Qual a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber

Compartilhe em suas redes:

Atualmente, vemos uma ‘guerra’ entre taxistas e motoristas de aplicativos. Entretanto, você sabe qual a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber? Venha entender a seguir!

As pessoas cada vez mais estão deixando de ter carro próprio e passando a utilizar o serviço de transporte público ou coletivo. Por conta disso a procura por táxis e Uber tem aumentado. Quem dirige os veículos usados nesse tipo de transporte precisa garantir uma proteção para a sua principal ferramenta de trabalho, mas surge a dúvida: Qual a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber?

Apesar de ambos transportarem passageiros, os serviços se enquadram em categorias diferentes e por isso possuem exigências distintas. Entenda um pouco mais a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber.

Qual a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber

Qual a diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber?

Seguro de táxi

Os taxistas possuem um serviço regulamentado pelas prefeituras e para poder atuar devem ter a placa vermelha e licença do município. Quando adquirem um carro 0 km têm a vantagem de conseguir a isenção de alguns impostos como IPI e ICMS. Isso faz com que o veículo seja adquirido por um preço menor.

Uma das principais diferenças entre seguro de táxi e seguro de Uber, está na hora de o taxista contratar o seu seguro. Pois, ele terá o seu bem protegido com base no valor em que foi adquirido, ou seja, sem os impostos.

No caso de o taxista sofrer uma perda total do veículo, no momento de receber a indenização ela não receberá 100% do valor da Tabela FIPE. Esse percentual será entre 65% a 80% devido ao abatimento do valor na hora da compra.

Quando falamos de coberturas, também não podemos esquecer que há diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber. Já que nas coberturas contratadas pelo taxista, é indicado que se tenha um seguro completo que inclua proteção contra roubo, furto, colisão e danos a terceiros. Apesar da indicação não existe uma obrigatoriedade.

Se o taxista achar que o valor está muito alto pode optar por um seguro básico que inclua apenas proteção contra roubo e furto, só que nesse caso ele estará desprotegido em algumas situações.

Uma diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber fundamental é a cobertura de lucros cessantes. Ela garantirá que se por algum motivo relacionado a problemas no veículo, como roubo ou reparo em uma oficina, o taxista não deixe de receber. Essa cobertura garante uma indenização durante um determinado período.

Seguro de Uber

A principal diferença entre seguro de táxi e seguro de Uber é que ele não exige nenhuma cobertura específica para o veículo, mas para os passageiros. É preciso que se contrate um seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP) com valor mínimo de indenização de R$ 50 mil. Além disso, o projeto de lei que foi aprovado pelo Congresso também prevê que o seguro DPVAT esteja pago.

Apesar das coberturas obrigatórias, o motorista de Uber pode incluir outras na sua apólice para proteger o carro. Proteção contra roubo, furto, incêndio e colisões são apenas algumas delas. É recomendado que se opte por um seguro mais completo, pois devido ao tempo que se passa nas ruas os riscos acabam sendo altos e, assim, diminuindo as diferenças entre seguro de táxi e seguro de Uber.

Vale lembrar que o carro que realiza serviços para o Uber não necessita de placa vermelha, porém, na hora de fazer o seguro não se enquadra como um carro de passeio. A maioria das seguradoras já contam com seguros específicos para carros utilizados em transporte de aplicativos e fazem essa diferenciação na apólice.

Portanto, se o carro era utilizado apenas para passeio e passou a ser uma ferramenta de trabalho, é preciso fazer o endosso na apólice. Apesar do valor do seguro aumentar, essa é a única maneira de garantir que em caso de sinistro o segurado receba o valor da indenização.

Já que vimos as principais diferenças entre seguro de táxi e seguro de Uber, veja agora algumas semelhanças.

Semelhanças entre seguro de táxi e seguro de Uber

Apesar das diferenças entre seguro de táxi e seguro de Uber, existem pontos que podem ser considerados comuns entre seguro de táxi e seguro de Uber. Um deles é a necessidade de informar para que finalidade o veículo é utilizado.

A seguradora deve estar ciente que o carro transporta passageiros como táxi ou com o serviço de aplicativo, sendo que essa informação deve constar na apólice, evitando problemas na hora do pagamento da indenização.

Outro ponto é que os serviços de assistência 24 horas como guincho e socorro mecânico são disponibilizados em ambos os casos. Dessa forma é possível solicitar ajuda em situações de quebra de veículo.

Agora que já conhece a diferença entre o seguro de táxi e seguro de Uber faça a cotação para o seu veículo e rode pelas ruas com mais tranquilidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *