Qual o melhor seguro de carros?

28 de fevereiro de 2018
Compartilhe em suas redes:

O melhor seguro de carros é o que possui as coberturas que você precisa no cotidiano. Veja aqui como escolher o melhor seguro auto, conforme o seu perfil, e que atenda todas as suas necessidades.

Contratar o melhor seguro de carros é uma grande preocupação dos motoristas, ainda mais quando se descobre que entre 2015 e 2016 mais de 1 milhão de veículos foram furtados, o que corresponde a 1 roubo por minuto.

No Rio de Janeiro, de janeiro e agosto de 2017 teve um aumento de 43,9% no número de roubos e furtos em relação ao ano anterior.

Porém, muita gente mesmo sabendo desses índice deixa de ter um seguro auto. Há uma baixa adesão a esse tipo de serviço, muitas vezes por falta de hábito.

Quando há uma queda de renda, os motoristas que possuem um seguro tendem a cancelá-lo, fazendo com que uma parcela ainda menor tenha o veículo protegido.

O mito de que o custo do seguro auto é elevado também faz com que muitos acabem desistindo de tê-lo, sem nem mesmo procurar saber os preços.

Porém é possível encontrar valores que cabem no bolso, só é preciso adaptar o seguro as suas necessidades, escolhendo as coberturas corretas e os tipos de seguro.

qual-o-melhor-seguro-de-carros

Escolhendo o melhor seguro de carros

Para encontrar o melhor seguro de carros é necessário entender como ele funciona e seguir algumas dicas.

O melhor nem sempre está relacionado ao menor preço, mas ao que oferece tudo o que seu veículo precisa para que você possa andar tranquilo.

Contar com a ajuda de um corretor pode ajudar na hora de encontrar o melhor seguro de carros, pois ele pode traduzir as suas necessidades em um produto personalizado.

Seguro auto tradicional

Esse é o tipo de seguro mais comercializado, ele conta com uma cobertura mais completa e permite a inclusão de coberturas opcionais.

O segurado contrata a proteção eu deseja e possui uma franquia, sendo que essa pode ter o seu valor ajustado conforme a forma de contratação.

O serviço de assistência 24 horas costuma ser ofertado nesse seguro, disponibilizando guincho, socorro mecânico e elétrico e outras facilidades.

Seguro auto com rastreador

O foco nesse caso é instalar um rastreador no veículo, permitindo que ele seja facilmente localizado em casos de roubo ou furto.

O seguro auto nesse caso entra como um complemento e conforme a seguradora conta com coberturas diferenciadas.

O mais comum é obter proteção contra roubo e furto, mas, existem casos que é possível incluir a cobertura contra terceiros, colisão com perda total e outras.

O seguro mais simples com o rastreador costuma ter uma mensalidade com valor bastante acessível.

qual-o-melhor-seguro-de-carros

Seguro auto popular

Ele tem como objetivo proteger os veículos com mais de 5 anos de circulação. As coberturas não são tão amplas, mas garantem alguns cuidados básicos.

O grande diferencial está em poder usar peças recondicionadas, o que faz com que o valor do seguro seja mais acessível.

Escolhendo as coberturas do seguro

A escolha de coberturas é fundamental para determinar o melhor seguro de carros e muitas seguradoras permitem que você monte a sua combinação a partir de “pacotes” básicos.

Você deve analisar quais são as suas necessidades para que consiga montar a combinação que precisará.

A cobertura compreensiva é popularmente chamada de seguro completo, pois conta com proteção contra roubo, furto, colisão, incêndio, inundação, capotagem, derrapagem, granizo, terremoto, perdas parciais, perdas totais e outros.

Porém, mesmo a compreensiva muitas vezes permite que sejam adicionadas coberturas extras, como a proteção para vidros.

Algumas outras coberturas extras que podem ser adquiridas são: danos a terceiros, carro reserva, lanternas, faróis e para-brisa.

Já a cobertura mais simples inclui apenas roubo e furto e costuma ter um valor bastante baixo. A desvantagem é que deixa o veículo desprotegido em uma série de situações.

O valor do seguro

O preço do seguro também pode influenciar na escolha pelo melhor seguro de carros, afinal, ele deve caber no seu orçamento.

A dúvida dos motoristas é porque existe uma diferença de valores tão grande de uma seguradora para outra e como esse preço é formado.

Para que possa entender melhor, o valor do seguro é calculado com base no risco de cada usuário.

Fatores como perfil do motorista, modelo do carro, índice de roubo do veículo na região, perfil de utilização e outro influenciam no preço.

Assim, quando você faz uma cotação é preciso preencher um longo formulário para que as seguradoras possam entender os risco existe.

Com base nas informações fornecidas é que elas irão calcular o preço do seguro. Como a base de cálculos é diferente de uma empresa para outra, ocorre a variação de valores.

Além disso é preciso se atentar ao prazo da cotação, pois elas costumam ter validade. Após esse período podem sofrer alteração devido as variáveis.

Encontrando o melhor seguro

Para contratar o melhor seguro de carros é preciso considerar todas essas informações, mas se ainda está na dúvida, a dica é contratar um seguro mais completo.

Ele irá garantir coberturas mais abrangentes e que podem ser úteis em diferentes situações. Mas, se o custo não couber no seu orçamento, converse com o corretor para que ele lhe ajude nesse processo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *