, pode ser indenizado ao consumidor.

Quando o pagamento das dívidas com o seguro e o Detran são necessárias, há dois caminhos possíveis.

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Primeiro, o indivíduo pode fazer o pagamento por conta própria.

A segunda opção é solicitar que a seguradora faça o pagamento.

Como no caso já citado, a seguradora deverá descontar os custos das dívidas da indenização integral.

Com os valores restantes, a empresa pagará o usuário por seu prejuízo.

Ou seja, a indenização será integral, mas com os descontos necessários para regularização do carro e seguro.

Verifique o seu contrato, independentemente da seguradora contratada, seja o seguro Suhai, seguro Azul, Bradesco seguro auto, Allianz Seguros, entre outros.

Qual o prazo para conserto de veículo sinistrado?

Antes de obter a indenização para uma batida de carro, há um passo fundamental: é preciso informar a seguradora sobre o ocorrido.

O quanto antes a empresa souber do ocorrido, mais rápido ela poderá dar início ao processo de indenização.

Em todo o caso, o prazo para acionar o seguro em caso de colisão é de até 1 ano.

Vale a pena verificar a informação na sua apólice de seguro.

Após a comunicação à seguradora, serão solicitados alguns documentos.

Normalmente eles incluem o Boletim de Ocorrência da batida e informações pessoais do usuário.

É comum que o início do reparo seja autorizado um ou dois dias após a entrega da documentação solicitada.

A partir daí, a empresa tem um prazo de 30 dias para realizar o conserto do carro e devolver o veículo ao consumidor.

Atenção: a seguradora costuma disponibilizar uma lista de oficinas credenciadas  para o conserto de farol, batidas na porta da frente, conserto de radiadores, desamassar lataria, em geral, e demais serviços de funilaria.

É fundamental que você verifique qual a melhor opção para o reparo, pesquisando mais informações sobre cada empresa e sua credibilidade no mercado.

Geralmente, as empresas credenciadas oferecem descontos e condições especiais de pagamento.

Ainda assim, o segurado pode escolher outra oficina que desejar para o conserto de carro ou o conserto de moto.

É preciso dizer, também, que uma perda parcial requer o pagamento de franquia.

A franquia é o valor de responsabilidade do consumidor no caso de um sinistro.

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Como funciona a franquia do seguro?

Imagine que seu carro sofra uma colisão, e que seu conserto terá custo de R$ 4 mil.

Como a sua franquia é de R$ 1 mil, você deverá pagar R$ 1 mil para a oficina.

As condições para este pagamento podem ser negociadas diretamente com a oficina.

Aliás, vale destacar esse ponto: a franquia deverá ser paga à oficina.

Isso permitirá, por exemplo, que os valores sejam parcelados pelo consumidor.

Apenas após esse acordo a seguradora irá pagar o restante à oficina.

No nosso exemplo, a empresa quitará os R$ 3 mil restantes necessários.

Não deixe de se atentar as regras da empresa contratada e se ela segue as normas da SUSEP, seja ela a seguradora Azul, Liberty Seguros ou outras.

Sinistros de pequena, média e grande monta

Quando os reparos necessários, realizados pelo funileiro, mecânico ou outros, são de pequena monta, é possível que o carro esteja pronto em até 15 dias.

Casos de média monta levam de 20 a 25 dias, e uma situação de grande monta demora mais, podendo levar cerca de um mês.

Sinistro de pequena monta

Uma ocorrência de pequena monta é aquela em que o veículo sofre danos apenas em peças externas e/ou mecânicas e estruturais. Isso pode incluir lanternagem e pintura automotiva, recuperação para-choque, desamassar lataria – pequenos estragos, entre outros.

Após o conserto, o carro pode voltar a circular normalmente.

Sinistro de média monta

Em casos de média monta, serão substituídas peças externas, mecânicas e estruturais.

Nestas situações, o veículo só poderá voltar a circular após inspeção de segurança veicular e obtenção do CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Sinistro de grande monta

Por fim, uma batida de carro que causa danos de grande monta  acontece quando o veículo sofre danos em suas peças externas, mecânicas e estruturais, que o classifiquem como irrecuperável.

Essa situação é conhecida por “perda total”.

Na perda total, os custos do conserto são superiores a 75% do valor do carro.

Esse tipo de perda também ocorre quando o auto é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia.

Assim, o carro é “descartado”, e o consumidor recebe a indenização integral do seguro.

Os valores têm como objetivo a compra de um veículo novo.

Ou seja, podemos dizer que o prazo do conserto do veículo para o segurado pode variar de acordo com os danos.

Logo, é difícil estipular um prazo específico para o conserto de carro ou conserto de moto.

No entanto, o intervalo entre o registro do sinistro e o conserto não deve ultrapassar 30 dias, a menos que haja uma justificativa cabível.

Esse é o prazo definido como regra pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A Susep é o órgão responsável por autorizar e fiscalizar as empresas de seguros no Brasil.

É importante lembrar que o prazo de 30 dias pode ser suspenso se for necessário complementar documentações à seguradora.

Nesses casos, ele voltará a ser contado a partir da entrega dos dados solicitados.

O que fazer quando o conserto da batida de carro atrasa mais do que o prazo estimado?

Neste caso, é comum chegar ao consumidor o argumento de que faltam certas peças no mercado.

De fato, isto pode acontecer, principalmente se o carro for importado, com peças mais difíceis de encontrar.

Entretanto, fique atento, pois isto é um problema pontual.

É importante ter a certeza de que a seguradora tem uma boa justificativa.

Do contrário, você pode, e deve, exigir o cumprimento do prazo estipulado.

Além disso, deve ser oferecida ao consumidor a possibilidade de empregar peças similares, seminovas ou usadas, em substituição às originais.

Vale salientar que o consumidor precisa estar ciente e de acordo com o uso de uma peça que não seja nova.

Afinal, esta é apenas uma alternativa caso seja comprovado o desabastecimento de peças para o veículo segurado.

O seguro cobre acidentes fora do país?

Quanto tempo à seguradora tem para consertar o veículo de terceiro? O prazo é diferente do intervalo para o segurado?

O prazo para consertar o veículo de terceiros após a batida de carro é o mesmo que o do segurado, e não deve ultrapassar 30 dias.

Mesmo se não houver peças para reposição, a seguradora deve buscar outros fornecedores para tentar cumprir com esse prazo.

Portanto, não importa quem foi que teve o carro danificado, o reparo deve ser feito em até um mês.

O conserto do carro de um terceiro é realizado pela seguradora quando o segurado contrata a cobertura para terceiros.

Ela também é chamada de Responsabilidade Civil.

A cobertura pode ser utilizada quando o segurado causa o sinistro.

A seguradora ressarcirá o outro indivíduo de acordo com o limite estabelecido em apólice.

E se a vistoria demorar para ser feita?

No processo de pagamento da indenização, pode ocorrer de a vistoria do veículo demorar para ser feita pela seguradora após a batida de carro.

Isso faz com que o carro fique parado e não seja reparado.

A questão é que não existe uma regulamentação que estabeleça um prazo limite para a vistoria.

Porém, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) informa que, quando ocorre um acidente, não é preciso que uma vistoria seja feita.

Ela é realizada apenas quando a seguradora vê necessidade.

Ainda assim, o prazo do conserto do veículo para o segurado começa a vigorar a partir do momento em que os documentos previstos em contrato são entregues e protocolados, considerando o período de 30 dias. Com ou sem vistoria.

O que fazer se o prazo máximo para seguradora consertar veículo for descumprido?

Como você acompanhou no texto, o prazo máximo para a resolução de um sinistro nos seguros de carros é de um mês.

O intervalo é contado a partir do registro do sinistro e entrega dos documentos necessários à empresa.

Se a seguradora não cumpre essa determinação, o consumidor pode realizar reclamação na Susep.

Outro modo de ação é buscar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de sua cidade.

Caso se sinta lesado, o usuário também pode abrir ação judicial contra a empresa.

Também vale a pena conversar diretamente com a seguradora e verificar o que aconteceu.

Informe a ela que o prazo foi descumprido e que você conhece as formas de findar o problema.

A empresa se sentirá um pouco mais “pressionada” a resolver a situação.

Agora você já sabe quanto tempo à seguradora tem para consertar o veículo, e tudo mais sobre o assunto.

Exija os seus direitos! Afinal, o seguro foi contratado exatamente para a resolução dos problemas com o carro, e não para mais dores de cabeça.

Quais os reparos estão inclusos no veículo segurado em caso de sinistro?

As coberturas dos seguros de carro variam conforme o tipo de contratação que o cliente fizer. Portanto, atente-se ao seu contrato antes de assiná-lo e inclua coberturas extras se for o caso. 

Verifique o que a seguradora cobre como serviços de funilaria. No geral, as seguradoras podem incluir diversos serviços de reparos, como: 

  • Cristalização do Para-Brisa 
  • Reparo de furo de pneu 
  • Troca de lâmpadas externas 
  • Reparo ou troca de para-brisa 
  • Troca ou reparo de vidros 
  • Reparo de para-choque 
  • Amassados na lataria 
  • Higienização do carro em caso de alagamento 
  • Danos aos faróis, retrovisores e lanternas 

É importante perguntar ao corretor de seguros se o seu plano contém alguns serviços, como: funilaria e pintura, polimento automotivo, conserto de radiadores, conserto de para-choque, desamassar lataria, conserto de farol, conserto de porta de carros, entre outros serviços para consertar o carro.  

Além disso, fique atento ao funileiro parceiro da seguradora, ou seja, se ele presta um bom serviço de funilaria e pintura. Nem sempre as seguradoras deixam livre a escolha da funilaria e profissional nos seguros de carros. 

Caso você tenha preferências, converse com o seu corretor de seguros antes de assinar o contrato e verifique a possibilidade de escolher o estabelecimento para o conserto de carro em uma batida de carro. 

Saiba que o serviço oferecido pela proteção veicular, como o da APVS Brasil, pode ser diferente. Veja com a empresa como funciona, caso decida contratá-lo.

Sou obrigado a levar meu veículo na oficina credenciada pela seguradora? 

Por lei o condutor não precisa levar seu veículo para ser reparado apenas em oficinas credenciadas. É importante saber também que as seguradoras não podem tarifar um valor fixo para indenização, no contrato, que seja bem inferior ao valor cobrado no mercado. 

Verifique o seu contrato e saiba que pagou por ambas as opções, ou seja, utilizar oficinas credenciadas e outras. Na dúvida, fale com o seu corretor de seguros. 

Mas, no geral, as seguradoras não podem negar o serviço, seja a Porto Seguro, seguradora Azul Seguros, HDI Seguros, Zurich Seguros, Ituran Seguros, Facility seguradora ou outras. Em caso de problemas, entre em contato com a SUSEP. 

Tive problemas com uma seguradora após meu carro bater, qual a melhor seguradora para trocar? 

Se você teve problemas e, independentemente de ter sido ou não solucionado, quer trocar de seguradora, saiba que é possível. Você poderá escolher tanto a seguradora quanto o plano que ela oferece, sem perder o bônus do seguro auto, se tiver. 

Existem muitas empresas confiáveis, como a Azul Seguros, Liberty Seguros, Suhai, Youse, Ituran Seguros, Allianz Seguros, Bradesco seguro auto, Zurich Seguros, HDI Seguros, Facility Seguradora, Porto Seguro, entre outros.  

Mas, indicamos que você realize sempre uma pesquisa com cada uma delas, considerando não apenas o que oferecem, como também a experiência do cliente. Para isso, conte com sites especializados, como a SUSEP, redes sociais da própria seguradora, fóruns, Procon e até o Reclame Aqui. 

Além disso, indicamos que você leia com atenção a apólice e se informe sobre cada cobertura, inclusive sobre batida de carro. Tire as dúvidas com o corretor, contrate as coberturas que precisa e você terá uma boa seguradora para proteger o seu bem. 

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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

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80 Comentários

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  • GERALDO DE CARVALHO BERNARDES NETO says:

    Boa tarde, eu dei entrada no sinistro do meu carro no dia 02/01/2024 e neste mesmo dia já deixei meu carro na oficina da consercionaria onde comprei meu carro. A seguradora azul seguros liberou a autorização do serviço no dia seguinte para os reparos e trocas de peças, e até hoje já se passaram 45 dias e a oficina me falaram que está em falta do para-choque do meu carro, e me prometeram entregar só dia 18/03/2024. Ainda não falei com a seguradora, eu estou em contato diretamente com pessoas responsável da oficina. O que eu devo fazer? Poderiam me ajudar?

    • Equipe Smartia says:

      Olá, Geraldo! Sugerimos que você entre em contato diretamente com a seguradora para relatar a situação e verificar se há alternativas para agilizar o processo, como buscar outra oficina credenciada com a peça disponível. A seguradora pode ajudar a mediar e solucionar o problema. Atenciosamente, Equipe Smartia.

  • Sami says:

    Fiz o sinistro de uma batida no meu carro em 02/05/23. e em 03/05/23 apos vistoria a seguradora liberou o conserto na oficina credenciada. A oficina pediu para eu levar o carro para conserto em 29/05/23 para aguardar a peça da KIA. Levei o carro no dia conforme combinado e me disseram que seria uns 15 dias para conserto. Hj em contato com a oficina me informaram que não tem peças. Preciso do meu carro para semana que vem, uma semana usei o carro reserva e outra fiquei nos UBERs. Mas não posso ficar mais sem um carro, pois já perdir um trabalho essa semana. A oficina nem me responde, a seguradora disse que vai verificar. O que posso fazer? Eu posso ir retirar o meu carro e pedir para ser consertado em outra oficina?

    • Juliana Souza says:

      Olá Sami,

      Primeiramente, lamentamos pelo ocorrido e entendemos a sua frustração com a situação. Nossa equipe Smartia compreende a importância de ter o seu veículo disponível e em perfeitas condições o quanto antes.

      De acordo com a legislação brasileira, mais especificamente o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), é garantido ao consumidor o direito de exigir a reparação adequada e dentro de um prazo razoável em casos de sinistros de seguro.

      Diante do impasse que você enfrenta com a oficina credenciada e a falta de peças, é aconselhável entrar em contato novamente com a seguradora e explicar a situação detalhadamente. Se você estiver enfrentando dificuldades na comunicação com a oficina e não obtiver uma resposta satisfatória, é importante que a seguradora intervenha para solucionar o problema.

      Você pode solicitar que a seguradora autorize o conserto em outra oficina, caso a atual não possua as peças necessárias ou não esteja dando o devido suporte. Lembre-se de documentar todas as conversas e informações relevantes para ter registros do ocorrido.

      Caso a seguradora não tome as providências necessárias para resolver o problema, sugerimos buscar orientação jurídica de um profissional especializado em direito do consumidor para saber quais são os seus direitos e as medidas legais que podem ser tomadas nessa situação.

      Esperamos que a questão seja resolvida de forma satisfatória o mais breve possível. Caso precise de mais auxílio ou tenha outras dúvidas relacionadas a seguros, estamos à disposição para ajudá-lo.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Leo says:

    Olá, apenas uma dúvida, quais as bases legais utilizadas no texto para que eu tenha argumentos e tentar solucionar meu problema?

    • Rebecca Gois says:

      Olá, Leandro! Agradeço pelo seu comentário. Espero que o artigo tenha sido útil para você.

      Para que eu possa ajudá-lo com sua dúvida, seria necessário que você fornecesse mais informações sobre qual é o seu problema específico. Assim, poderei entender melhor o contexto e oferecer informações mais precisas.

      Em relação às bases legais utilizadas no texto, posso afirmar que ele se baseia nas normas do Código de Trânsito Brasileiro e nas condições gerais dos contratos de seguro de automóveis, que estabelecem os direitos e deveres dos envolvidos em caso de acidentes e reparos.

      Mas, novamente, se você tiver alguma dúvida ou precisar de informações mais específicas, fique à vontade para compartilhar comigo. Estou aqui para ajudá-lo da melhor maneira possível.

  • Tiago says:

    Boa noite sofri uma colisão. Levei para uma oficina credenciada, porém a seguradora alega que a peça que está faltando na rede autorizada está em BO, o fabricante não possui mais e segundo a seguradora não há irá fabricar mais a peça tendo em vista que o meu carro tem 12 anos de uso e 10 anos que saiu de linha.
    Estão querendo me dar o valor da peça. Como pode? Quero meu carro da mesma forma antes da colisão. Tenho razão? Por que pagar seguro então?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Tiago!
      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • RODRIGO FRAGOZO says:

    Boa noite a oficina credenciada do meu seguro realizou 2x o reparo de uma batida lateral e nas 2x não ficou bom o que devo fazer ???? Agradeço se puderem me ajudar

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Rodrigo!
      É melhor você entrar em contato com um advogado para tirar suas dúvidas.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

      • Rafael says:

        Boa noite estou com uma dúvida sou terceiro bateram no meu carro porém vou levar no funileiro da minha confiança, a seguradora paga a oficina na hora ou tem algum prazo pra ela pagar a oficina.?

        • Equipe Smartia says:

          Olá, Rafael. O pagamento ao funileiro ou oficina normalmente segue o processo da seguradora, que pode incluir a análise do sinistro antes do pagamento. O prazo para o pagamento direto à oficina depende da política da seguradora, mas geralmente, após a aprovação do conserto, a oficina recebe o valor acordado. É importante confirmar com sua seguradora os detalhes sobre o pagamento e os prazos envolvidos.

          Atenciosamente,
          Equipe Smartia

  • Carlos Alberto Oliveira Batista says:

    Carlos Batista
    Gostaria de uma orientação.
    Meu carro está sendo reparado pela seguradora. Os pneus do meu carro são novos e comprovado pelo laudo de vistoria, a seguradora está alegando que um furo no pneu dianteiro que apareceu depois da colisão não foi provocado pela batida, quais as medidas que devo tomar. E tem mais o meu ar condicionado estava em perfeito estado antes da colisão e funcionando na hora da colisão, a seguradora me liga e informa que a resistência do ar condicionado está queimada, eu informo que a mesma foi trocada um mês antes da colisão e eles falam que está na garantia e que é para eu levar o carro para a loja trocar a resistência.
    É obrigação minha ou da seguradora levar para trocar a resistência. Se eles aí da não me entregaram o carro.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Carlos!
      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, sugerimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
      Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Alyne Ferreira says:

    Olá! O artigo é ótimo e fiquei com uma dúvida. Bati o carro e já faz mais de 30 dias que foi pra mecânica há 200km longe da onde moro, não me deram lista dos conveniados, não me perguntaram nada, simplesmente levaram pra lá e só fui saber depois. A seguradora disse que tem o prazo de até 90 dias pra entregar porém esse prazo não é muito longo? Estive viajando após o sinistro, voltei e solicitei o carro reserva e já vai fazer uma semana que não liberam sendo que já foi feito o acerto da franquia, já estou há um mês sem carro. É normal essa demora pra liberar o carro reserva?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Alyne!
      O prazo para conserto é de 30 dias contados após a entrega de toda a documentação necessária. Este prazo não deve ser ultrapassado a menos que haja uma justificativa cabível.
      Quanto ao carro reserva, este pode ou não ser disponibilizado por todo o período do conserto. Lembrando que as locadoras de veículo podem ter suas próprias regras para disponibilizar e depende do que foi contratado.
      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Welson says:

    Ola boa noite! Qual a base legal do prazo de 30 dias para a seguradora reparar veiculo sinistrado?

  • Wanderson dos Santos Abreu says:

    Boa tarde, minha moto esta a 3 meses na oficina, porém, até o momento a cooperativa não me disse quanto tempo mais vou ficar sem minha moto, como o prazo de 30 dias já expirou, posso buscar meus direitos perante a justiça?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Wanderson!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Juliano Silva Teles says:

    Boa tarde, eu tive um sinistro que já faz 4 meses, porém meu carro ainda está no concerto, o prazo de 30 dias se aplica as Associações de proteção veicular?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Juliano!
      As seguradoras contam com as normas estabelecidas pela Susep, diferente das Associações que neste caso, podem sim ter um prazo maior. Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor não ampara associados ou cooperados.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Edmar Carvalhaes says:

    Estou com a seguinte situação. O meu carro esta na concessionária, para conserto vai fazer 90 dias, e a seguradora disse que não pode fazer nada, nem me fornecer o carro reserva, pois a concessionária não faz parte das oficinas credenciadas, e com isto ela não pode, nem me oferecer o carro reserva. O que fazer neste caso?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Edmar!
      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Leo says:

    Meu veículo é segurado por uma proteção veicular. Só que meu veículo já está com 2 meses na mecânica e eles não mandam peças e não dão prazo pra entregar, quais as medidas que devo tomar?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Leo!
      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Louriel says:

    Olá! Eu tive um acidente com meu veículo em novembro a seguradora demorou o tempo estimado em contrato como ex o sinistro etc o carro foi para oficina e foi autorizado concerto em janeiro. A oficina me deu o prazo de 30 dias corridos contando do dia 28 janeiro já estamos no dia 07 de março. Fui até a oficina e o carro ainda está no processo de funilaria. Pediram mais 2 semanas. Oque posso fazer a respeito já são 4 meses sem o veículo e não cobre lucros sensatez. E o carro reserva exigem cartão de crédito com um limite que não tenho por conta de ter pago a franquia.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Louriel!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas. Informe a seguradora sobre a demora por parte da oficina parceira deles e aproveite para registrar uma reclamação, inclusive, na SUSEP.

      A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Gi says:

    Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida, estou aguardando orçamento do terceiro de uma colisão há três meses, por quanto tempo eu devo esperar? Ele só me pede dinheiro, mas não passa nenhum orçamento, gostaria de saber se a uma lei, que determina por quanto tempo devo esperar. Agradeço desde já.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Gi!

      Obrigada pelo contato.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido e saber qual é o prazo.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • guilherme says:

    Bom dia! Essas reclamações podem ser feitas pelo terceiro? Ou é somente o cliente da seguradora? Digo isso, pois sou terceiro e já fazem 3 semanas e nem fizeram a vistoria.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Guilherme!

      O segurado deve entrar em contato com a seguradora dele para solicitar a indenização do seguro. Mas, é importante que você guarde o Boletim de Ocorrência. Se desejar, entre em contato com a seguradora em questão para obter maiores informações.

      Atenciosamente!

  • Camila Da Silva says:

    Olá! Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  • Márcio Lucio marques da Silva says:

    Olá! Fiz um seguro, com uma associação. Queria saber qual é o prazo para entrega de carro quando ele sofre colisão e o que fazer se passar desse prazo. Fiz na Alto Fênix Brasil.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Márcio!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Você pode verificar a sua apólice de seguros para saber sobre prazos.

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • Marcio Roberto says:

    Seu artigo me ajudou demais! É muito bom aumentar o conhecimento sempre que possível.
    Muito Obrigado! Deus retribua e te abençoe!

  • Carlos Leonardo da Silva Santos says:

    Bom dia, bateram no meu carro no dia 07 de março e ainda não chegaram todas as peças. Está faltando as duas portas dianteiras do Renault Clio. Disseram que não tem as portas na concessionária, mandaram eu aguardar até o dia 22 de maio.

    Até.

  • Nathalia says:

    Olá, aqui é a Nathália Carvalho, eu gostei muito do seu artigo, seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Alan Oliveira says:

    Bom dia, bateram em meu meu carro, um coletivo de transporte coletivo, acionei a empresa responsável pelo coletivo, fui orientado a fazer B.O. enviei minhas documentações para a mesma, fui orientado a aguardar o prazo de 5 dias úteis para solucionar. Hoje deixei meu veículo na funilaria para consertar, tem algum problema?

    Att

  • Sergio Ricardo says:

    Bom dia,

    Meu carro sofreu duas batidas em menos de um ano e já tem mais de dois meses que está na oficina que presta serviço para a seguradora, fui pagar a franquia, eles me falaram que no meu caso, o valor é dobrado de 1800,00, me cobraram um valor de 4400,00 reais, o que devo fazer, alguém pode me esclarecer por favor?

    Até.

  • Rosangela Souza says:

    Olá, por favor, me ajudem com uma dúvida.
    Meu carro tem um mês de uso, tem seguro e infelizmente já batemos, acionamos o seguro faz uns 15 dias e nada. A franquia nos assustou muito, 3.600 reais, é normal esse absurdo?
    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Rosangela,

      Obrigada pelo contato.
      O valor da franquia é combinado na contratação do seguro, você tem a opção do valor normal e da franquia reduzida, depois de contratado, ela não muda.

      Atenciosamente.

  • Juninho says:

    Bom dia,

    Ontem bati o meu carro atrás de outro veículo aonde desprendeu o para-choque desse carro, gostaria de saber qual seria melhor acionar, o seguro ou pagar por fora?

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Juninho,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Liliane says:

    Boa tarde, me chamo Liliane, meu esposo teve nosso carro batido por uma camionete de porte grande, na colisão quebrou o banco do motorista, por ser uma pessoa conhecida ele acordou em pagar o conserto, mas isso já se passou mais de 20 dias e a mecânica do carro parou do nada, não liga algumas mangueiras na frente se romperam, mas enfim, meu esposo não expõem estes fatos ao infrator, só está aguardando ele chamar pra repôr as peças traseira, não sei qual procedimento tomar, se puder me auxiliar, agradeço.

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Liliane,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Doralice says:

    Olá,

    Há 67 dias sofri sinistro, meu carro estava com 10 meses de uso, a seguradora enviou para autorizada desde o dia 20/02, a previsão de entrega falha toda semana e a oficina da autorizada afirmou que a seguradora não tem culpa. O que posso fazer?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Doralice,

      Obrigada pela mensagem.
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Maycon Santana says:

    Olá, sou terceiro de um senhor que bateu no meu carro.
    Sou taxista particular, uber.
    Meu carro deu perda total, faz 32 dias e o processo não finalizou e ainda não pagaram a tabela Fipe e os meus dias em casa, meu nome está quase no SPC das contas até mesmo das parcelas do carro que deu perda total, eu tenho direito de pedir para a seguradora cubrir as contas?
    Pois estou sem renda nenhuma para pagar as contas e sustentar minha família, até a luz está atrasada e foi cortada.

    Até.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Maycon,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Bruno Giurizatto Coelho says:

    Olá,

    Causei um acidente com meu carro, minha seguradora tem quantos dias para reparar?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Bruno,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Sandra Menezes says:

    Boa noite,

    Um caminhão bateu no meu veículo, houve a liberação por parte da seguradora do motorista do caminhão, porém foi levado em um mecânico e eles pedem a nota fiscal para reembolso, apenas com a nota do orçamento, consigo o reembolso?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Sandra,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Maciel says:

    Boa noite, tive um sinistro, deu como média monta, só que vai sair no documento do veículo, com restrição, isso é correto? A seguradora não tinha que me pagar o veículo total?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Maciel,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em caso de sinistro, entre em contato com a seguradora responsável.

      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário em smartia.com.br
      para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Rodrigo says:

    Boa tarde, uma carreta causou o sinistro em meu carro, nesse caso, tenho direito a um carro de aluguel, seja pela seguradora, seja pelo proprietário? Pois já fui lesado pelo acidente e ainda tenho de pagar as consequências de ficar a pé?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rodrigo,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em casos de sinistro, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.

      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário em: https://www.smartia.com.br
      para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Ariana Teixeira says:

    Boa tarde, um caminhão de uma empresa bateu no para-choque do meu carro, estragou a lateral esquerda, farol esquerdo e outras peças, fui na empresa, levei três orçamentos e me pediu a foto do boletim por e-mail, como faço pra saber o andamento, eles tem seguro para terceiros?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Ariana,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.

      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável ou com a empresa para que possam ajuda-la.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Nina Thaisa says:

    Bom dia,
    Um caminhão colidiu no meu carro que estava na garagem.
    Isso ocorreu em novembro de 2017 e até agora julgo de 2018 ainda não foi resolvido
    Sendo que foi liberado só parte do veículo para ser arrumando
    Estou tendo muita dor de cabeça
    E o carro está na oficina desde 23 de julho
    Se passar os 30 dias o que pode ocorrer? Ou o que posso fazer?

    Grata

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Nina,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Hirota Tazima says:

    Boa tarde, uma pessoa invadiu a minha preferencial e bati o para-choque, farol, radiador e capu, acontece que eu uso o carro pra trabalhar e já faz mais de uma semana que aconteceu mas não foram nem fazer a perícia, o que eu posso fazer?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Hirota,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Atenciosamente.

  • Camila says:

    Boa noite,

    Sou proprietário de um Fiat 500 e sofri uma colisão que danificou partes externas, farol e o amortecedor em apenas um lado. Meu carro está há quase 2 meses na oficina licenciada pela minha seguradora e eles alegam que as peças do carro não chegam. O prazo é prorrogado toda sexta feira para a próxima semana. Há justificação cabível para essa demora ou há alguma medida judicial que posso tomar frente a essa demora?

    Desde já, agradeço

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Camila,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em caso de sinistro, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Júlio Almeida de Moura Farias says:

    Bom dia!

    Me envolvi em uma batida que danificou o para-choque e os 2 faróis dianteiros, essa situação se encaixa na definição de pequena monta? Com entrega em média de 15 dias?

    Obrigado.

  • Paulo Henrique Gomes says:

    Boa tarde,

    Li sua matéria e gostaria de uma resposta pra seguinte pergunta:
    As mesmas regras valem pra uma cooperativa? Já tem um mês que meu carro está na oficina e eles alegam a falta de peça pro veículo.

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada pelo contato.
      Sugerimos que procure um profissional especializado para que possa tirar sua dúvida.

      Atenciosamente.

  • Edgar Duarte says:

    Olá, bom dia,

    Eu estou com um problema com meu carro que foi roubado e recuperado 17 dias depois parcialmente danificado, ele foi roubado dia 16/01/2018 e encontrado no dia 02/02/2018, feito as vistorias da seguradora dia 06 ou 07/02/2018 ele já estava na Oficina depois de alguns dias os reparos foram autorizados (sem reparos de mecânica somente reposição de pelas tipo para choques, rodas, bateria, step, central multi mídia, um revestimento interno da porta, manopla do câmbio e funilaria da caixa de ar. já estamos chegando em abril e eu não tenho um retorno tanto da oficina quanto da seguradora sobre a entrega do meu veiculo, o que devo fazer pois sou autônomo e usava o carro para trabalhar?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Edgar,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para sinistros, favor entrar em contato com a seguradora responsável para que possam atende-lo melhor.

      Atenciosamente

  • Naldo says:

    Muito boa a explicação me ajudou muito cara valeu.

    • Elyser Antunes de Sa says:

      Boa tarde,

      Sou proprietário de um Fiat 500 e sofri uma colisão que danificou partes externas, farol e o amortecedor em apenas um lado. Meu carro está há mais de 2 meses na oficina licenciada pela minha seguradora e eles alegam que sempre precisam de uma peça que não foi prevista e tem que aguardar a chegada da peça, que as peças do carro não chegam. O prazo é prorrogado toda sexta feira para a próxima semana. Há justificação cabível para essa demora ou há alguma medida judicial que posso tomar frente a essa demora?

      Desde já, agradeço.

      • Sanaira Silveira says:

        Boa tarde Elyser,

        Obrigada por entrar em contato.
        Em caso de sinistro, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo mediante a sua apólice.

        Atenciosamente.

  • Alex Nunes says:

    Um caminhão da eletropaulo bateu em meu veiculo, porem estou sem o documento do carro pois ainda nao paguei o IpVa (esta em atraso) e nem tenho o antigo pois foi roubado, tenho apenas o recibo de compra e venda do veículo.
    Isso aconteceu a 1 mês e ainda não levei o veiculo por causa do documento. Queria saber se posso apresentar o veiculo com cópia do recibo e quanto tempo tenho pra fazer isso.
    Se alguém puder me responder e ajudar eu agradeço, estou sem saber o q fazer.
    Obg a quem poder me ajudar.